Doenças Gástricas Flashcards
Quais as fases que estimulam a secreção de HCl?
Fase cefálica: Cheiro e visão, pela via da acetilcolina;
Fase gástrica, pela chegada do alimento ao estômago, pela via de produção da gastrina;
FAse intestinal: Chegadas das proteínas e dos metabólicos no duodeno- Estimulam a maior produção de gastrina
Como ocorre a produção do HCL no estômago?
1-Após uma refeição, o estômago é estimulado a produzir ácido clorídrico para auxiliar na digestão dos alimentos.
2-A presença de alimentos no estômago estimula a liberação de gastrina pelas células G do antro gástrico do estômago.
3-A gastrina estimula as células parietais (células oxínticas) do estômago a produzir ácido clorídrico.
4-Ação da Acetilcolina:
A gastrina também estimula indiretamente a produção de ácido clorídrico através da liberação de acetilcolina das terminações nervosas intrínsecas no estômago.
5-Para evitar a produção excessiva de ácido clorídrico, a somatostatina é liberada pelas células D do estômago e inibe a liberação de gastrina e ação da acetilcolina, reduzindo assim a produção de ácido clorídrico
Qual a definição stricto sensu de gastrite?
Inflamação do estômago, comprovada por exame endoscópico e biópsia- Lesão epitelial associada à regeneração da mucosa.
Conceitue Síndrome dispéptica
também conhecida como indigestão funcional, é uma condição caracterizada por desconforto ou dor na parte superior do abdômen, muitas vezes associada a sintomas como sensação de queimação, plenitude após as refeições, azia ou náuseas, sem uma causa orgânica identificável.
Quais as causas de gastrite aguda?
Lesões: infecciosas, hemorrágicas, química e medicamentosa,
Qual a definição de gastrite aguda?
inflamação n o estômago que surge subitamente, tem curta duração e afecção transitória. Pode acometer: o antro, corpo gástrico ou ambos.
Quais as causa de lesões infecciosas? E quais os sintomas?
infecções bacterianas e virais: estafilococos, Shigella, salmonelas, enterovírus, giardíase e estrongiloidíase. Sintomas: Vômito, diarreia e febre.
Quais as causas de gastrite aguda por lesão hemorrágica?
pode ocorrer devido a estresse intenso, como cirurgias grandes, queimaduras graves ou fraturas múltiplas, levando a úlceras na mucosa gástrica. Chamadas de úlceras de Cushing (traumatismo craniano) ou de Curling (queimaduras extensas). Se houver sangramento, fazer endoscopia digestiva alta urgentemente.
Quais as causas de gastrite aguda por lesão química
Lesão química pode ocorrer devido ao consumo excessivo de álcool, causando danos à barreira da mucosa gástrica e vazamento de íons H+. Na endoscopia, são observados sinais como vermelhidão, erosões, pequenos pontos de sangramento e presença de pus, com recuperação em cerca de 7 a 10 dias.
Qual o mecanismo patológico da gastrite aguda medicamentosa?
Lesão medicamentosa ocorre quando certos medicamentos inibem a enzima COX-1, causando redução do fluxo sanguíneo e muco na mucosa gástrica. Isso permite que o ácido clorídrico e a pepsina causem danos ao revestimento do estômago.
Quais os fatores de risco para lesão gástrica por AINES?
-Idade acima de 60 anos
-História pregressa de úlcera
-Tratamento concomitante com corticosteroides
-Tratamento com AINE em altas doses
-Tratamento concomitante com mais de um AINE
-Uso de anticoagulantes
Qual a fisiopatologia da gastrite crônica associada a H. pylori?
é uma condição em que há um tipo de inflamação persistente no revestimento do estômago, causada principalmente por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Essa bactéria é em forma de espiral, Gram-negativa, e se aloja na camada de muco que cobre a mucosa do estômago, especialmente na parte chamada antro.
Quais fatores determinam a evolução clínica da gastrite crônica associada a H.Pylore?
A forma como a doença progride é determinada por uma interação complicada entre o corpo do paciente e fatores relacionados à bactéria:
*A quantidade de bactérias presentes
*A virulência da bactéria, especialmente certas cepas chamadas cag-A e vac-A
*Componentes específicos da bactéria, como urease e porinas
*A resposta imunológica do corpo do paciente, incluindo certos genes que aumentam a produção de substâncias inflamatórias
*Outros fatores como desnutrição, contaminação precoce e uma dieta pobre em frutas e vegetais.
*O dano ocorre tanto diretamente nas células do estômago quanto de forma indireta devido à resposta inflamatória local, que envolve substâncias como interleucina-8, IL1 e TNF.
Qual tipo de gastrite crônica associada a H pylore é mais grave, corpo ou antral? e porque?
A infecção por H. pylori dura para sempre! Na gastrite antral, o estômago ainda pode produzir ácido, aumentando o risco de úlceras no intestino. Já na gastrite do corpo, a produção de ácido é reduzida devido aos danos na mucosa, o que pode levar a complicações graves, como atrofia da mucosa e, em alguns casos, câncer de estômago (1,5% a 3% de chance).
Quais as causa de gastrite crônica?
Infecção por h.pylore, doenças autoimunes: atrofia da mucosa, anticorpos aintcélula parietal e fator intrínseco. Além disso: doença de Crohn, sarcoidose, tuberculose, sífilis, micoses, eosinofilia.
Qual a definição de doença ulcerosa péptica?
são soluções de continuidade da mucosa gastrintestinal
secundárias aos efeitos do HCl e da pepsina, atingindo a submucosa e a muscular própria.
Qual a fisiopatologia da doença ulcerosa péptica pela hipersecreção de HCl, gastrina e pepsina?
produção prolongada de HCl, altera o esvaziamento gástrico. Com isso, há uma oferta mais rápida do ácido ao duodeno. A redução do pH duodenal por mais tempo gera uma metaplasia gástrica no bulbo duodenal, isso favorece a instalação de H.pylori e dá origem à ulcera.
Defina a fisiopatologia da úlcera péptica por fatores genéticos:
Na fisiopatologia, os fatores genéticos afetam o funcionamento das células no estômago. Isso inclui a quantidade de células que produzem ácido gástrico, quão sensíveis essas células são a estímulos que desencadeiam a secreção ácida e o aumento na produção de pepsinogênio, que é a forma inativa da pepsina, uma enzima digestiva. Em resumo, a genética influencia como o estômago produz e secreta ácido e enzimas digestivas.