Doenças Cardíacas Flashcards
Define Cardiopatia isquémica
Síndrome clínico caracterizado por anormalidades funcionais ou estruturais das artérias coronárias originando uma diminuição da oferta de oxigénio para o miocárdio.
Define Isquémia
Redução temporária do fluxo sanguíneo para uma determinada região que resulta numa diminuição do aporte de oxigénio e nutrientes para os tecidos dessa região.
Etiologia da Doença Coronária Isquémica
Aterosclerose
Doença microvascular
Embolismo
Espasmo coronário
Congénita
Indica os fatores de risco que contribuem para a formação de arteriosclerose nas artérias coronárias
Tabaco
Sedentarismo
Obesidade
Hipertensão
Dislipidémia
Diabetes
Alcoolismo
Descreve a fisiopatologia da aterosclerose das artérias coronárias
- Lesão endotelial.
- Aumento da permeabilidade endotelial. Passagem de Colesterol-LDL para a camada sub-endotelial.
- Oxidação das lipoproteínas de baixa densidade. O Colesterol LDL oxidado induz a expressão endotelial de moléculas de adesão.
- Desencadear da resposta inflamatória, com recrutamento e adesão de monócitos ao endotélio e diferenciação em macrófagos.
- Os macrófagos fagocitar o LDL-oxidado e originam células espumosas, que libertam citadinas pró-inflamatórias, exacerbando a resposta inflamatória local.
- Migração de fibras musculares lisas e síntese de matriz extracelular, levando à formação da capa fibrosa que cobre o núcleo lipídico.
Indica a definição de Estenose Mitral.
A válvula mitral não se abre completamente, o que exerce um enorme obstáculo à passagem de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
Indica as causas etiológicas da Estenose Mitral
Febre reumática
Lúpus Erimatoso sistémico
Artrite reumatóide
Calcificação do anel mitral
Congénita
Descreve a fisiopatologia da Estenose mitral.
A área de abertura da válvula mitral é inferior a 1 cm2 e exerce um enorme obstáculo à passagem de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Exige uma pressão de 25 mmHg para que fosse possível manter o débito cardíaco.
Aumento da pressão do átrio esquerdo.
Aumento da pressão das veias pulmonares, que se estende à circulação pulmonar e eventualmente resulta no aumento da pressão do ventrículo direito. O ventrículo direito ejeta sangue para a artéria pulmonar. Se existe uma congestão das artérias e capilares pulmonares, o ventrículo direito terá que exercer uma força maior de maneira a ejetar.
Aumento da pressão do átrio direito.
Congestão pulmonar.
Dilatação do ventrículo direito.