Ecologia Flashcards
População
População representa o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem e ocupam mesma área.
Comunidade
A comunidade representa as populações de seres vivos de diferentes espécies, que mantêm relações entre si no mesmo habitat.
Ecossistemas
Ecossistema é quando os fatores bióticos se relacionam com os abióticos, vivendo com a parte não viva do ambiente, tais como solo, temperatura ou água.
Biosfera
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, onde a vida é sempre possível. Pode ser dividida em Talassociclo (ambiente marinho), Limnociclo (água doce) e Epinociclo (ambiente terrestre).
Ecossistema e biosfera são coisas diferentes, então não pode confundir!
Falando nisso, há biomas dentro do Epinociclo. Vamos aos principais do Brasil?
Amazônia;
Caatinga;
Cerrado;
Mata atlântica;
Pampas;
Pantanal
Manguezal e Mata de Cocais são regiões ecótonas, pois representam uma área de transição entre os ambientes. Mangue é a transição entre todos os biociclos e Mata de Cocais é a união entre caatinga, cerrado e Amazônia.
Habitat
Habitat é onde uma espécie vive. Alguns exemplos são: o habitat do leão, as savanas e, o habitat do tatu, as florestas.
Nicho ecológico
Nicho ecológico diz respeito às atividades de uma espécie (seu comportamento alimentar).
Por exemplo: no grupo dos leões são as leoas que caçam e cuidam dos filhotes, enquanto os machos defendem de invasores
Fatores bióticos e abióticos
Os fatores bióticos e abióticos são interdependentese são os seres vivos e não vivos de um ecossistema.
Os seres vivos representam os componentes bióticos, como as plantas, animais e bactérias.
Já o conjunto de componentes físicos e químicos do meio, tais como umidade, temperatura e luminosidade são os componentes abióticos.
Cadeia alimentar
Cada organismo ocupa um nível trófico diferente. Assim, acontece o ciclo de nutrientes. Quer um exemplo?
O gafanhoto representa o consumidor primário, que se alimenta de um produtor e ocupa o segundo nível trófico. Geralmente, falamos dos herbívoros aqui.
O sapo que come o gafanhoto, por outro lado, é carnívoro, consumidor secundário, e ocupa o terceiro nível trófico da cadeia.
Aí vem a serpente, que é consumidora terciária e come o sapinho!
No final da cadeia, todos esses seres serão decompostos pelos decompositores e a matéria inorgânica produzida por eles é reabsorvida pelos produtores. Aí, acontece a teia alimentar.
Ciclo do Carbono
O carbono é um elemento bastante importante já que é o principal constituinte das moléculas orgânicas.
O ciclo do carbono é baseado na fotossíntese e na respiração. Isso porque esse ciclo consiste na fixação do oxigênio pelos autótrofos, a partir da fotossíntese ou da quimiossíntese.
Os seres autótrofos são aqueles capazes de fixar carbono na forma de compostos orgânicos. Graças a essa fixação o carbono fica disponível para os seres produtores, para os consumidores e os decompositores.
Para retornar para o meio ambiente, o
C
O
2
é liberado através da queima de combustíveis fósseis, decomposição ou mesmo da respiração
Ciclo do Nitrogênio
Na atmosfera terrestre, o elemento químico mais abundante é o nitrogênio, que representa aproximadamente 78% de todo o volume de ar atmosférico.
Porém, o nitrogênio não é um elemento assimilado por todos os seres vivos, grande parte deles é incapaz de fazer essa assimilação. Mas existem na natureza bactérias capazes de fixar o nitrogênio.
Essas bactérias são divididas em quatro tipos de bactérias que participam do ciclo do nitrogênio:
Bactérias Fixadoras: são as bactérias que absorvem o nitrogênio da atmosfera e depois os transformam em amônia.
Bactérias Nitrificantes: As bactérias nitrificantes são bactérias quimiossintetizantes capazes de oxidar a amônia e transformar em nitrito e depois em nitrato, forma assimilada pelas plantas. Quando as plantas assimilam o nitrato, e os animais se alimentam delas, eles conseguem ter acesso ao nitrogênio.
Bactérias Decompositoras: As bactérias decompositoras são bactérias que atuam quando ocorre a decomposição de matéria orgânica.
Bactérias Desnitrificantes: As bactérias desnitrificantes são bactérias capazes de degradar de forma anaeróbica os composto nitrogenados (nitratos e amônia) liberando para a atmosfera gás nitrogênio.
Ciclo do Oxigênio
No ciclo do oxigênio ocorre a liberação e o consumo do oxigênio pelos seres vivos. Porém ambas as etapas ocorrem em diferentes formas físicas, o que faz com que esse ciclo seja mais complexo.
A principal responsável pela produção de oxigênio é a fotossíntese, enquanto o principal reservatório de oxigênio para os seres vivos é a atmosfera. Nela são encontradas o oxigênio na forma de
O
2
e
C
O
2
.
O
O
2
é usado na respiração aeróbica de plantas e animais. Nela, a combinação de oxigênio e hidrogênio formam as moléculas de água. Já o
C
O
2
atmosférico é utilizado na fotossíntese e os átomos de oxigênio passam a ser parte da matéria orgânica das plantas.
Quando ocorre a respiração celular e a decomposição da matéria orgânica, o oxigênio é devolvido para a atmosfera, fazendo parte das moléculas de gás carbônico e das moléculas de água.
Ciclo da água
O ciclo da água é um ciclo bastante simples. A água líquida proveniente de rios, lagos, oceanos e geleiras, sofre evaporação e forma vapor d’água.
Nas regiões altas da atmosfera, as baixas temperaturas fazem com que o vapor de água se condense, o que origina as nuvens. Pode ocorrer também a solidificação desse vapor que formam pedras de gelo ou mesmo neve.
Depois de ocorrida a condensação do vapor d’água, as nuvens que se formaram se precipitam e devolvem a superfície terrestre a água em forma líquida, ou em chuva de granizo ou em neve.
Além das etapas naturais do ciclo da água é possível considerar também algumas etapas a mais devido a participação dos seres vivos a partir do consumo da água, e de outros processos que a envolvem como a respiração e da decomposição.
Dentro dos seres vivos, a água é utilizada em processos de síntese das substâncias orgânicas, além de atuar como reagente ou solvente de diversas reações químicas celulares.
Ciclo do Fósforo
O Ciclo do fósforo é responsável pela atuação do elemento fósforo na natureza. Esse elemento é encontrado principalmente na forma de fosfato. Sua obtenção se dá através da degradação de minerais.
É a partir da absorção do fósforo que os vegetais conseguem sintetizar compostos orgânicos complexos, podendo assim repassá-los aos outros componentes bióticos pelo fluxo da matéria e da energia.
Quando os agentes decompositores atuam em animais e plantas mortas, os detritos orgânicos voltam ao solo. Esse processo também ocorre a partir das excreções dos organismos vivos.
Aos poucos, o fosfato é drenado para o mar e passa por processos de sedimentação sendo incorporado novamente as rochas. Assim, o fósforo poderá retornar ao ecossistema terrestre a partir de processos geológicos, como o rebaixamento do nível das águas.
Ciclo Gasoso:
O ciclo gasoso tem como reservatório a atmosfera. O ciclo do Oxigênio, o ciclo do Nitrogênio e o ciclo do Carbono os três mais importantes ciclos gasosos.
Ciclo Sedimentar
O ciclo sedimentar conta com a crosta terrestre como reservatório. O ciclo do fósforo. Possuem como reservatório a crosta terrestre. Exemplo: Ciclo do fósforo e Ciclo da Água