Edema Flashcards
O que é um edema? Quais as variáveis envolvidas?
Excesso de líquido acumulado no espaço intersticial ou no interior das próprias células. Para a clínica interessa o edema cutâneo. É causado por um desequilíbrio das forças de Staling cuja fórmula preconiza que o fluxo = Kf x (Phc + Poi) – (Poc + Phi). O edema possui influencias, portanto, da pressão hidrostática, pressão oncótica, permeabilidade capilar, osmolaridade intra e extracelular e fluxo linfático.
A Lei de Frank-Starling estabelece que em condições normais estáveis o retorno venoso do AD é igual ao volume sistólico do AE.
O que a gênese do edema envolve?
A gênese do edema envolve:
- Elevação da pressão venosa central: o aumento da permeabilidade do leito capilar (Kf) ou o aumento do tônus arteriolar por um estímulo do SNA simpático fazem com que aumente-se a resistência vascular periférica e, consequentemente, o volume arterial efetivo é alterado.
- Ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona: determina a retenção de sódio e eliminação de potássio. As células da mácula densa presentes no túbulo contorcido distal percebem a redução de sódio e ativa a produção de renina pelas célula justaglomerulares da arteríola aferente. Dessa maneira, faz controle da retenção de sódio e excreção de potássio e do balanço de água, interferindo no volume extracelular.
- SNC: sensores de volume em vasos, rins, átrio direito e fígado
Quais as vias relacionadas com a retenção de sódio para o volume arterial efetivo?
SNC - sensores volume (vasos, rins, átrio direito, fígado) - sistema nervoso autônomo simpático –> RENINA
RINS
CORAÇÃO
Como se inicia a investigação semiológica?
A investigação semiológica inicia na anamnese, perguntando sobre localização, tempo de duração e evolução.C
Localização
Localização
O edema pode ser localizado, generalizado (anasarca) ou cavitário.
O edema localizado restringe-se a um segmento do corpo (mmss, mmii, etc). O localizado pode acometer uni ou bilateralmente (simétrico ou assimétrico). Ocorre no edema angioneurótico, inflamatório, compressão de vasos linfáticos e venosos.
O edema generalizado é resultante de afecções cardíacas, renais, hepáticas, carenciais e do uso de medicamentos.
Em cavidades há o hidrotórax, ascite, hidroperitônio, hidropericárdio e hidrartrose.
É nos mmii que mais frequentemente existe edema, mas deve-se investigar sistematicamente face (principalmente região subpalpebral) e região pré-sacra (em acamados, RN e lactentes).
No exame físico, observa-se localização e distribuição, intensidade, conscistência, elasticidade, temperatura de pele circunjacente, sensibilidade da pele ciscunjacente, outros.
Intensidade parâmetros
Intensidade Sinal de Godet (“cacifo”): comprime-se a região pré-tibial com o polegar por cerca de 10 segundos e observa-se se há formação de depressão (fóvea). A intensidade do edema é graduada em cruzes Cruzes Profundidade \+ 2 mm \++ 4 mm \+++ 6 mm \++++ 8 mm ou 1 polpa digital Aferição sequencial do peso corporal: são necessários cerca de 4 a 5% de aumento no peso para que o edema se torne detectável.
Consistência
Consistência
Edema mole = pouca duração, pele lisa e brilhante
Edema duro = longa duração, pele aspecto “casca de laranja”
Elasticidade
Elasticidade
Edema elástico= típico inflamatório
Edema inelástico
Temperatura
Temperatura
Normal
Quente = inflamatório
Fria = comprometimento da irrigação
Sensibilidade
Doloroso = inflamatório
Indolor
PALIDEZ CIANOSE VERMELHIDÃO
Palidez= cursam transtornos de irrigação sanguínea Cianose = indicativo de perturbação venosa localizada, mas pode ser cianose central ou mista Vermelhidão = processo inflamatório
Principais causas de edema
Síndrome nefrítica Síndrome nefrótica Pielonefrite Insuficiência cardíaca Cirrose hepática Hepatite crônica Desnutrição proteica Fenômenos angioneuróticos (alérgico) Gravidez Toxemia gravídica Obesidade Hipotireoidismo Medicamentos (corticoides, antagonistas de calcio)
EDEMAS GENERALIZADOS
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL
SS
EDEMA RENAL
Edema renal
Síndrome nefrítica, síndrome nefrótica e pielonefrite. Aspectos semiológicos comuns: edema generalizado, predominantemente facial (regiões subpalpebrais) - EDEMA PALPEBRAL BILATERAL MATUTINO-, mole, inelástico, indolor, temperatura normal ou reduzida.
Lesão renal gera diminuição da TFG, consequentemente, redução da excreção de água e sal. Há elevação da Ph do leito capilar causando edema. Na lesão glomerular, além da redução da exceção de sódio e água, ocorre alteração da membrana com aumento da permeabilidade capilar e na filtração de proteínas (hipoalbuminemia), reduz Po.
Edema cardiogênico
Edema cardiogênico
O edema é um dos sinais cardeais da ICC, caracterizado por ser generalizado, predominante em mmii. Observado no período vespertino. Mole, inelástico, indolor, pele lisa e brilhante.
Decorre, sobretudo, do aumento da Ph associado à retenção de sódio e água.
Na doença miocárdica ou na redução da contratilidade, ocorre redução do DC. O DC diminuido gera redução do volume arterial efetivo que ativa sistema renina-angiotensinina-aldosterona (retenção de sódio e água). Também a redução do DC gera aumento da pressão capilar pulmonar e o aumento da Ph reflete em aumento da pressão venosa (estase jugular) – elevação da Ph do leito capilar.