Doença orifícios e exame proctológico Flashcards
O que é hérnia?
saída de um órgão ou estrutura de uma abertura congênita ou adquirida de fraqueza de parede. Podendo ser externa e interna caracterizando a dor e o esforço.
Historia clinica
*Sintomas: dor, hemorragia, corrimento (purulento ou fecal) e qualquer alteração dos hábitos intestinas (frequência, consistência).
*História passada medica, social (incluindo sexual) e familiar pode ser relevante para o diagnóstico da doença anorretal.
*A hemorragia está entre os sintomas de apresentação mais comuns das doenças dos anus e do colón- caracterizar!
Hérnia inguinal: Está acima do ligamento inguinal. Relacionando com exercício físico. Podendo ser direta (congênita) e indireta (não congênita). Abalando da área inguinal. Dependo do conteúdo que está lá dentro relacionando com o tamanho. E por isso a palpação é importante, muitas vezes não sendo visível na inspeção e deve fazer a manobra de Valsalva.
Hérnia inguino- escrotal: quando a hérnia inguinal desce para o escroto, saco escrotal gigante. Se tiver dor está estrangulada e quando não tiver é encarcerada (irredutível). Muito comum, em homens mais velhos e que tem muito esforço braçal
Hérnia femoral: está abaixo do ligamento inguinal. Nascem por cima do ligamento inguinal sendo uma área de fraqueza onde passa os vasos. !0 vezes mais comum em mulheres. Maior probalidade de estrangulamento (podendo ser ou não ser visível).
Hérnia umbilical: mais comum em mulheres que engravidam, dependo do esforço que faz e quando não consegue reduzir é pq já esta encarcerada e quando tem dor é pq já estrangulou.
Hérnia incisional: não faz o repouso adequado após as cirurgias
Hérnia epigástrica: sempre é uma falha um defeito da linha alba, normalmente é várias hérnias e nem sempre a paciente fala que tem e relata apenas uma dorzinha. Diferente da diástase, que é um abalamento da linha media mais sem abaulamento.
Hérnia perineal: a cavidade abdominal aumento e a pressão e o assoalho pélvico sofrem.
Hérnia spiegel: em uma região de fraqueza
Hérnia lombar: abaulamento com dor lombar, raramente estrangulam.
Hérnia incisional: depois de uma cirurgia previa, aponeurose rompe e podem ser rompidas.
Hérnia de hiato: parte do estômago invade a cavidade torácica por meio de uma abertura onde o tubo alimentar (esôfago) liga-se ao estômago.
Hemorroidas: nem sempre é visível, sempre uma dor para evacuar, e tendo sangue quando limpa..
* Elas estão normalmente localizadas nos quadrantes lateral esquerdo, anterior direito e posterior direito do canal (3 SÌTIOS).
* As hemorroidas podem ser externas ou internas (relacionando com a linha pectínea) – a diferenciação baseia-se no exame físico. as hemorroidas externas são distais à linha pectínea e as internas são proximais à linha pectínea.
Síndrome de Fournier
Infecção grave, necrotizante perineal que acomete os planos profundo do escroto, pênis, períneo ou vagina e que pode ser estender à raiz da coxa e abdomem inferior. Tem progressão rápida, leva a grandes perdas teciduais e muitas vezes ao óbito.