Direitos Fundamentais Flashcards
V ou F:
Viola o postulado constitucional do juiz natural o julgamento de apelação por órgão composto majoritariamente por juízes convocados.
Falso: Não viola o postulado constitucional do juiz natural o julgamento de apelação por órgão composto majoritariamente por juízes convocados, autorizado no âmbito da Justiça Federal pela Lei 9.788/1999
RE 597.133 AgR
V ou F:
Não viola as garantias do juiz natural, da ampla defesa e do devido processo legal a atração por continência ou conexão do processo do corréu ao foro por prerrogativa de função de um dos denunciados.
Verdadeiro: Não viola as garantias do juiz natural, da ampla defesa e do devido processo legal a atração por continência ou conexão do processo do corréu ao foro por prerrogativa de função de um dos denunciados
Súmula 704
V ou F
O foro por prerrogativa de função estabelecido por uma constituição estadual prevalece sobre a competência constitucional do tribunal do júri.
Falso: A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela Constituição Estadual.
Súmula Vinculante 45
V ou F
Acompetência do tribunal do júri para o julgamento dos crimes contra a vida não prevalece sobre a da Justiça Militar, em se tratando de fato circunscrito ao âmbito privado, sem nexo relevante com as atividades castrenses.
Falso: Acompetência do tribunal do júri para o julgamento dos crimes contra a vida prevalece sobre a da Justiça Militar, em se tratando de fato circunscrito ao âmbito privado, sem nexo relevante com as atividades castrenses.
HC 103.812
De quem é a competência para os julgamentos de crimes de latrocínio?
Súmula 603 STF: A competência para o processo e julgamento de latrocínio é do juiz singular e não do tribunal do júri, por se tratar de crime contra o patrimônio e não de crime contra a vida.
Quais são os princípios constitucionais do Tribunal do Júri?
Art. 5º, XXXVIII - É reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:
a) a plenitude de defesa;
b) o sigilo das votações;
c) a soberania dos veredictos;
d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
De acordo com a Constituição, quais são os crimes imprescritíveis?
Art. 5º, XLII e XLIV: Prática de** racismo** e ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.
Segundo a Constituição de 1988, quais são os crimes inafiançáveis?
Art. 5º, XLII, XLIII e XLIV:
a) Prática de racismo;
b) Ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;
c) Tortura;
d) Tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins;
e) Terrorismo; e
f) Os definidos como crimes hediondos.
Segundo a CRFB/88, quais são os crimes insuscetíveis de graça ou anistia?
Art. 5º, XLIII:
a) Prática de tortura,
b) Tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins;
c) Terrorismo; e
d) Os definidos como crimes hediondos.
V ou F
Não haverá pena de morte, em qualquer hipótese
Falso: Art. 5º, XLVII - não haverá penas:
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;
V ou F
A falta de estabelecimento penal adequado não autoriza a manutenção do condenado em regime prisional mais gravoso.
Verdadeiro: Súmula Vinculante 56 - A falta de estabelecimento penal adequado não autoriza a manutenção do condenado em regime prisional mais gravoso.
V ou F
Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade policial competente.
Falso: Art. 5º, LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;
V ou F
O preso não tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial.
Falso: Art. 5º, LXIV o preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial
V ou F
A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados em 24 horas ao juiz competente.
Falso: Art. 5º, LXII a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
V ou F
Segunda a Constituição da República, em nenhuma hipótese será admitida extradição por crime político nem de opinião.
Verdadeiro: Art. 5º, LII - não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião.
De acordo com a CRFB/88, em que casos o brasileiro pode ser extraditado?
Art. 5º, LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;
V ou F
Segundo o STF, não há incompatibilidade absoluta entre o instituto do asilo político e o da extradição passiva.
Verdadeiro: Não há incompatibilidade absoluta entre o instituto do asilo político e o da extradição passiva. A condição jurídica de asilado político não suprime, só por si, a possibilidade de o Estado brasileiro conceder, presentes e satisfeitas as condições constitucionais e legais que a autorizam, a extradição que lhe haja sido requerida, desde que não seja por crime político nem crime de opinião.
EXT 524
V ou F:
De acordo com a CF, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se apenas aos brasileiros a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Falso!
Art. 5°, caput: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Quais são os fundamentos da República Federativa do Brasil?
SO-CI-DI-VA-PLU
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Quais são os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil?
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
V ou F
A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América do Sul, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
Falso!
Art. 4º, Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
V ou F
É permitido ao paciente, ainda que sem o gozo pleno de sua capacidade civil, recusar-se a se submeter a tratamento de saúde, por motivos religiosos.
Falso: Tese 1. É permitido ao paciente, no gozo pleno de sua capacidade civil, recusar-se a se submeter a tratamento de saúde, por motivos religiosos. A recusa a tratamento de saúde, por razões religiosas, é condicionada à decisão inequívoca, livre, informada e esclarecida do paciente, inclusive, quando veiculada por meio de diretivas antecipadas de vontade.
Tema 1069 STF
V ou F
Não é possível a realização de procedimento médico alternativo, quando disponibilizado a todos pelo sistema público de saúde, dada a recusa do paciente na realização de transfusão sanguínea ou outra medida excepcional caso haja viabilidade técnico-científica de sucesso, anuência da equipe médica.
Falso.
Tese do STF: É possível a realização de procedimento médico, disponibilizado a todos pelo sistema público de saúde, com a interdição da realização de transfusão sanguínea ou outra medida excepcional, caso haja viabilidade técnico-científica de sucesso, anuência da equipe médica com a sua realização e decisão inequívoca, livre, informada e esclarecida do paciente.
Tema 1069 STF
V ou F
A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
Verdadeiro. Art. 5º, XI a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.