Diversidade Microbiana Marinha Flashcards
Microrganismo Marinho
Qualquer microrganismo que cresça num ambiente marinho é conhecido como um microrganismo marinho independentemente do facto de serem abundantes em qualquer outro ambiente aquático ou terrestre.
Papel dos microrganismos marinhos na fixação de CO2
Os microrganismos marinhos degradam matéria orgânica no oceano, e portanto têm um papel fundamental na manutenção da fixação do CO2
Fatores que afetam o crescimento de microrganismos marinhos
Salinidade Temperatura Pressão Gases Dissolvidos Correntes Oceanicas Chaminés Vulcanicas
Microrganismos Marinhos - Aplicações
Os microrganismos marinhos representam uma fonte não esgotada de novos compostos bioativos e as vias metabólicas que podem ser exploradas para a novas aplicações biotecnológicas e novos produtos.
Os metabolitos produzidos por microrganismos de ambientes marinhos que apresentam um vasto leque de aplicações industriais.
Os habitats marinhos são considerados actualmente uma emergent gold mine para os compostos bioativos. Dê um exemplo.
Sorbicilactona A – composto que mostrou atividade citostática altamente seletiva contra linfoblastos leucémicos de murinos (L5178y) e a capacidade de proteger células T humanas contra os efeitos citopáticos do HIV-1.
Marinophilus é um género de actinomicetes que produz um conjunto de moléculas com uma estrutura única que tem elevada ação antitumoral. Estes compostos também apresentam atividade antibacteriana.
o que limita a utilização de microrganismos marinhos?
O potencial de utilização de microrganismos marinhos na procura de novas moléculas é limitado pelo facto de apenas 1% destes microrganismos poder ser isolado em laboratório.
Existem diferentes interações de microrganismos marinhos com outros organismos, explique e como é que estas limitam os estudos?
As interações diretas entre os microrganismos marinhos com outros organismos têm sido distribuídas em duas grandes classes: patogénicas e simbióticas (proteção, dispersão de nutrientes).
É necessário conhecer e compreender a biologia das interações que ocorrem nas redes microbianas marinhas para que se possa ter um conhecimento mais profundo dos modelos biogeoquímicos e ecológicos globais. A existência destas interações dificulta também a cultura destes microrganismos em laboratório uma vez que não é possível estabelece-las em lab.