ELEMENTOS ESSENCIAIS DA PAPILOSCOPIA Flashcards
A epiderme é formada por quantas camadas de células?
A epiderme é formada por quatro camadas: camada córnea, camada granulosa, camada espinhosa e camada basal. Sendo que as camadas são constituídas por diferentes células, que são os queratinócitos (sintetizam a queratina), melanócitos (sintetizam a melanina), células de Langerhans (intensificam a resposta imunológica) e os discos de Merkel (responsáveis pela sensação de tato e pressão)
Em que camada da pele estão localizadas as glândulas sebáceas e sudoríparas?
Na derme, que fica localizada imediatamente abaixo da epiderme e é formada por um tecido conjuntivo, e é altamente vascularizada, apresenta rede nervosa, glândulas sebáceas e sudoríparas, além de pelos.
Quais as funções das glândulas sebáceas e sudoríparas?
As glândulas sebáceas são responsáveis por produzir sebo/oleosidade e auxiliam na saída do pelo na pele (nas mãos e pés encontram-se em pouca quantidade). As glândulas sudoríparas são responsáveis pela excreção cutânea/suor e se subdivide em dois tipos: apócrina (elimina uma minúscula parte do citoplasma com a excreção) e a écrina (elimina exclusivamente sua secreção). Estão localizadas na DERME.
A derme é formada por quantas camadas?
A derme é formada por três camadas: camada papilar (é a mais externa, vascularizada e com papilas dérmicas), camada reticular (mais interna e compõe a maior parte da espessura da derme) e a camada perianexal (mesma estrutura da derme papilar, mas localiza-se em torno dos anexos cutâneos).
Qual a origem de formação das cristas papilares?
Na décima semana de gestação já ocorre pequenas ondulações abaixo da camada basal da epiderme, dando origem as cristas primárias; na décima sexta semana essas cristas primárias amadurecem e formam as cristas secundárias; na vigésima quarta semana de gestação (6 meses) o desenvolvimento das papilas dérmicas se completa, ficando imutáveis desde então. Com o amadurecimento das cristas, ocorre a projeção do desenho formado na epiderme.
Quais as principais causas congênitas de ausência de cristas papilares?
Síndrome de Nagali, doença genética cuja os principais sintomas são: diminuição da função das glândulas sudoríparas, falta de dermatóglifos (linhas da impressão digital) e pigmentação reticulada do pescoço, tórax e abdômen.
Adermatoglifia dos dedos, doença que faz com que não haja a formação das papilas dérmicas, os dedos são deformados com suas pontas mais achatadas e a quantidade de glândulas sudoríparas nas mãos é reduzida.
Quais as principais causas dermatológicas que ocasionam a ausência de cristas papilares?
Psoríase: doença crônica que consiste na formação de placas avermelhadas localizadas com descamação de pele e caso atinja a região das papilas dérmicas os sulcos podem ser destruídos.
Eczema atópico ou dermatite inflamatória: na fase aguda há bolhas de água e inchaço local, na subaguda as bolhas estouram e liberam líquido e na fase crônica o líquido seco desenvolve crostas que descamam e causam feridas, espessando a pele.
Verruga vulgar: decorrente do HPV, induz o crescimento anormal de células da pele em regiões como os joelhos, mãos e dedos, afetando a impressão digital.
Hanseníase: afeta principalmente a pele e os nervos, aparecem manchas claras e avermelhadas que podem ficar escuras, em lesões mais graves pode causar amputação.
As queimaduras podem prejudicar as impressões digitais?
As queimaduras de primeiro grau não prejudicam as impressões digitais, as de segundo grau depende de como será a cicatrização para dizer se as impressões serão prejudicadas ou não; já nas queimaduras de terceiro grau, a identificação por meio das impressões digitais torna-se impossível.
Quais os elementos constitutivos de um datilograma?
Cristas papilares, sulcos interpapilares, poros, pontos característicos, sistemas de linhas, linhas diretrizes e deltas.
No que consiste o Método ACE-V?
Consiste na ANÁLISE (verificação de qualidade e quantidade de informações suficientes para justificar uma comparação entre as impressões digitais e a decisão sobre a viabilidade ou não de prosseguir com a pesquisa), COMPARAÇÃO (verificação dos pontos característicos), e AVALIAÇÃO (consiste em determinar se existe de fato uma identificação, exclusão ou se trata de situação inconclusiva) por um examinador com subsequente VERIFICAÇÃO por outro examinador. Utiliza uma avaliação qualitativa e quantitativa de três níveis de detalhes.
Quais os três níveis do Método ACE-V?
NÍVEL 1: se refere ao fluxo geral de linhas das cristas papilares.
NÍVEL 2: corresponde aos caminhos individuais das linhas, regiões contendo minúcias como pontas de linhas, bifurcações, pontos e linhas contínuas.
NÍVEL 3: se refere a estrutura da linha (formas das bordas e poros) e suas posições relativas.
No final do exame três decisões são possíveis: identificação (originadas da mesma fonte), exclusão (originadas de fontes diferentes) ou inconclusivo.
Quais passos a perícia papiloscópica deve seguir para se revelar como um procedimento/método científico inquestionável?
O primeiro passo é a recuperação de fragmentos de impressão digital em locais de crime; o segundo passo é a pesquisa; o terceiro, é a determinação de autoria e, por fim, a elaboração do laudo pericial papiloscópico.
Quando a análise de uma impressão digital será inconclusiva?
Quando for possível identificar no mínimo 12 pontos característicos coincidentes, tem-se que avaliar também a nitidez da impressão, a raridade de seu tipo, a presença do centro da figura ou delta, a presença de poros, a perfeita e evidente largura das cristas e sulcos, a direção das linhas e o valor angular das bifurcações. Caso não seja possível realizar todas essas análises em uma avaliação conjunta de todos esses fatores, tem-se então um caso de análise inconclusiva.