Diversidade das estruturas respiratórias Flashcards
Hematose cutânea?
Corresponde ao processo de difusão direta.
Trocas gasosas nos invertebrados?
A trocas gasosa nos invertebrados ocorre através do tegumento. O habitat húmido bem como a produção glandular de muco ao nível do tegumento favorecem a humidificação dessa superfície respiratória, esta hematose complementa as trocas gasosas que ocorrem no interior de pulmões, com pouca compartimentação e reduzida superfície respiratória.
Com o que varia a conjugação destes processos
a conjugação destes processos varia com as condições ambientais, permitindo manter as taxas metabólicas ajustadas a períodos de hibernação ou períodos de atividade.
Traqueias?
rede de canais finos.
Espiráculos?
Pequenos orifícios existentes na superfície do corpo.
Processo de ventilação ativa?
Permite a movimentação de ar no sistema traqueal, fazendo-o chegar rapidamente às extremidades onde ocorre difusão, as trocas diretas neste sistema permitem uma boa oxigenação celular e, consequentemente, elevadas taxas metabólicas.
Do que depende o processo de ventilação ativa?
Esses processos dependem da ação dos músculos que provocam a compressão e a distensão das traqueias ou dos sacos de ar, promovendo o bombeamento do ar no seu interior.
Constituição da brânquias?
As brânquias são constituídas pelos filamentos branquiais, onde se inserem finas lamelas percorridas por capilares.
Hematose branquial?
A água entra pela boca do animal, deslocando-se no sentido contrário do sangue e sai pela fenda opercular, banhando as brânquias nesse trajeto. Durante o contato da água com os filamentos branquiais, o oxigénio difunde se para os capilares existentes nas lamelas branquiais, ocorrendo, simultaneamente, a difusão do dióxido de carbono para a água.
Movimento contracorrente?
O movimento contracorrente permita a manutenção de um gradiente de concentrações dos gases entre os dois meios, o que garante a sua difusão ao longo de toda a extensão dessas superfícies respiratórias
Superfície respiratória dos mamíferos?
A superfície expiratória corresponde à parede dos alvéolos pulmonares que se encontram nas extremidades dos brônquios
Ventilação dos alvéolos?
A ventilação dos alvéolos é garantida através dos processos de inspiração e inspiração, que mantém o fluxo bidirecional de ar através das estruturas condutoras do sistema respiratório
Superfície respiratórias das aves?
Nas aves, os pulmões são constituídos, pelos parabrônquios, ao nível das quais ocorre a hematose. os pulmões encontram-se ligados a sacos aéreos que possibilitam o fluxo contínuo e unidirecional de ar, sempre renovado, através dos par brônquios
Corrente cruzada?
A corrente cruzada torna a hematose das aves a altamente eficaz e capaz de satisfazer a elevada atividade metabólica , sendo que, nos parabrônquios o ar movimenta-se em sentido diferente ao da circulação de sanguíneo.