Doença de NewCastle Flashcards
Fale sobre a doença de Newcastle.
- Doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), a doença de Newcastle é uma doença viral contagiosa que afeta várias espécies de aves, assim como répteis e mamíferos, e até mesmo o homem.
A doença de newcastle é uma zoonose? verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Fale sobre a etiologia dessa doença.
- O vírus da doença de Newcastle (VDN) faz parte da família Paramyxoviridae, é um vírus RNA envelopado de fita simples.
- O gênero Avulavírus é responsável por infectar as aves, porém existem sorotipos APMV-1 a APMV-2.
- APMV-1: espécies susceptíveis - Aves domésticas e silvestres. Galinhas são as mais susceptíveis as cepas velogênicas. Perús são mais resistentes. Aves silvestres apresentam principalmente cepas lentogênicas.
Fale a sobre a epidemiologia.
- O VDN tem como hospedeiro várias espécies de animais inclusive a humana, porém algumas cepas nas aves são mais agressivas.
- Para fins didáticos as estirpes do Virús da doença de Newcastle tem sido agrupadas em cinco patotipos com base nos sinais clínicos observados nas aves infectadas, que são: 1- Velogênico Viscerotrópico, 2- Velogênico Neurotópico, 3- Mesogênico, 4- Lentogênica ou vacinal, 5- Entérica assintomática.
Ainda sobre a epidemiologia, fale mais sobre.
Aves vacinadas podem ser portadores inaparentes e fontes de infecção em plantéis susceptíveis. É uma zoonose que pode causar conjuntivite transitória em humanos.
Período de incubação: APMV-1: até 21 dias. Cepas velogênicas tem período de incubação mais curto.
Quais são os 5 patotipos da doença de newcastle? Fale sobre eles.
1- Velogênico Viscerotrópico: Apresenta-se altamente patogênica, culminando em altos índices de mortalidade, frequentemente são observadas lesões hemorrágicas intestinais e respiratórias
2- Velogênico Neurotrópico: Forma que apresenta alta mortalidade e usualmente são observados sinais nervosos e respiratórios.
3- Mesogênico: Apresenta sinais respiratórios mais brandos, ocasionamente sintomatologia nervosa, mas com baixa mortalidade.
4- Lentogênica ou vacinal: apresenta infecções resp. brandas ou subclínicas.
5- Entérica assintomática: infecção enterica subclínica.
Ainda sobre a epidemiologia, fale sobre a história da doença.
- A história da doença de Newcastle é marcada por no mínimo três grandes panzootias nos anos de 1926, 1960 e 1970.
- A história indica que de tempos em tempos amostras do VDN emergem de fontes desconhecidas por razões incertas.
- A última ocorrência registrada no Brasil foi em aves de subsistência, em 2006, nos estados do AM, MT e RS.
Qual a forma de transmissão?
- Horizontal e vertical.
- As principais formas de transmissão pode ocorre por contato de produtos contaminados ou por aerossóis de aves infectadas.
- Contato com insetos, roedores ou objetos contaminados também é uma forma de difundir o vírus da doença de Newcastle (VDN).
- Existe a transmissão vertical para o embrião, porém geralmente há morte embrionária.
Fale sobre a patologia da doença.
- Não existe lesões patognomônicas para qualquer uma das formas da doença de Newcastle.
- Estripes patogênicas do VDN podem causar anorexia, depressão, conjuntivite, rinite, estertor, dispinéia, ataxia, convulsões e tremores em todas as idades.
Quais são os sinais cínicos?
- Dispneia, depressão, descarga nasal, respiração irregular, edema ao redor dos olhos, opistótono ( postura anormal que consiste em um espasmo da coluna vertebral e das extremidades, que se curvam para trás, formando um arco com o corpo.), diarreia esverdeada e queda na produção de ovos, anorexia, conjutivite, ataxia e tremores em todas as idades.
- Os sinais podem variar dependendo to tipo da cepa do VDN.
Quais são os achados necróticos?
- Após realizar a necropsia, podemos encontrar lesões hemorrágicas na traqueia, pró-ventrículo, moela, ceco e tonsilas cecais.
- Hemorragia traqueal.
- Hemorragia na moela e pro-ventrículo.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é realizado a partir do isolamento viral em laboratório, no qual podem ser coletadas da aves vivas: suabe de traqueia, suabe de cloaca e colheita de sangue. Já para ave morta é coletado o pulmão, rins, intestino, proventrículo, baço, cerebro, fígado e coração.
Também é realizado um teste de inibição da Hemaglutinação (HI), para confirmação da doença.
Fale sobre os diagnósticos diferenciais.
- Colibacilose
- Bronquite Infecciosa
- Laringotraqueite
- Coriza infecciosa
- Influenza Aviária
O que é importante saber sobre a newcastle?
- Caso ocorra uma desconfiança da doença de Newcastle a partir dos sinais clínicos com um índice de mortalidade acima de 10%. O caso deve ser comunicado ao órgão responsável.
- NOTIFICAÇÃO: Imediata ao SVO de qualquer caso suspeito de doença de Newcastle (Categoria 2 da lista de doenças da IN MAPA nº 50/2013).
- O órgão responsável deve aparecer até no máximo de 48 horas.
- Se confirmado para Doença de Newcastle as aves sofrem um abate sanitário com espuma química, após isso as aves são cremadas.
- Um raio de vigilância é estabelecido em 10km, no qual, qualquer aviário na área dos 3km inicias também deverá ser abatido.
Qual o tratamento?
Não há tratamento.