Dermatofitoses Flashcards
Onde os fungos parasitam?
Geralmente afetam regiões queratinizadas da pele, como pele, cabelos e unhas.
Como é a transmissão?
Através do contato direto com animais ou humanos portadores/infectados ou através de objetos, como scova de cabelo, toalha de banho, …
Como é o diagnóstico?
Feito pelo quadro clínico, mas pode-se realizar o exame micológico em casos de dúvida.
Qual o QC da Tínea corporis?
Lesão pruriginosa, que se inicia como uma placa eritematosa com descamação e bordas elevadas. Cresce de forma centrífuga com tendência a clareamento central.
Qual o tto ta Tínea corporis?
Antifúngico tópico aplicado na lesão e na pele normal adjacente. Usa-se o antifúngico imidazólico 1x ao dia por 30 dias. Deve-se lembrar de tratar o animal contaminado.
Qual o QC da Tínea capitis?
Placas de alopécia (única ou múltiplas) com prurido, descamação e pontos pretos. Existem outros tipos de apresentação, como placa edematosa, exsudativa e dolorosa (quérion) ou lesão pustulosa crateriformes (tínea favosa).
Qual o tto da Tínea capitis?
Deve ser sempre feito com antifúngico sistêmico (griseofulvina), pois o fungo fica na base do folículo, não sendo possível alcançar com tto tópico. Deve-se colher cultura e exame micológico, pois o tto demora muito e o resultado do exame também.
Como diferenciar infecção bactériana do couro cabeludo de tínea capitis?
Na infecção bacteriana não há queda de cabelo.
Qual o QC da tínea pedis?
Pode se dar de 3 formas: interdigitais (prurido e eritema), hiperceratótica (placa hiperceratótica em planta e região medial e lateral dos pés) e vesiculobolhosa (prurido com eritema e vesículas/bolhas).
Qual o tto da Tínea pedis?
Tópico sempre com derivados imidazólicos. Além disse, deve-se tratar os calçados (sol, pomadas).