Duração Do Trabalho Flashcards

1
Q

A respeito da duração do trabalho considere:

I - Para os empregados a que alude o art. 58, caput, da CLT, quando sujeitos a 40 horas semanais de trabalho, aplica-se o divisor 200 (duzentos) para o cálculo do valor do salário-hora.

II - O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, será computado na jornada de trabalho.

III - Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.

IV - As microempresas e empresas de pequeno porte, por meio de acordo escrito, poderão fixar, em caso de transporte fornecido pelo empregador, em local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o tempo médio despendido pelo empregado, bem como a forma e a natureza da remuneração.

Está correto o que se afirma em:

A) I, II, III e IV.
B) II e IV.
C) I e III
D) II, III e IV
E) I, II e III.
A

Letra C.
I - CORRETO . Súmula 431 do TST.
II - ERRADA. Art. 58, §2º. O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, NÃO será computado na jornada de trabalho. Salvo quando se tratar de horas in itinire.
III - CORRETO. Art. 58, §1º, da CLT.
IV - ERRADA. Para fixar o tempo médio das horas in itinere, é necessário acordo ou convenção coletiva de trabalho, nos termos do art. 58, §3º, da CLT.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Nos termos da CLT, o descanso semanal remunerado, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte. Certo ou Errado.

A

Certo. Art. 67 da CLT. Contudo, Marcelo Moura adverte que a Lei 605/49, em seu art. 1º, revogou tacitamente o caput do art. 67, pois estabelece que o repouso semanal deve ocorrer preferencialmente ao domingos. No mesmo sentido, o art. 7º, XV, da CR-88. Consequentemente, o repouso pode ou não coincidir com os domingos. Não mais se exige o motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa para quero o repouso não ocorra no domingo. Contudo, pelo menos, 1 vez a cada 7 semanas, o repouso semanal deve recair, obrigatoriamente, no domingo. (Portaria do Ministério do Trabalho nº 417/66).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A permissão prévia, de natureza transitória, para o trabalho em domingo não excederá, de cada vez, 90 dias. Certo ou errado.

A

Errado. O parágrafo único do art. 68 determina que a permissão transitória não excederá de 60 DIAS, de cada vez.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração não exceda de 6 (seis) hora, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso e alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora, sendo vedada em qualquer hipótese a redução desse período. Certo ou errado.

A

Errado. O art. 71, §3º da CLT permite que o intervalo intrajornada de uma hora seja reduzido por ato do Ministro do Trabalho, depois de ouvida a Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho (antigo Serviço de Alimentação e Previdência Social), desde que verificado que o estabelecimento atende integralmente às exigências concernentes à organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O empregador poderá descontar do período de férias do empregado os dias que esse faltar ao trabalho?

A

Não. O §1º, do art. 130, da CLT veda expressamente essa possibilidade. Segundo ensina Marcelo Moura, os incisos do art. 130 já preveem a redução dos dias de férias conforme o número de faltas do empregado. Desta forma, nenhuma outra redução será permitida no gozo das férias, sendo, portanto, proibido qualquer outro desconto. (2016, p. 172).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O empregado terá direito a férias na seguinte proporção:
I - 30 dias úteis quando não houver faltado ao serviço mais de 5 vezes.
II - 24 dias corridos quando houver tido de 6(seis) a 14 (quatorze) faltas.
III - 18 dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte quatro) a 32 (faltas)
IV - 18 dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três faltas).
Estão corretas as alternativas:
A) I, III e IV.
B) II e IV.
C) I, II e IV.
D) I, II, III.
E) II e III.

A

Letra B.
I - ERRADA. O empregado terá direito a 30 dias CORRIDOS de férias, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 vezes.
II - CERTA. Art. 130, II.
III - ERRADA. O empregado terá direito a 18 dias corridos de férias quando houver tido 15 a 23 faltas.
IV - CERTA. (Art. 130, III)

Dias de férias | Faltas ao serviço
30 (-6) | Até 5 faltas (+ 9)
= 24 (-6) | De 6 a 14 (+9)
= 18 (-6) | De 15 a 23 (+9)
= 12 | De 24 a 32

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly