dispneia Flashcards
defina dispneia
A dispneia é considerada uma experiência subjetiva de dificuldade ou desconforto respiratório, composta de sensações qualitativamente distintas, de intensidade variável, e pode ser associada a variados sinais semiológicos.
Os receptores intrapulmonares podem ser reunidos em três grupos principais:
de distensão; irritativos; receptores J.
Os receptores intrapulmonares de distensão :
são representados por terminações nervosas presentes na musculatura lisa brônquica, sendo ativados pela distensão pulmonar. No entanto, são necessários 800 mL de volume-corrente para que ocorra a ativação desses receptores.
Os receptores intrapulmonares de irritativos:
Têm como mediadores as neurocininas, particularmente a neurocinina A e a substância P. São estimulados pela presença de particulados, substâncias químicas, contração da musculatura lisa brônquica, mudanças abruptas de volumes pulmonares e alterações de complacência pulmonar.
Os receptores intrapulmonares J:
Os receptores J parecem localizar-se no interstício pulmonar, na região justacapilar pulmonar, recebendo fibras não mielinizadas vagais. Esses receptores seriam estimulados em situações de congestão pulmonar ou na presença de microembolismo pulmonar, contribuindo para a gênese da sensação de dispneia, sobretudo em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva
os pacientes com insuficiência cardíaca congestiva utilizaram os agrupamentos caracterizados:
rápido, sufocante, “fome de ar” e pesado.
os pacientes com asma utilizaram as palavras:
expiração, profundo e aperto para caracterizar suas sensações de dispneia.
grau 1 na escala de Fletcher
surge quando pratica atividade fisica intensa
grau 2 na escala de Fletcher
surge com a caminhada de maneira apressadano plano ou quando caminha em ladeiras
grau 3 na escala de Fletcher
anda mais devagar que pessoas da propria idade, precisa parar para respirar quando caminha no plano
grau 4 na escala de Fletcher
para para respirara quando anda menos de 100m ou alguns minutos
grau 5 na escala de Fletcher
falta de ar impede que saia de casa
caracteristica da Dispneia psicogênica
Pacientes que se apresentam ansiosos ou com síndrome do pânico queixam-se de dispneia, na maioria das vezes acompanhada de hiperventilação. Os sintomas associados são dispneia, palpitações, dor torácica, sensação de “bolo” ou “bola” na garganta ou no peito, tremores, parestesias, “dedos fechados” e flexão do punho, assim como ocorre em situações de tetania por hipocalcemia, aspecto facial de choro, com olhos fechados e pálpebras trêmulas etc
Dispneia de origem cardíaca
a dispneia desencadeada por esforço decorre da elevação da pressão capilar pulmonar, a qual se estabelece por aumento da pressão em átrio esquerdo decorrente da disfunção ventricular esquerda. Assim, ocorre transudação de líquido do capilar para o interstício pulmonar e a luz dos alvéolos. Há diminuição da complacência pulmonar e estímulo de receptores J, com a manutenção do quadro de edema alveolar por períodos prolongados, por se estabelecerem alterações fibróticas no interstício, que também contribuem para a diminuição da complacência pulmonar.
Parte desse líquido pode se distribuir até a parede dessas vias aéreas, ocasionando obstrução brônquica. Ocorre então um aumento da resistência de vias aéreas, e, muitas vezes, os pacientes se apresentam com sintomas de chiado no peito (“asma cardíaca”).
É importante caracterizar a presença de história na dispneia de origem cardíaca
dispneia progressiva, ortopneia, dispneia paroxística noturna, palpitações associadas a sintomas de edema progressivo de membros inferiores, mais vespertino, aumento de volume abdominal, dor em peso em hipocôndrio direito por hepatomegalia e distensão aguda da cápsula de Glisson.