Economia Comportamental Flashcards
Economia Comportamental (EC) é o estudo das influências cognitivas, sociais e emocionais observadas sobre o comportamento econômico das pessoas
CERTO
Segundo a EC, nem sempre as pessoas são egoístas, calculam o custo-benefício de suas ações e tem preferências estáveis. Mais ainda, muitas das nossas escolhas não resultam de uma deliberação cuidadosa.
Somos influenciados por informações lembradas, sentimentos gerados de modo automático e estímulos salientes no ambiente. Além disso, vivemos o momento, isto é, tendemos a resistir às mudanças, a não sermos bons para predizer preferências futuras, somos sujeitos a distorções de memória e afetados por estados psicológicos
CERTO
Os economistas comportamentais, em essência, não usam a Psicologia para estudar problemas econômicos e sua abordagem geralmente se alicerça somente à experimentação.
ERRADO
Os economistas comportamentais, em essência, usam a Psicologia para estudar problemas econômicos e sua abordagem geralmente se alicerça no casamento da experimentação com o pensamento econômico tradicional, por exemplo, no conceito de utilidad
O modelo básico apresentado para personalização representa uma escolha padrão (default). Quanto mais incertos sobre sua decisão estiverem os clientes, mais provável será que eles fiquem com o default, sobretudo se ele for explicitamente apresentado como a configuração recomendada.
CERTO
Um estudo mostrou que os consumidores acabam escolhendo um número maior de características quando o modelo para personalizar está programado no modo deletar do que quando o modo é o de adicionar.
Esse trecho se refere a noção de default.
ERRADO
Esse trecho se refere a noção de framing
A chamada teoria da “escolha racional”. Essa teoria supõe que os agentes humanos têm preferências estáveis e procuram maximizar o comportamento. Já a “teoria da perspectiva” mostra que nem sempre as decisões são ótimas.
Nossa disposição para correr riscos é influenciada pelo modo como as escolhas são apresentadas (framed), isto é, depende do contexto. Temos
maior aversão à perda do que apreço por um ganho equivalente. Abrir mão de alguma coisa é mais doloroso do que o prazer que sentimos por recebê-la.
A racionalidade de uma decisão depende de estruturas encontradas no
ambiente. As pessoas são “ecologicamente racionais” quando fazem o melhor uso possível de suas
capacidades limitadas, aplicando algoritmos simples e inteligentes que podem levar a inferências
quase ótimas.
Este excerto está certo ou errado.
CERTO
A justiça está relacionada a motivação pela reciprocidade: nossa tendência a retribuir a ação de outra pessoa com uma ação não equivalente, em sentido oposto.
Errado.
Nossa tendência a retribuir a ação de outra pessoa com uma ação equivalente. Sem sentido oposto.
A suscetibilidade humana ao feedback sobre normas sociais está relacionada a…
nossa preocupação em manter uma ideia positiva de quem somos como pessoa
Nossas preferências são simplesmente
uma questão de gostos básicos.
ERRADO.
Nossas preferências não são simplesmente
uma questão de gostos básicos; elas também são influenciadas por normas, por exemplo, as que se
manifestam nos papéis de cada sexo.
EC( Economia Comportamental) considera os humanos mais honestos.
ERRADO
EC não considera os humanos mais honestos; vê as coisas mais por uma perspectiva socio-psicológica, mostrando que a desonestidade não diz respeito apenas a trade-offs entre incentivos externos (como o ganho material) e custos (como punições). A desonestidade é um produto de situações tanto quanto de mecanismos internos e externos, e muitas vezes envolve o auto-engano — a reinterpretação de atos desonestos.
Sobre o tempo, pode-se afirmar.
I - Segundo as teorias do desconto intertemporal, os eventos do presente recebem pesos maiores do
que os do futuro.
II - A inconsistência temporal também ocorre quando uma pessoa, no presente, não prediz acuradamente quais serão suas preferências no futuro.
III - Quando fazemos planos para o futuro, geralmente somos otimistas demais. Por exemplo, estamos
sujeitos a cometer a falácia do planejamento, subestimando quanto tempo levaremos para concluir
uma tarefa e desconsiderando experiências passada.
I, II, III CORRETAS
Experiência, boas informações e feedback lento são os principais fatores que permitem às pessoas
tomar boas decisões.
ERRADO.
O princípio da limitação de conhecimentos ou informações que baseia a racionalidade limitada é: experiência, boas informações e feedback rápido são os principais fatores que permitem às pessoas
tomar boas decisões.
Por exemplo, o impacto de fumar é mais perceptível no decorrer dos anos, enquanto o efeito desse hábito sobre as células e órgãos internos geralmente não se evidencia para o indivíduo.
A Economia Comportamental (EC), que procura mostrar
que as decisões humanas são fortemente influenciadas pelo contexto, no qual se inclui o modo como as escolhas nos são apresentadas. O comportamento varia no tempo e no espaço e é sujeito a vieses cognitivos, emoções e influências sociais. As decisões resultam de processos menos deliberativos, lineares e controlados do que gostaríamos de acreditar.
CERTO.
Sobre preços:
I Ancoragem - Um processo pelo
qual um valor numérico fornece um ponto de referência não-consciente que influencia percepções de valores subsequentes.
II Efeito preço zero - Quando um produto é anunciado como “grátis”, os consumidores o percebem como intrinsecamente mais valioso. Um chocolate grátis é desproporcionalmente mais atrativo em relação a um chocolate de $0,14 do que um chocolate de $0,01 em comparação com um de $0,15.
III . Preço não é interpretado como indicador da qualidade, e não pode sugestionar e produzir consequências
físicas, como os placebos em estudos médicos.
III ERRADO
Preço é interpretado como indicador da qualidade, e pode até sugestionar e produzir consequências físicas, como os placebos em estudos médicos.
Sobre o sistema dual, são viéses e estão na casa 1 a qual se encontra os atalhos cognitivos(Heurística):
A disponibilidade - Serve como um atalho mental quando a possibilidade de um evento ocorrer é percebida como maior simplesmente porque um exemplo nos vem à mente rapidamente. Por exemplo, uma pessoa pode considerar investimentos em previdência privada muito arriscados porque se lembra de um parente que perdeu a maior parte de suas economias para a aposentadoria na recessão recente. Informações
prontamente disponíveis na memória também são usadas quando fazemos avaliações baseadas na similaridade, como se evidencia na heurística da representatividade
Afeto - bons ou maus sentimentos que afloram automaticamente quando pensamos em um objeto. Aplicar a heurística do afeto pode nos levar
ao pensamento excludente.
Saliência - As informações que se destacam, são novas ou parecem relevantes têm maior probabilidade de afetar nossas ações. Por exemplo,
um dispositivo tecnológico pode ser apresentado como sendo 99% confiável ou como tendo uma
taxa de falha de apenas 1%, enfatizando-se, assim, informações positivas ou negativas
preferência pela permanência das coisas, por exemplo, a tendência
a não mudar o comportamento a menos que o incentivo para fazê-lo seja forte, é chamada de “viés
do status quo”.
Correto
São vieses do sistema 1, pois:
O Sistema 1 consiste em processos de pensamento que são intuitivos, automáticos, baseados na experiência e relativamente inconscientes.
O Sistema 2 é mais reflexivo, controlado, deliberativo e analítico.
O Sistema 1 é a “casa” das heurísticas (atalhos cognitivos) que aplicamos e é responsável pelos vieses (erros sistemáticos) que podemos cometer quando tomamos decisões.