Definitivo Flashcards

1
Q

Apesar da grande vitória militar conquistada em Santa Luzia em 1842, as forças liberais comandadas por Teófilo Benedito Otoni acabaram derrotadas em seu intento geral. Tal derrota evidencia-se pela insistente recusa do imperador em nomear o líder liberal para o Senado, mesmo seu nome tendo aparecido cinco vezes na lista tríplice.

A

luzia (referência à cidade mineira de Santa Luzia, onde os liberais sofreram sua pior derrota na revolta de 1842) no poder”.

O próprio apelido dos liberais advém dessa derrota em 1842.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O projeto de Lei Orgânica dos revolucionários de Pernambuco resguardava o catolicismo como religião do Estado, reservando os empregos públicos a reinóis e estrangeiros católicos. Por outro lado, instituía a liberdade de imprensa, revogava o antigo sistema municipal, estabelecia a divisão entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e determinava que os governadores e os secretários de Estado poderiam ser processados por crimes de responsabilidade.

A

O que invalida o item é sobretudo o trecho “reservando os empregos públicos a reinóis e estrangeiros católicos”

Isso não é correto, pois os empregos públicos eram reservados àqueles que tivessem declarado publicamente o apoio à Revolução.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Atividades sediciosas vinham sendo alimentadas pela circulação de boatos, missivas e panfletos antes de 1817. No bojo de um processo geral de difusão de papéis considerados polêmicos, teve grande importância a presença de impressos trazidos da Europa, o quais eram lidos e discutidos oralmente nos espaços públicos. Murmurações públicas tidas como subversivas eram acompanhadas de perto pelo governo, que introduziu agentes infiltrados entre a população, e eles foram responsáveis por denunciar envolvidos no movimento.

A

De fato, a circulação de ideias vindas da Europa tiveram papel essencial na deflagração da Revolução.

Uma parcela significativa da população era analfabeta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O deputado Pereira do Carmo, relator do Projeto das Bases da Constituição, sustentava que a Constituição não era um instrumento de regeneração, rejeitando os antigos costumes presentes no direito público português. Com isso, pretendia evitar o despotismo a partir da adoção de um preceituário liberal, exemplificado pela separação dos Poderes.

A

O projeto de Pereira do Carmo não rejeitava os antigos costumes do Direito português, pelo contrário, incorporava-os.

Para ele, a Constituição era sim um instrumento de regeneração [erro do item]

A ideia de regeneração constituiu o vintismo português e marcou o liberalismo luso desde os anos de 1817/1820. O vintismo/regeneração contrapõe-se ao absolutismo Miguelista, derrotado na Guerra dos Dois Irmãos em 1834.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A organização familiar na sociedade da América lusa do século 18 esteve pautada por concepções corporativas e estamentais de Antigo Regime. A dinâmica social de uma monarquia pluricontinental como a portuguesa permitia a construção de relações de parentesco extensas, reunindo, além dos consanguíneos, colaterais, criados e escravizados, classificados e organizados por uma hierarquia rigidamente vinculada ao nascimento.

A

Não existe relação de parentesco com criados e escravizados.

Boris Fausto em “História do Brasil” afirma que não existiu aristocracia hereditária no Brasil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A ampliação do tráfico atlântico de escravizados, a chegada de reinóis, majoritariamente do Minho, e a intensificação da comunicação política com a Coroa são elementos característicos da América portuguesa no século 18. O crescimento demográfico registrado no período acarretou, entre outras mudanças sociais, o aumento do número de lavradores forros e a perda de poder socioeconômico dos negociantes de grosso trato perante a nobreza principal da terra.

A

A parte final do item está errada, pois não há perda de poder econômico dos traficantes de escravos.

A hipótese mais provável para explicar a magnitude dessas proporções, que superam por exemplo as da Bahia, é de que a progressiva decadência da mineração tornou desnecessária ou impossível para muitos proprietários a posse de escravos.

a nobreza vinculada à terra, que, cada vez mais, perdiam prestígio perante os comerciantes, cada vez mais ricos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

As ótimas relações entre Brasil e EUA na Primeira República, especialmente durante a chancelaria do barão do Rio Branco, resultaram no apoio de Washington para a candidatura do Brasil a um assento permanente na Corte Internacional de Justiça, o que se concretizou na II Conferência de Paz de 1907, realizada em Haia.

A
  • a Corte Internacional de Justiça sequer existia em 1907, foi criada anos mais tarde;
  • os assentos na CIJ eram (e são até hoje) ocupados por juízes que representam diferentes sistemas jurídicos e não Estados;
  • o que existia em 1907 era a Corte Permanente de Arbitragem.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Ao lado da regulamentação de vários dispositivos da Constituição, outorgada em 1824, relativos à organização do Estado, um dos temas mais debatidos pelos parlamentares, após a reabertura da Assembleia em 1826, foi o da regulação dos poderes locais. Prescreveram-se limites precisos para a autoridade municipal, restringindo sua capacidade legislativa às matérias de natureza econômica e relativas ao ordenamento local.

A

Lugar de tradicional atuação dos chamados “homens bons”, as Câmaras Municipais tiveram papel fundamental durante o Período Colonial.

A partir de 1827, começa a ocorrer uma maior regulamentação das instâncias de poder locais, estabelecendo-se limites para sua autoridade, como aponta o item. Um exemplo é a criação da figura do “juiz de paz”, fruto das tentativas dos liberais de ampliar a participação popular na justiça e limitar os poderes do monarca. Ficou estabelecido que caberia às Câmaras o papel de regular a economia local e jurisdições específicas do ordenamento local.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A contratação de artistas e artífices na França, em 1816, para trabalharem no Brasil foi uma iniciativa oficial do príncipe regente João, que encarregou o embaixador do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves em Paris, o marquês de Marialva, de definir os nomes a contratar e de providenciar o embarque do grupo.

A

O debate historiográfico já superou a ideia de que esse episódio se tratou de uma “missão oficial encomendada” por D. João VI.
desempregados como estavam, os artistas napoleônicos viram na estada no Brasil uma oportunidade de “fazer a América”, recuperar o pecúlio perdido, afastar-se da Europa em guerra, e ainda ganhar novos repertórios culturais, fixar imagens e anotar paisagens. De outro, o governo de D. João veria nos pintores franceses uma maneira certa de contar com essa arte acadêmica, que, na França, produzia quase que um exército de pintores a serviço do Estado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Tal como a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana, de 1798, também conhecida como Revolução dos Alfaiates, foi uma sublevação formada pela elite econômica local descontente com os altos impostos cobrados na colônia. No caso da Conjuração Baiana, um dos principais pleitos dos revoltosos era a abertura dos portos brasileiros, com vistas a permitir a aquisição de algodão britânico a preços mais econômicos.

A

Item errado!

A questão está errada, pois afirma que a Revolução dos Alfaiates foi uma sublevação das elites. De forma contrária, a Revolução dos Alfaiates foi formada principalmente por membros das camadas baixas (mulatos, negros livres ou libertos, alguns escravos e brancos de origem popular). Além disso, tal revolução tinha como principais pleitos a abolição da escravidão e a proclamação da república.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A Revolta dos Cabanos congregava diferentes grupos sociais insatisfeitos com a abdicação de D. Pedro I e com a apatia dos primeiros meses de governo regencial. Em vista desse contexto de inquietação das elites provinciais, o Senado aprovou o Ato Adicional de 1834, que revisava a Constituição de 1824 reforçando os mecanismos de atuação do Poder Executivo por meio da criação do Conselho de Estado, da eleição de regente único e do reforço do papel dos presidentes provinciais, eleitos indiretamente pelas assembleias provinciais.

A

Item errado!

O Ato Adicional de 1834 extinguiu o Conselho de Estado. Além disso, os presidentes provinciais não eram eleitos pelas Assembleias Provinciais no período mencionado, mas, sim, escolhidos pelo próprio governo.
O conselho de Estado foi criado para redigir a constituição de 1824.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Durante o período da chamada Conciliação, as reformas no sistema eleitoral ensejadas pela Lei dos Círculos de 1855 contemplaram o estabelecimento do voto distrital com o objetivo de romper o monopólio das grandes bancadas provinciais.

A

Item certo!

A chamada conciliação foi promovida pelo Marquês do Paraná. A Lei dos Círculos estabeleceu o voto distrital e limitações para a eleição dos funcionários públicos, para que se evitassem as fraudes eleitorais. Depois dessa lei, há uma grande renovação do parlamento do Império.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Entre as principais reformas apoiadas pelo Regresso conservador de 1840, constavam o fortalecimento da Justiça eletiva, o restabelecimento do Conselho de Estado e o fim da vitaliciedade dos senadores.

A

Item errado!

Em 1841, promoveu-se uma reforma ao Código de Processo Penal, a qual retira os poderes do Juiz de Paz (Justiça Eletiva). Essa reforma concede ao delegado de polícia um grande poder, capaz de violar direitos civis básicos. Além disso, a vitaliciedade dos Senadores é mantida, o que torna o item incorreto.
O Conselho de Estado é restabelecido em 1841.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O fim da Primeira República consolidou uma aliança duradoura entre os grupos que se articularam pela deposição de Washington Luís. A conciliação dos grupos oligárquicos e dos “tenentes” garantiu o sucesso do governo Vargas.

A

Item errado!

Não houve uma aliança duradoura entre os grupos que articularam a deposição de Washington Luís. Tampouco, houve conciliação dos grupos oligárquicos e dos tenentes, a exemplo da Revolução Constitucionalista em São Paulo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi introduzida durante o Estado Novo, momento de grande participação político-eleitoral dos cidadãos, que conseguiram obter diversos beneficios sociais junto ao governo.

A

Item errado!

O Estado Novo (1937) não possuía a participação político-eleitoral dos cidadãos. Esse período é marcado pelo autoritarismo, chancelado pela Constituição de 1937.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Estimulada pelos fortes ventos liberais que se expandiam no pós-Segunda Guerra Mundial, a corrente contrária à ditadura varguista contemplava desde empresários a bacharéis e militares, sobretudo da Aeronáutica, tendo se concentrado, a partir da queda do Estado Novo, na União Democrática Nacional (UDN).

A

Item certo!

O item apresenta um panorama acerca da oposição à Vargas no pós-Segunda Guerra Mundial.
A UDN aglutinou durante décadas as forças anti-getulistas da política brasileira.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

A Influência de Vargas se fez sentir na divisão partidária do país no período da República Liberal (1945 - 1964).

No período, coexistem partidos fortes e polarização ideológica entre eles.

A

O PTB tem um projeto trabalhista, a UDN tem um projeto liberal e o PSD é um partido de centro e o partido mais forte do período. Havia ainda, fidelidade partidária (deputados não trocavam de partidos e eleitores permaneciam fiéis). Há a incorporação crescente de pessoas ao eleitorado, nomeadamente o operariado urbano, que se identificam com o PTB (partido que mais cresce no período). A polarização ideológica se dá em torno de dois projetos: liberal-conservadorismo (UDN) e nacional-estatismo/trabalhismo (PTB). O “fiador” da democracia (fiel da balança) era o PSD, visto sua posição centrista. A imprensa era livre e havia pluripartidarismo com partidos nacionais (exceto PCB). Ainda em vias de se consolidar, ocorreram o que Jorge Ferreira denomina “Crises da República” (1954, 1955 e 1961). Há mobilização da sociedade brasileira a favor de um projeto ou outro e quase há ruptura do processo democrático (poderia chegar inclusive à uma guerra civil ou golpe). A partir de 1961-64, ocorre uma radicalização política, que ultrapassa os limites aceitáveis da simples polarização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Os trabalhadores rurais do período foram diretamente beneficiados pela política previdenciária, que lhes garantiu paridade de direitos com os trabalhadores urbanos.

A

Item errado!

A aplicação da CLT para os trabalhadores do campo ocorrerá apenas no ano de 1963, com o Estatuto do Trabalhador Rural de João Goulart. Segundo Boris Fausto, Vargas não ousa interferir na inviolabilidade sagrada das relações sociais no campo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

O agravamento das tensões na região platina e a iminência da guerra levaram o gabinete liberal a enviar José Maria Paranhos em missão ao Prata. Paranhos obteve a garantia do presidente argentino Bartolomé Mitre quanto à aplicação do Tratado de 1857, por meio do qual os dois países se comprometeram a agir em conjunto se o governo paraguaio atacasse um deles.

A

errado

Não houve compromisso argentino em agir em conjunto com o Brasil no caso de ataque paraguaio. Conforme Francisco Doratioto, no livro Maldita Guerra, o então ministro dos Negócios Estrangeiros, José Maria da Silva Paranhos, passou por Buenos Aires, em 1857, onde assegurou a neutralidade do Império nas divergências entre o Paraguai e a Confederação. Não se chegou a estabelecer uma aliança militar contra a República guarani, porque o enviado do Império não aceitou as pretensões argentinas quanto à definição de limites com o Paraguai.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Apesar da conivência de autoridades regionais platinas e do apoio de movimentos populares, como a União Cívica Radical, aos insurgentes federalistas, as tropelias decorrentes da movimentação de revolucionários na região de fronteira não chegaram a comprometer a relação entre Rio de Janeiro e Buenos Aires.

A

Havia, na primeira década republicana, um genuíno entusiasmo latino-americanista no Brasil, correspondido pelos hispânicos mais próximos, como a Argentina. Exemplo desse período é o Tratado de Montevidéu, proposto por Quintino Bocaiúva à Argentina para solucionar de forma equitativa a questão de Palmas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

A Revolução Federalista e a Revolta da Armada possuíam causas e objetivos similares, motivo por que foi possível uma aliança para enfrentar as tropas legalistas de Floriano Peixoto.

A

Não havia causas e objetivos similares entre a Revolução Federalista, que consistiu em uma disputa regional de poder, e a Revolta da Armada, cujo objetivo era tentar derrubar o governo Floriano, considerado ilegítimo por alguns oficiais do Exército e da Marinha. Diante da impossibilidade de tomar a capital federal, os revoltosos da Revolta da Armada foram para o Sul do país, onde estava em curso a Revolução Federalista, e se aliaram às forças do Partido Federalista.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Conquanto tenha servido para fins propagandísticos, a intervenção da Marinha norte-americana em favor de Floriano Peixoto teve escasso efeito para desarticular a Revolta da Armada, pois ocorreu no momento em que as potências europeias já haviam garantido o cessamento das hostilidades na capital federal, declarando o Rio de Janeiro “cidade aberta”.

A

Não foram as potências europeias as responsáveis por debelar a Revolta da Armada, de 1893. Floriano foi buscar apoio nos EUA, após o fracasso da “esquadra Flint”, contrapondo-se à ideia de uma intervenção europeia na América.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

A interpretação radical do positivismo, feita por Júlio de Castilhos, foi um dos elementos que o aproximou dos chamados jacobinos do Rio de Janeiro, que tinham em Floriano Peixoto um de seus maiores expoentes.

A

Júlio de Castilhos comandava a oligarquia positivista gaúcha e o Partido Republicano Rio-Grandense, que entrou em confronto com o Partido Federalista, liderado por Silveira Martins. O governo Floriano intervém, com a liderança do Coronel Moreira César, em apoio a Júlio de Castilhos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Em 17 de novembro de 1903, chegou-se ao acordo chamado Tratado de Petrópolis. O Brasil ficaria com metade do território do Acre (cerca de 95 mil km2). A Bolívia, por sua parte, incorporaria uma pequena área habitada por bolivianos (de 2.300 km2), receberia 2 milhões de libras esterlinas e se beneficiaria de três pequenos ajustes de fronteiras na região do rio Paraguai. Além disso, o Brasil se comprometia a construir a ferrovia Madeira-Mamoré, que criava uma saída boliviana para o Atlântico.

A

O Brasil não ficou com metade, e sim com todo o território do Acre.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

A Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em parceria com outros grupos como a Aliança Cívica das Brasileiras e a Aliança Nacional de Mulheres, atuou intensamente para que o Código Eleitoral, aprovado em 1932, definisse como eleitor todo cidadão maior de 21 anos de idade, sem distinção de sexo. Após a vitória de 1932, era necessário assegurar que a nova Constituição também garantiria a igualdade de direitos políticos às mulheres. Uma forma de, seguramente, intervir no texto constitucional seria participar de sua criação. Assim, Bertha Lutz, com o apoio da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, e Nathercia Silveira, líder da Aliança Nacional de Mulheres, participaram da comissão organizadora do anteprojeto constitucional. Nas eleições para a Constituinte, ocorridas em 1933, Bertha Lutz (Rio de Janeiro) e Carlota Pereira de Queiroz (São Paulo) concorreram. Bertha Lutz foi eleita, sendo a primeira deputada federal do Brasil e única representante do sexo feminino na Constituinte de 1933/1934.

A

Item errado! Carlota Pereira de Queiroz, e não Bertha Lutz, foi a primeira deputada federal eleita no Brasil. Bertha Lutz, na realidade, não foi eleita para a Assembleia Constituinte em 1933, mas foi suplente e assumiu um mandato posteriormente. Conforme texto do Senado Federal: (…) “Candidata, em 1933, pela Liga Eleitoral Independente, a uma vaga na Assembleia Nacional Constituinte de 1934, pelo Partido Autonomista do Distrito Federal, Bertha não conseguiu eleger-se. Mas obteve a primeira suplência no pleito seguinte e acabou assumindo o mandato de deputada na Câmara Federal em julho de 1936, devido à morte do titular, Cândido Pessoa.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

Para parte das elites coloniais, as ideias do constitucionalismo liberal foram aclimatadas com vistas a aniquilar o residual e subjacente estatuto colonial e fortalecer a autonomia das províncias, inclusive dentro dos quadros do Reino Unido e sob uma monarquia constitucional.

A

Item certo! As ideias do constitucionalismo liberal foram de fato incorporadas por parte das elites coloniais brasileiras. Estas elites buscavam, através da adoção de uma monarquia constitucional, fortalecer a autonomia das províncias e superar os resquícios do sistema colonial, ainda que sua adaptação pudesse envolver a manutenção de estruturas socioeconômicas tradicionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

No Período Regencial, os políticos moderados, leitores de Rousseau e Paine, pretendiam transformações sociais mais profundas com a ampliação da cidadania política e civil a todos os segmentos livres da sociedade, o fim gradual da escravidão e até propostas de reforma agrária e instalação de um sistema federativo de governo.

A

Item errado! Os políticos moderados não buscavam por transformações sociais profundas. Durante o Período Regencial, os liberais moderados, também conhecidos como chimangos, buscavam reformas que não alterassem drasticamente a ordem social e que fossem implementadas de maneira controlada e progressiva, sem romper com a estrutura monárquica e sem desafiar diretamente o sistema escravocrata vigente no Brasil. Conforme mencionado no livro História Geral do Brasil (pág. 329), os moderados pleiteavam a realização de reformas estritamente políticas. As características mencionadas no item, como a defesa do federalismo, a emancipação gradual dos escravos, a igualdade jurídica e social, e a reforma agrária, faziam parte do projeto político dos exaltados que era combatido pelos moderados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

O indianismo romântico, desenvolvido durante o Segundo Reinado, pautou-se pelo nacionalismo exacerbado de inspiração local. Sua originalidade consistia em propor temas para a literatura, dissociados da sociedade brasileira, porém inspirados na literatura europeia que os literatos constituíram em referências políticas. Intérpretes do Brasil em tal perspectiva foram José de Alencar, autor da consagrada obra O Guarani, e Gonçalves de Magalhães, escritor que produziu a obra A confederação dos tamoios.

A

Item errado! O indianismo romântico foi um movimento literário que se desenvolveu durante o Segundo Reinado e teve como característica a valorização do indígena como figura heroica e elemento da identidade nacional. Esse movimento literário e cultural procurou construir uma identidade nacional brasileira valorizando figuras e temas nativos, como o índio, que era idealizado como símbolo do país e de suas origens. Autores como Gonçalves Dias, com obras como “I-Juca-Pirama” e “Os Timbiras”, e José de Alencar, com romances como “O Guarani” e “Iracema”, são exemplos dessa tendência que buscava afirmar uma identidade nacional distinta da herança colonial portuguesa. O erro está em afirmar que os temas eram dissociados da sociedade brasileira. Na realidade, durante o período, houve um esforço significativo para a construção de uma identidade nacional autônoma, e o indianismo, como uma das vertentes do Romantismo no Brasil, desempenhou um papel fundamental nesse processo, ainda que a forma literária fosse influenciada pelas correntes europeias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

Em textos como Efemérides Brasileiras, Biografias e Esboço da História do Brasil, nota-se a predileção do Barão do Rio Branco por tendências historiográficas então em voga na Alemanha e na Grã-Bretanha, que sobrevalorizavam narrativas político-militares a modelos explicativos socioeconômicos.

A

Item certo

O Barão do Rio Branco estimava o poder político e militar em voga na Europa. Seus anos em Berlim e em Liverpool proporcionaram ao Barão um convívio próximo com o contexto de corrida armamentista e expansão imperialista das potências europeias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

Idealizado a partir da personalidade carismática de D. Pedro I, o modelo de estado independente preconizado por José Bonifácio assentava-se na popularidade da figura do monarca como elemento de coesão social da nação, sendo o poder moderador o principal distintivo dele.

A

Item errado!

O modelo de Estado idealizado por José Bonifácio pautava-se no pragmatismo, considerando a relevância econômica do Brasil naquele momento histórico. Tentava distanciar o Estado que nascia da dinastia dos Bragança. Ademais, Dom Pedro I não era uma personalidade carismática, mas controversa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

A missão Corrêa da Câmara, enviada por José Bonifácio ao cabildo de Buenos Aires, tinha por objetivo estabelecer uma aliança defensiva e ofensiva, em coordenação com outras nações sul-americanas, contra eventuais agressões de potências europeias.

A

Item errado!

Inicialmente considerado “Certo”, o item foi alterado para “Errado” por haver inconsistência no destino da missão Corrêa da Câmara. A referida missão não foi enviada ao “cabildo de Buenos Aires”, pois esse não mais existia à época. A revogação do cabildo data de 24 de dezembro de 1821, enquanto a missão data de maio de 1822. De toda sorte, a missão Corrêa da Câmara tinha por objetivo reafirmar que o Império reconhecia a independência política das nações vizinhas, propor a constituição de um tratado ofensivo e defensivo para se protegerem das potências europeias, além de demonstrar interesse em intensificar as relações comerciais bilaterais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
32
Q

Influenciado pelas teses do almirante norte-americano Alfred T. Mahan e pela vitória marítima do Japão contra a Rússia, o Barão do Rio Branco foi um dos autores do Plano de Reorganização Naval, tendo influído a decisão da Marinha de optar pela aquisição de encouraçados de menor porte que pudessem operar com agilidade no Rio da Prata.

A

Item errado!

Rio Branco participou dos debates a respeito da modernização da Marinha do Brasil, mas não foi um dos autores do Plano de Reorganização Naval. Rio Branco era contra o plano brasileiro. Seria melhor, dizia, no lugar de três grandes encouraçados, seis menores que pudessem operar no Rio da Prata. O programa naval de 1906 acabou por encomendar três encouraçados de grande porte, tipo dreadnought (o Minas Gerais, o São Paulo e o Rio de Janeiro), mas não chegou a receber o terceiro dreadnought, o Rio de Janeiro, vendido à Turquia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
33
Q

Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, o Barão do Rio Branco desenvolveu uma relação de admiração mútua com Machado de Assis, com quem compartilhava o desejo de projeção da imagem de um Brasil letrado e civilizado no exterior.

A

Item errado!

O Barão do Rio Branco não foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Conforme o site da ABL, “segundo ocupante da cadeira 34, foi eleito em 1º de outubro de 1898, na sucessão de Pereira da Silva. Ao se fundar a Academia em 1897, Rio Branco se encontrava ausente do país. Na votação para preenchimento das dez vagas restantes, teve apenas dez votos, não sendo eleito. Seu nome esteve, entretanto, desde logo lembrado, e, em 1898, ocorria o falecimento de Pereira da Silva, sendo Rio Branco eleito para essa vaga. Não chegou a tomar posse, utilizando-se do dispositivo regimental que permitia a posse por correspondência.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
34
Q

Desgastado pelo esforço da Guerra da Tríplice Aliança, acossado por um deficit crônico em suas contas e com seus tradicionais interesses no Prata garantidos, o império resistiu aos esforços diplomáticos chilenos para envolver-se na Guerra do Pacífico e manteve-se neutro ao longo de todo o conflito.

A

Item certo!

Conforme Luís Cláudio Villafañe, para o Chile, seria de extrema importância contar com o apoio decidido do Império no caso do agravamento dos contenciosos que mantinha com seus vizinhos. A aliança com o Brasil foi proposta pela diplomacia chilena em 1872, 1874 e durante a Guerra do Pacífico (1879-1883). O governo brasileiro negou todas as investidas chilenas, mantendo-se neutro durante o conflito contra o Peru e a Bolívia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
35
Q

As medidas de contração fiscal adotadas no âmbito do PAEG para auxiliar na redução da inflação foram potencializadas pela política de limitação dos vencimentos do funcionalismo público, os quais permaneceram congelados ao longo de 1964, mesmo em contexto de inflação elevada.

A

Item errado!

Apesar de ter ocorrido congelamento de salários do funcionalismo público em 1964 (Circular nº 10/1964), esse congelamento ocorreu apenas a partir de junho. Antes disso, houve aumentos salariais do funcionalismo público como forma de compensar a inflação corretiva (aumentos das tarifas dos serviços públicos). No geral, a política salarial do PAEG previa ajustes anuais abaixo da inflação, ou seja, causava uma queda nos salários reais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
36
Q

A nova norma constitucional (1988) reforçou o Poder Legislativo, capacitando-o a anular atos do Poder Executivo e a isentar-se das decisões do Poder Judiciário, quando este atinge parlamentares durante o exercício do cargo.

A

Item errado!

Apesar de prever imunidade parlamentar, a Constituição de 1988 não garantiu aos membros do Poder Legislativo isenção das decisões do Poder Judiciário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
37
Q

Mais do que disciplina acadêmica, a História foi tornada argumento político oficial para sustentar ideologicamente a ditadura do Estado Novo, ao buscar traçar uma linha evolutiva de continuidade entre a Primeira República, o presente e o futuro da nação.

A

Item errado!

Pelo contrário. O episódio da queima das bandeiras, por exemplo, representou a ruptura do Estado Novo com a “República Velha”, o fim dos regionalismos e da federação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
38
Q

Durante o governo JK, a taxa de crescimento do produto interno bruto (PIB) brasileiro superou a da América Latina, mas não a do mundo.

A

Item errado!

No período de 1957-1961, o PIB brasileiro cresceu à taxa anual de 8,2%, acima do crescimento médio da América Latina e do mundo. Esse crescimento acelerado resultou em um aumento de 5,1% ao ano na renda per capita, superando o próprio objetivo do Plano de Metas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
39
Q

A Lei Agamenon Magalhães, de 1945, estabeleceu como condição obrigatória para o registro de qualquer agremiação partidária o seu caráter nacional, normativa que rompeu, de forma definitiva, com a tradição republicana brasileira de estruturar partidos políticos regionais.

A

Item certo!

Exatamente. O decreto definiu que, para obter o registro e assim disputar as eleições, os partidos deveriam ter base nacional, ou seja, obter o apoio de, no mínimo, 10 mil eleitores em cada um de pelo menos cinco estados. Essa medida visava inviabilizar a recriação do quadro partidário anterior ao Estado Novo, sustentado por partidos regionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
40
Q

Com a redução da perseguição e da repressão ao movimento sindical após o governo Dutra, entre 1951 e 1964, o sindicalismo brasileiro cresceu em número, tanto de sindicatos quanto de trabalhadores sindicalizados, e seus principais instrumentos na luta pela aplicação e ampliação dos direitos trabalhistas foram as greves e os recursos encaminhados à justiça do trabalho.

A

Item certo!

No contexto de forte ideologização da Guerra Fria, o governo Dutra perseguiu sindicatos e partidos políticos. Com o fim de seu governo, e o retorno de Vargas ao poder, maior liberdade foi alcançada pelos sindicatos que, em meio a forte industrialização e urbanização, promoveu greves e recursos na justiça do trabalho, entre 1951 e 1964. Nesse período, o ano de 1953 foi emblemático, com diversas greves pelo país, dentre elas a greve dos 300 mil, em São Paulo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
41
Q

A disputa entre Portugal e França pelo Cabo Norte, atual Amapá, foi resolvida com a assinatura do Tratado de Utrecht, em 1713.

A

A disputa não se resolve com a assinatura do Tratado de Utrecht, pois não se definiu qual seria o rio Japoc. A disputa se mantém até a resolução definitiva, na República.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
42
Q

Com o Tratado de Badajoz, de 1801, a posse da região dos Sete Povos, no oeste gaúcho, passou à Espanha, mas o território foi retomado pelos portugueses em 1816.

A

Item errado!
Não é de limites! É tratado de paz que encerra a guerra das laranjas
Não fala nada acerca da américa

Ainda de acordo com Synésio Sampaio, “A guerra de 1801 entre Portugal e Espanha provocou ocupações territoriais em Portugal (Olivença) e, na América. Aqui, tropas gaúchas conquistaram, para sempre, a região dos Sete Povos. O tratado de paz desse mesmo ano – Tratado de Badajoz – não previu a devolução dos territórios ocupados. Na prática, e para o Brasil também na teoria, estava anulado Santo Ildefonso”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
43
Q

A expansão territorial para o sul, para que o Rio da Prata fosse limite natural, resultou na fundação de Montevidéu em 1680.

A

A fundação da Colônia de Sacramento, em 1680, fez parte da estratégia portuguesa de expandir seus domínios até a foz do Rio da Prata, como medida estratégica para garantir o acesso ao interior da Colônia e a participação no intenso fluxo comercial daquela região, além de evitar a expansão da América hispânica rumo ao território colonial. Montevidéu somente foi fundada em 1720 pelos Espanhóis como resposta a Sacramento.

Espanhóis cercaram sacramento com ocupações para evitar a chegada por terra
Para isolar sacramento por navegação criaram Montevidéu com fortalezas para bombardear navegações portuguesas que chegassem pela foz do prata com destino a Sacramento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
44
Q

A Convenção de Sintra, assinada por Portugal e Inglaterra, por influência do Marquês de Pombal, possibilitou a consolidação da soberania inglesa na Guiana, no norte da Amazônia.

A

Item errado!

Não há consolidação inglesa na Guiana antes da década de 1830 do século XIX. Além disso, a Convenção de Sintra foi um acordo assinado entre Inglaterra e França, em 1808, para regulamentar a evacuação de Portugal no contexto das invasões napoleônicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
45
Q

O enfrentamento militar com os espanhóis no Brasil meridional culminou com a ocupação parcial do Rio Grande de São Pedro, pela Espanha, por mais de uma década.

A

Item certo!

A ocupação a que se refere o item ocorreu na região de Desterro e em parte do Rio Grande de São Pedro. Por estar em vantagem militar no Sul do Brasil, os espanhóis conseguiram articular um tratado favorável às suas demandas. No Tratado de Santo Ildefonso, de 1777, Portugal cede à Espanha a Colônia de Sacramento em troca das terras invadidas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
46
Q

A descentralização administrativa da América portuguesa foi uma das estratégias políticas pombalinas de constituição de um império em dois continentes, no intuito de preservar a integridade do Brasil.

A

Item errado!

Conhecido por sua característica despótica, a administração pombalina foi centralizadora, não descentralizadora como diz o item. Em seu período à frente do governo, extinguiu o Governo-Geral do Brasil e o Governo-Geral do Estado do Maranhão para criar o Vice-Reino do Brasil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
47
Q

Com o Tratado de Madri, assinado durante o reinado de D. José I, a Espanha reconheceu a soberania portuguesa sobre extensão territorial, na América, superior à delimitada pelo Tratado de Tordesilhas.

A

Item errado!

O Tratado de Madri foi assinado durante o reinado de D. João V, não durante o período em que D. José I esteve no poder, quando iniciou um posicionamento, capitaneado pelo Marquês de Pombal, contrário ao tratado.

Substitui os tratados anteriores
Reconhecimento da ultrapassagem de Tordesilhas

48
Q

Em oposição às determinações da Coroa portuguesa, ao longo do século XVII, colonos partiram de Piratininga em busca de riquezas pelos sertões afora, o que foi decisivo para a configuração das fronteiras do Brasil e para a consolidação de São Paulo como importante polo econômico no período colonial.

A

Item errado!

Não houve oposição às bandeiras paulistas por parte da Coroa portuguesa. Conforme Synesio Sampaio Goes Filho, em Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas, “(…) ficou provado que, em muitos casos, se confundem a participação do poder público com a da iniciativa privada”.

49
Q

No período entre a assinatura dos tratados de Madri (1750) e de Santo Ildefonso (1777), as duas metrópoles ibéricas foram levadas ao confronto bélico na fronteira meridional do Brasil, cujo resultado beneficiou Portugal, que anexou à sua colônia territórios que, pelo disposto no Tratado de Tordesilhas, pertenciam à Espanha.

A

Item certo!

Os momentos de conflito (1762 e 1776) marcaram vitórias militares espanholas, mas confirmaram territórios que Portugal não deveria ter direito, conforme Tordesilhas. Segundo Synesio Sampaio Goes Filho, em Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas, “Santo Ildefonso confirmava a inclusão no território nacional de praticamente toda a área dos famosos dois terços do Brasil extra-Tordesilhas” (regiões Norte e Centro-Oeste).

50
Q

Ponto principal entre as diversas áreas de colonização portuguesa no extremo sul do Novo Mundo, a Colônia de Sacramento foi fundada para servir como base do comércio lusitano na região, e a necessidade de neutralizar a crescente importância econômica dessa colônia levou os espanhóis a fundarem Buenos Aires na outra margem do rio da Prata.

A

Item errado!

Há uma inversão cronológica e conceitual no item. Buenos Aires foi fundada em 1536, e sua prosperidade, especialmente comercial, é que chamou a atenção da Coroa portuguesa para o estuário do Prata. Em decorrência da expansão econômica da cidade portenha, em 1680, é fundada a Nova Colônia do Santíssimo Sacramento, na margem oposta do rio.

51
Q

As companhias de guerra configuravam soluções econômicas típicas do mercantilismo colonial português, estando as expedições de exploração dos novos territórios associadas à captura de mão de obra escrava indígena.

A

Item errado!

Quando se organiza uma tropa para uma missão militar específica
As companhias de guerra não se associavam à captura de mão de obra escrava indígena. Essa empresa foi objeto das bandeiras, das entradas e das monções, no século XVI.

52
Q

Nos primeiros anos após a Revolução de 1930, a ação do governo federal concentrou-se no fortalecimento do papel do Estado, sem representar diretamente os interesses de uma classe social.

A

Precisamente visando debelar o regime oligárquico da Primeira República, ou seja, a política de Estados, Vargas buscou adensar as capacidades e atribuições do governo federal. Centralizar, portanto: criação do código dos interventores é o maior exemplo. Isso sem contar as políticas econômicas e os institutos (café, álcool, por exemplo) criados e dirigidos pela governo federal. Todo o esforço do Vargas foi reduzir o papel dos Estados. Todo esse intento ocorreu sem representar diretamente os interesses de uma classe específica. A ideia de Vargas era guardar um apoio amplo, de diversos grupos, sem perder de vista o projeto centralizador.

53
Q

A proposta da Operação Pan-Americana foi recebida com resistências pelos EUA, que arcaria com grande parte de seus custos financeiros, e pela Argentina, que via na iniciativa uma tentativa de hegemonia brasileira no continente.

A

O problema do item é a menção à Argentina. A OPA, pelo contrário, estreitou os laços entre países sul-americanos. Lembre, por exemplo, da ALALC, que surge como desdobramento da OPA (1960, Tratado de Montevidéu). Eram tempos de grande insatisfação latino-americana com os EUA. A OPA foi vista, inclusive por Buenos Aires, como mecanismo de redefinição de forças.

54
Q

A ausência de rotas comerciais internas na América Portuguesa dificultou o controle do território e resultou no isolamento das capitanias, que tratavam quase que exclusivamente com a sede do governo colonial e a metrópole europeia.

A

Item errado!

Uma coisa é falar em escassez de rotas internas, mas, falar em ausência de rotas internas seria negar o papel histórico dos bandeirantes no sentido de integrar, de algum forma o centro-sul da América Portuguesa, bem como a iniciativa das monções que, mesmo que precariamente, promoveram certa integração entre o Centro-Oeste e o Norte da colônia. Trata-se, aqui, de rotas fluviais e rotas terrestres. A comunicação escassa, no entanto, fazia com que as capitanias do norte, por exemplo, quase não tivessem contato com a sede do governo colonial.

55
Q

A disputa entre Portugal e França pelo Cabo Norte, atual Amapá, foi resolvida com a assinatura do Tratado de Utrecht, em 1713.

A

Item errado!

O tratado de Utrecht de 1713 determina que a fronteira é no rio Japoc. No entanto, a disputa não se resolve aí, pois não se definiu qual seria o rio Japoc. A questão só é resolvida com o arbitramento do Presidente da Confederação Helvética (Suíça, 1900), cujo Laudo de BERNA foi favorável ao Brasil: Barão (MRE) > La Blache (Quai d’Orsay).

56
Q

Com o Tratado de Badajoz, de 1801, a posse da região dos Sete Povos, no oeste gaúcho, passou à Espanha, mas o território foi retomado pelos portugueses em 1816.

A

O Tratado de Badajoz foi um tratado de paz que encerrou a Guerra das Laranjas. Confirmou as fronteiras pois a invasão territorial significaria a anulação do tratado, mas não tratou de mudanças fronteiriças.

57
Q

A expansão territorial para o sul, para que o Rio da Prata fosse limite natural, resultou na fundação de Montevidéu em 1680.

A

Errado. Sacramento foi fundada em 1680. Montevidéu é fundada pelos Espanhóis em 1724 em resposta à Sacramento.

58
Q

A Convenção de Sintra, assinada por Portugal e Inglaterra, por influência do Marquês de Pombal, possibilitou a consolidação da soberania inglesa na Guiana, no norte da Amazônia.

A

Item errado!

Não há consolidação inglesa na Guiana antes da década de 1830 do século XIX. Além disso, a Convenção de Sintra foi um acordo assinado entre Inglaterra e França, em 1808, para regulamentar a evacuação de Portugal no contexto das invasões napoleônicas.

59
Q

O enfrentamento militar com os espanhóis no Brasil meridional culminou com a ocupação parcial do Rio Grande de São Pedro, pela Espanha, por mais de uma década.

A

Item certo!

A ocupação a que se refere o item ocorreu na região de Desterro e em parte do Rio Grande de São Pedro. Por estar em vantagem militar no Sul do Brasil, os espanhóis conseguiram articular um tratado favorável às suas demandas. No Tratado de Santo Ildefonso, de 1777, Portugal cede à Espanha a Colônia de Sacramento em troca das terras invadidas.

60
Q

Em oposição às determinações da Coroa portuguesa, ao longo do século XVII, colonos partiram de Piratininga em busca de riquezas pelos sertões afora, o que foi decisivo para a configuração das fronteiras do Brasil e para a consolidação de São Paulo como importante polo econômico no período colonial.

A

Item errado!

Não houve oposição às bandeiras paulistas por parte da Coroa portuguesa. Conforme Synesio Sampaio Goes Filho, em Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas, “(…) ficou provado que, em muitos casos, se confundem a participação do poder público com a da iniciativa privada”.

61
Q

No período entre a assinatura dos tratados de Madri (1750) e de Santo Ildefonso (1777), as duas metrópoles ibéricas foram levadas ao confronto bélico na fronteira meridional do Brasil, cujo resultado beneficiou Portugal, que anexou à sua colônia territórios que, pelo disposto no Tratado de Tordesilhas, pertenciam à Espanha.

A

Item certo!

Os momentos de conflito (1762 e 1776) marcaram vitórias militares espanholas, mas confirmaram territórios que Portugal não deveria ter direito, conforme Tordesilhas. Segundo Synesio Sampaio Goes Filho, em Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas, “Santo Ildefonso confirmava a inclusão no território nacional de praticamente toda a área dos famosos dois terços do Brasil extra-Tordesilhas” (regiões Norte e Centro-Oeste).

62
Q

Prevalecia a monocultura agroexportadora, principalmente de açúcar, com predomínio do latifúndio da terra e do trabalho escravo (indígenas e africanos) generalizado.

A

Item certo.

O item descreve as bases da plantation: latifúndio, monocultura e trabalho escravo.

63
Q

As companhias de guerra configuravam soluções econômicas típicas do mercantilismo colonial português, estando as expedições de exploração dos novos territórios associadas à captura de mão de obra escrava indígena.

A

As companhias de guerra eram a organização de uma tropa para uma missão militar específica composta tanto por moradores da colônia quanto por reinóis.
Colaboração militar dos mercadores portugueses com as forças da metrópole
Havia a obrigatoriedade do colono e do sesmeiro de quando necessário for convocado organizar militares para converter indígenas que não aceitam a catequização
. mas não buscava explorar novos territórios ou utilizá-los para mão de obra.

64
Q

Na mineração, diferentemente do ocorrido no Nordeste açucareiro, a presença do Estado metropolitano como agente econômico foi preponderante, evidenciada no elevado nível de investimento financeiro na região, na exploração estatal das minas e na adoção de mecanismos diretos de arrecadação de impostos.

A

Errado. Havia presença reguladora do Estado na economia mineradora (diferentemente do que ocorria na economia açucareira); no entanto, a Coroa não investiu diretamente na região, deixando à iniciativa privada a exploração das riquezas minerais.

65
Q

Derrotada em suas pretensões presidenciais em três eleições consecutivas (Eurico Gaspar Dutra, em 1945; Getúlio Vargas, em 1950; Juscelino Kubitschek, em 1955), a UDN teve a ilusão de ter chegado ao poder com a vitória de Jânio Quadros, em 1960, candidato ao qual emprestara seu apoio para assegurar a vitória sobre o marechal Teixeira Lott, do então majoritário PSD.

A

Exato. Para as eleições de 1960 a UDN apoiou Jânio Quadros, candidato apartidário (e, sob certos aspectos, hostil à UDN) e lançou ainda uma vez o nome do liberal histórico Mílton Campos para a vice-presidência. A nova campanha da UDN centrava-se nos ataques ao governo Kubitschek (corrupção, nepotismo, enriquecimentos ilícitos etc. eram as constantes das denúncias) e principalmente à política econômica: inflação, alta do custo de vida, desperdício com as obras de Brasília e a futilidade da imagem do “presidente voador” (o semanário radical e sensacionalista da imprensa carioca Maquis chegou a publicar manchetes do gênero: “Governo Kubitschek, sindicato de ladrões”). Acima de tudo, a “vassoura” da campanha janista atraía os setores populares, tradicionalmente hostis à UDN, e polarizava o descontentamento dos militares e das camadas médias, através de promessas de “limpeza” na administração e estabilização na economia.

66
Q

Companheiro de chapa de Juscelino Kubitschek, o gaúcho João Goulart era o herdeiro natural de Getúlio Vargas, em cujo governo fora ministro do Trabalho, cargo do qual saíra por ter-se recusado a propor aumento de 100% do salário mínimo, como exigia o movimento sindical, por considerá-lo incompatível com a situação econômico-financeira do país, ainda que considerasse justo o percentual defendido pelos representantes dos trabalhadores.

A

Item errado!

João Goulart foi o principal defensor do aumento de 100% do salário mínimo e, por isso, foi demitido do Ministério do Trabalho.

67
Q

Há relativo consenso historiográfico quanto ao fato de que a transferência do Estado português para a colônia foi decisiva para que o processo de independência do Brasil, já em curso desde as últimas décadas do século XVIII, sofresse solução de continuidade e só se concretizasse após a vitória da revolução absolutista irrompida no Porto, em 1820.

A

Não há indícios de que havia um processo de independência do Brasil em curso já nas últimas décadas do século XVIII. Ainda assim, um erro mais grave no item é afirmar que a Revolução do Porto foi de caráter absolutista. Essa revolução propunha uma monarquia constitucionalista em Portugal.

68
Q

A revogação do ato que proibiu a instalação de indústrias no Brasil e a abertura dos portos simbolizaram o fim do monopólio metropolitano.

A

Exatamente. A partir da chegada da Corte, em 1808, o Brasil experimentou importante crescimento econômico. Além da revogação do exclusivo colonial, diversas medidas modernizadoras foram implementadas por D. João VI, inclusive a revogação da proibição da instalação de indústrias no país (que datava do ano de 1785).

69
Q

Na Bahia, a população, sob a liderança do médico Francisco Sabino Barroso, revoltou-se contra o recrutamento forçado para a formação de tropas que deveriam lutar no Rio Grande do Sul e instituiu a República Bahiense.

A

Exatamente. A Sabinada teve início em 1837, opondo-se ao governo da Regência e tentando implementar uma República na Bahia que duraria até a maioridade de Dom Pedro II. Além disso, o movimento rebelou-se contra o recrutamento forçado.

70
Q

No final do governo Geisel, o Brasil, perseguindo objetivos políticos contrários à prática de segregação racial, rompeu relações com a República da África do Sul.

A

Apesar de ter votado na ONU a favor da condenação do apartheid, o Brasil não chegou a romper relações diplomáticas com a África do Sul, estabelecidas em 1948.

71
Q

A Revolução Puritana de 1640 e a Revolução Gloriosa de 1688, ainda que integrantes de um mesmo contexto, são distintas nos propósitos e nos meios utilizados, visto que a segunda se insurgiu contra o Parlamento, mas procurou manter incólume o poder monárquico.

A

As duas revoluções não foram distintas nos propósitos. Ambas as revoluções buscavam limitar os poderes reais. O final do item está categoricamente errado, pois era o Parlamento que buscava limitar o poder monárquico, submetendo-o a uma constituição que o alijava das decisões políticas.
A puritana dá início à República de Cromwell. Com os Stuart restaurados 20 anos depois, o parlamento receoso com um rei católico e simpático à França, Jaime II, o destrona colocando seu primo, Guilherme de Orange (genro holandês do rei), no trono, finda a Revolução Gloriosa.

72
Q

O liberalismo de Alexis de Tocqueville abriga uma apologia dos valores das classes médias baseada na crença da força civilizadora do comércio, popularizada por Adam Smith, entre Outros.

A

Para Alexis de Tocqueville, não é o comércio e sim a democracia que leva a liberdade. Liberalismo de natureza política e não econômica. dois cenários para a democracia: um, da tirania da maioria sobre a minoria; outro, da inflexão da minoria sobre a maioria.

73
Q

Em Portugal, D. Miguel contava com a simpatia da Santa Aliança e, sob a tutela desta, revogou a Constituição de 1822, jurada por seu pai, D. João VI. Esse país contaria com nova Constituição apenas em 1834, ao final da guerra civil vencida por D. Pedro IV.

A

Item errado.

A Constituição portuguesa que seguiu a revogação da Constituição de 1822 foi a de 1826.
A Carta Constitucional da Monarquia Portuguesa de 1826 foi a segunda Constituição Portuguesa. Muito similar à carta de 1824, institui o poder moderador em Portugal

74
Q

O movimento republicano secessionista no norte do Brasil, em 1820, propiciou a conscientização da elite do sudeste da necessidade da independência, a fim de se impedir que regiões brasileiras a fizessem autonomamente e se desintegrassem do território nacional.

A

Não havia movimento republicano no Norte do Brasil. No entanto, o Norte quase ficou com Portugal; a iniciativa da independência e da manutenção da unidade territorial foi do Sudeste. No Pará, na Cisplatina e no Maranhão, há resistência ao projeto de independência de Dom Pedro.

75
Q

Francisco Campos, um dos principais ideólogos do Estado Novo, defendia que esse novo Estado promovesse uma “consciência nacional” capaz de unificar uma nação dividida, por meio de transformações estimuladas pela mentalidade das multidões e de seus líderes.

A

Item errado!

Para Francisco Campos, e também para o governo do Estado Novo, a unificação da nação deveria ser empreendida por meio da cooptação, do corporativismo e, se necessário, da coerção. Não havia cooptação das massas ou aliança com as classes dominantes.
Havia culto ao líder.

76
Q

Fez parte da estratégia política em favor da independência brasileira o esvaziamento da influência das cortes legislativas portuguesas, por meio da criação de uma corte similar no Brasil.

A

Exatamente. O item faz referência à convocação das cortes portuguesas, um desdobramento do Vintismo. As cortes se reuniram para elaborar uma constituição. Liberal na Europa mas conservadora nas Américas. Em oposição a ela, o príncipe regente condicionou a aplicação de qualquer mando das cortes ao seu beneplácito e convocou uma corte similar no Brasil, que elaboraria a constituição de 1823.

77
Q

Ao promoverem a industrialização de Portugal, as reformas pombalinas atingiram os interesses da elite mercantil brasileira, cujos ganhos estavam relacionados à importação de manufaturados da Inglaterra.

A

Errado. A administração de Pombal representou um grande esforço no sentido de tornar mais eficaz a administração portuguesa e introduzir modificações no relacionamento Metrópole-Colônia. A reforma misturou características do velho e do novo, combinando o absolutismo ilustrado com a tentativa de uma aplicação consequente das doutrinas mercantilistas. A política pombalina prejudicou setores comerciais do Brasil marginalizados pelas companhias privilegiadas (criou a Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba), mas não teve por objetivo perseguir a elite colonial. Pelo contrário, colocou membros dessa elite nos órgãos administrativos e fiscais do governo, na magistratura e nas instituições militares.

78
Q

No final da década de 40 do século XIX, foi adotada a doutrina de limites a ser seguida pelo Império a fim de proteger o status quo territorial, a qual estabelecia: o princípio do uti possidetis; a restrição da validade do Tratado de Santo Ildefonso aos casos em que não houvesse ocupação efetiva do território; a negociação bilateral; e o arbitramento em última instância.

A

Certo. Esses foram os princípios usados por Paulino José Soares de Souza, o visconde do Uruguai, secretário de negócios exteriores a partir de 1849. Junto ao Visconde de Itaboraí e a Eusébio de Queiroz, compunham a Trindade Saquarema.

79
Q

Na década de 70 do século XIX, eram cordiais as relações entre o Império do Brasil e os Estados Unidos da América, o que se comprova pela visita de Pedro II à Exposição Universal do Centenário da Independência dos EUA, em 1876.

A

Exatamente. De acordo com Francisco Doratioto, em Relações Internacionais do Brasil, “As relações com os Estados Unidos também se tornaram cordiais, e respaldavam-nas o fato de ser o mercado norte-americano o maior consumidor do café exportado pelo Brasil, que era beneficiado por um sólido superávit na relação comercial bilateral. Em 1871, a cordialidade com os EUA, e também com a GB, levou o governo desses dois países a solicitar que D. Pedro II nomeasse um árbitro brasileiro para integrar o tribunal arbitral no caso do navio Alabama. A cordialidade com Washington foi reforçada em 1876, com a visita de D. Pedro II aos EUA para participar da inauguração da Exposição Universal da Filadélfia, em comemoração ao centenário da independência norte-americana. O Imperador causou excelente impressão e a imprensa estadunidense descreveu-o como monarca culto, sábio e simpático”.

80
Q

O contexto da negociação da fronteira entre Brasil e Uruguai, em meados da década de 50 do século XIX, caracterizou-se pela presença em território uruguaio de tropas do Exército Imperial brasileiro, cujos objetivos incluíam, ainda, a contenção da política expansionista de Juan Manuel de Rosas, líder da Confederação Argentina.

A

Quando o Brasil assinou tratado de limites com o Uruguai, o governo já estava nas mãos dos Colorados (Frunctuoso Rivera), e Rosas já havia sido derrotado. Segundo Francisco Doratioto, em O Brasil no rio da Prata, “A derrota de Rosas permitiu à diplomacia imperial alcançar importantes objetivos no Rio da Prata. O governo do Uruguai, dependente financeira e politicamente do Império, assinou um tratado que definiu limites nos termos desejados pelo Rio de Janeiro, bem como assinou outros acordos que tornaram o Estado Oriental dependente do Brasil”.

81
Q

A maior parte dos recursos para financiar a participação brasileira na Guerra do Paraguai adveio de empréstimos internacionais, principalmente do banco Rothschild, de Londres.

A

O tesouro real indicou um gasto de 614 mil contos de réis na Guerra do Paraguai, provindos das seguintes fontes: Empréstimo Estrangeiro: 49 (em milhares de contos de Réis) Empréstimo Interno: 27 Emissão de dinheiro: 102 Emissão de títulos: 171 Imposto: 265 O conflito custou, pois, ao Brasil, quase onze anos do orçamento público anual, em valores de pré-guerra, o que permite compreender melhor o persistente “déficit” público nas décadas de 1870 e 1880. Também chama a atenção, nos números sobre as fontes dos recursos gastos na luta, a participação proporcionalmente pequena de empréstimos externos.

Ademais, quando a guerra estourou o Brasil estava com as relações rompidas com a Inglaterra por conta da Questão Christie. A guerra inicia em 1864 as relações permanecem rompidas de 1863 a 1865.

82
Q

Entre os principais problemas que afligiram a lavoura de cana-de-açúcar no Nordeste durante o Segundo Reinado destacaram-se a falta de créditos e a ausência de infraestrutura adequada.

A

Atentar-se para o marco temporal estabelecido no cabeçalho: Segundo Reinado!!! Nesse momento, a infraestrutura da lavoura de cana-de-açúcar no Nordeste já não era adequada, assim como não havia investimentos suficientes, uma vez que o eixo dinâmico da economia brasileira era a cultura do café.

83
Q

O rápido desenvolvimento da lavoura cafeeira no Vale do Paraíba tornou viável a utilização de mão de obra de imigrantes europeus nesse trabalho, no Segundo Reinado.

A

A utilização de mão de obra livre, no Brasil, só foi viabilizada no final do século XIX, com o processo de financiamento estatal e de desmonte do sistema escravista.

84
Q

Lei de Terras, editada em meados do século XIX, foi um instrumento jurídico destinado a proteger a propriedade do Estado sobre terras devolutas a ele pertencentes.

A

A lei buscava regulamentar o cadastro das terras ocupadas no Brasil, em especial as devolutas que seriam vendidas. O projeto da lei defendeu o latifúndio sob o argumento de que pequenos proprietários não conseguiriam manter um empreendimento agrícola contra ameaças como a indígena. em especial no interior do território. Ao contrário da lei Eusébio de Queiroz, a Lei de Terras sofreu sempre todo tipo de resistência dos proprietários ao se tentar coloca-la em prática. Além disso, o objetivo da lei de atrair imigrantes europeus resultou em relativo fracasso, devido às melhores condições oferecidas ao imigrante pelos EUA, sobretudo após o Homestead Act, de 1862. Nas palavras de José Murilo de Carvalho, a Lei de Terras, que não deixou de representar um avanço em relação a suas propostas regulamentadoras, sofreu o veto dos barões. Mas, por outro lado, ela mesma se constituiu também em um veto às camadas de baixa condição social quanto ao acesso à terra, cumprindo, assim, o seu papel de preservar e de favorecer a concentração fundiária nas mãos dos detentores de capital.

85
Q

O setor agrícola era fundamental para a economia brasileira e, em algumas regiões do país, a produção era destinada, de modo predominante, ao mercado interno.

A

Por mais que pareça estranho imaginar regiões que eram voltadas para o mercado interno, essa era a realidade de províncias como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, grandes fornecedores de alimentos para o mercado interno.

86
Q

Devido a sua política econômica e ao caráter antiliberal de seu governo, Floriano Peixoto enfrentou a má disposição dos Estados Unidos da América em apoiar os pleitos comerciais e políticos brasileiros.

A

O período é marcado pela chamada “aliança não escrita” com os EUA. Houve inclusive a ajuda naval dos EUA para furar o bloqueio no RJ.

87
Q

A rebelião do Contestado teve caráter tanto social, com a demanda dos revoltosos pelo reconhecimento das terras ocupadas secularmente, quanto político, de reação ao não cumprimento da Constituição de 1891 na sucessão de Deodoro da Fonseca.

A

Item errado!

A rebelião do Contestado ocorreu no século XX, entre os anos de 1912 e 1916. Os conflitos que ocorreram em 1891, no âmbito da República da Espada, foram a Revolta da Armada e a Revolução Federalista, já no governo de Floriano Peixoto. Ou seja, o caráter político que o item menciona sobre o Contestado não pode ser considerado correto.

88
Q

Na década de 20 do século XX, o movimento tenentista contou com importante participação de oficiais tanto do Exército como da Marinha, tendo apontado os males causados pelo poder excessivo da oligarquia e defendido a descentralização do poder político, além de uma política econômica nacionalista.

A

O movimento tenentista não teve grande, ou importante, participação de oficiais do Exército e da Marinha. Ficou concentrado nas baixas patentes (tenentes), que eram influenciadas pela filosofia do papel cidadão dos militares. Além disso, defendiam maior centralização do poder político.

89
Q

O sistema de colonato, adotado pelos fazendeiros do café para a utilização da mão de obra oriunda da imigração, fracassou em virtude da resistência dos imigrantes em submeterem-se a longas jornadas de trabalho e à falta de instrumentos agrícolas adequados.

A

O sistema de colonato não foi um fracasso. Na verdade, foi exitoso para a atração de imigrantes europeus, pois conseguiu aliar a mão de obra assalariada com baixos custos para o grande produtor, na medida em que o imigrante poderia produzir em um espaço de terra delimitado.

90
Q

No governo de Epitácio Pessoa, a valorização do preço internacional do café, com o consequente ingresso de grande quantidade de moeda forte, desvalorizou o câmbio e causou Inflação.

A

O erro está apenas em desvalorização do câmbio. Com a entrada de moeda forte houve a valorização cambial, com aumento das importações e da inflação, o que levou a reversão da balança comercial em meados de 1920, quando houve uma queda vertiginosa das exportações por conta da crise recessiva principalmente nos EUA e Reino Unido, o que levou à desvalorização do café. É criado o instituto de defesa permanente do café, financiado principalmente pela emissão de títulos do tesouro nacional e também por empréstimos externos.

91
Q

Em 1932, o levante armado de São Paulo contra Getúlio Vargas reuniu forças políticas que esperavam o retorno das formas oligárquicas de poder, bem como aquelas que reivindicavam uma democracia liberal para o país.

A

certo. A Revolução Constitucionalista de 1932 reuniu grupos antagônicos dentro do estado de São Paulo, mas que tinham a motivação comum de lutar contra o governo de Getúlio Vargas. De um lado, o Partido Republicano Paulista, derrotado pela Revolução de 1930 e que visava o retorno à estrutura da Primeira República; e de outro, o Partido Democrático, que objetivava a instalação de uma democracia no Brasil.

92
Q

Inicialmente, o governo Dutra manteve a política econômica do Estado Novo, mas a exaustão das divisas acumuladas durante a Segunda Guerra Mundial levou-o a tomar medidas liberalizantes e a retirar o apoio financeiro à indústria nacional em 1947.

A

Item errado!

Subsidiado pelas teorias liberais de Bretton Woods, o governo Dutra iniciou políticas liberalizantes, que logo provocaram o colapso das reservas internacionais que o Brasil havia acumulado durante a Segunda Guerra. O resultado foi um forte desequilíbrio nas transações em ouro e dólar do resto do mundo com os EUA, gerando o período conhecido na história econômica como o de “escassez de dólares”. A imposição de controles seletivos sobre as importações surge, portanto, como necessidade.

93
Q

Durante o governo Dutra, lideranças do partido comunista conduziram diversas reivindicações sociais, estimuladas pela falta de reajustes do salário mínimo.

A

certo!

Com o avanço da redemocratização, representado pelo início do governo Dutra e a instalação da Constituinte no início de 1946, o movimento operário ganhou vigor, o número de sindicalizados cresceu e várias greves eclodiram no país. Para barrar o avanço do movimento sindical, que contava com forte apoio dos comunistas, Dutra, ainda no início do governo, antes da promulgação da nova Constituição (18 de setembro de 1946), baixou um decreto proibindo o direito de greve.

94
Q

No período em apreço, em que predominava a pluricultura de produtos, a produção aurífera mineira era voltada para a metrópole, e as indústrias básicas, como a metalurgia, empregavam uma pequena parcela de trabalhadores livres.

A

A assertiva possui alguns problemas: não havia pluricultura de produtos; não havia metalurgia que empregava trabalhadores livres na colônia. Basicamente, as únicas manufaturas eram de produção de tecidos de baixa qualidade.

95
Q

A União Democrática Nacional (UDN) defendia que o desenvolvimento da indústria brasileira deveria ser capitaneado exclusivamente pela iniciativa privada. Esse partido, em crescente atrito com o governo federal, foi cooptado com a oferta de diversas pastas ministeriais, razão por que passou a apoiar Getúlio Vargas e se recusou a subscrever a proposta de seu impeachment.

A

Os udenistas não falam em investimentos exclusivos do capital privado, embora adotem uma posição tradicionalmente avessa ao empoderamento do Estado nos moldes propostos pelos nacionalistas. O item está “mais errado”, no entanto, ao insinuar o apoio da UDN a Vargas. O referido partido era, via de regra, contrário a Vargas e às manifestações do varguismo.

96
Q

O governo do general Ernesto Geisel foi marcado tanto pela gradual liberalização do regime militar, procurando coibir a prática da tortura, quanto pela continuidade de leis e medidas duras como o AI-5, a Lei Falcão e o denominado Pacote de Abril.

A

Apesar de ser considerado correto pela banca, entendemos que há erros no item.

A liberação de documentos sigilosos/classificados recentemente comprovou que o governo Geisel manteve a prática da tortura, sob comando da própria cúpula do Executivo. Além disso, a Emenda Constitucional que revogou o AI-5 e reinstituiu o habeas corpus data de outubro de 1978. Ela entrou em vigor em janeiro de 1979 e Geisel foi presidente do Brasil até março de 1979. Essa cronologia comprova que o AI-5 perdeu validade antes do fim do governo que o item afirma ter mantido sua “continuidade”.

E, por fim, também pode-se contestar a própria validade de afirmar que tiveram “continuidade” leis que foram de fato instituídas no governo Geisel, e não apenas mantidas: a Lei Falcão e o “Pacote de Abril”, de 1976 e 1977, respectivamente.

97
Q

A Regência foi vista pelas elites provinciais como oportunidade de construção de uma monarquia federalista, o que responderia a certas expectativas de autonomia levantadas no momento de sua adesão à independência do Brasil. De fato, a discussão de peças legais que aumentavam a autonomia local teve início em finais no Primeiro Reinado e resultaram na promulgação, por exemplo, do Código Criminal, ainda em 1830, e do Código do Processo Criminal, em 1832.

A

certo. O ponto mais alto da descentralização política acontece com a instituição do Ato Adicional, de 1834, no período conhecido como “Avanço Liberal”.

98
Q

A despeito do longo histórico das pressões inglesas, o tráfico de escravos para o Brasil passou a ser tipificado como ilegal apenas em 1850, quando o contexto interno tornou-se favorável à adoção dessa tipificação.

A

Errado. Com a lei Feijó (1831), o tráfico de escravos já tinha sido caracterizado como ilegal, muito embora a lei não tenha encontrado aplicabilidade prática.

99
Q

O movimento abolicionista brasileiro se deu a partir da década de 80 do século XIX e foi marcado pelo isolamento internacional, uma vez que o Brasil era o último país ocidental a manter a escravidão. A base desse movimento no Brasil era a defesa do direito natural à liberdade.

A

A gênese de um movimento abolicionista mais encorpado está na virada da década de 1860 para 1870 com a atuação de nomes como André Rebouças e Luiz Gama. Além disso, o movimento não esteve isolado de todo, destacando-se a atuação de Joaquim Nabuco junto aos britânicos buscando promover a causa abolicionista.

100
Q

A Guerra Fria marcou profundamente a política brasileira durante a experiência liberal, entre 1945 e 1964. A aproximação do Brasil com os Estados Unidos da América resultou na ilegalidade do Partido Comunista, alijado das eleições para a formação da Assembleia Constituinte de 1946.

A

Nas eleições para a constituinte, o PCB teve a maior representatividade da sua história, tendo sido o partido posto na ilegalidade apenas após a promulgação da constituição, já no ano de 1947.

101
Q

Entre as cláusulas do Pacto Colonial incluía-se a da obrigatoriedade de que os mercadores portugueses, quando solicitados, colaborassem militarmente com as forças da metrópole.

A

O pacto colonial não era um acordo por escrito para conter cláusulas. Ademais, a coroa contava com outras instâncias para a defesa da metrópole. No Pacto Colonial, o grande papel desses mercadores era a manutenção do exclusivo de comércio português sobre a produção e sobre o mercado coloniais.

102
Q

O caráter excludente da Primeira República, apontado no texto, expressava-se, entre outros aspectos, no sistema eleitoral vigente, marcado pelo reduzido número de eleitores e pelas fraudes recorrentes, como a adulteração de atas eleitorais, problemas estruturais que a reforma constitucional aprovada no governo Artur Bernardes, com a introdução do voto secreto, não foi capaz de tangenciar.

A

Item errado!

As mudanças na Lei Saraiva, implementadas por decreto eleitoral, visaram extinguir o voto censitário, modificar o requisito etário e estabelecer eleições diretas e introduziram o chamado “voto a descoberto”, em 1896;

Em 1917, o governo Venceslau Brás publicou um decreto proibindo a prática do voto a descoberto, o que não foi aplicado na realidade.

O voto secreto somente foi institucionalizado no Brasil após o Código Eleitoral de 1932, que criou a Justiça Eleitoral.

103
Q

Fundamental para a composição da Aliança Democrática, vitoriosa na eleição presidencial de 1985, a cisão do partido governista levou seus principais dirigentes à aliança formal com o PMDB, da qual surgiu a chapa Tancredo Neves (PMDB) e José Sarney (PDS).

A

Item errado!

Existe um erro sutil nesse item. Sarney presidiu a ARENA a partir de 1979, que se tornaria PDS no início de 1980. Em agosto 1984, a partir de uma dissidência do PDS, junto com membros do PMDB, foi formalizada a Frente Liberal com a chapa com Tancredo Neves e José Sarney. Sarney, embora indicado pela Frente Liberal, filiou-se ao PMDB para evitar que o PDS inviabilizasse sua candidatura na Justiça Eleitoral.

104
Q

Dado o desgaste da política econômica conhecida como milagre econômico, o regime militar sofreu derrota nas eleições legislativas de 1974, tendo a oposição consentida, filiada ao MDB, conquistado maioria no Senado.

A

Apesar do CESPE ter dado esse item como CERTO, ele está claramente ERRADO, pois as eleições de 1974 deram ao MDB a maioria das vagas em disputa naquelas eleições, mas não no Senado. Naquela ocasião, era renovado ⅓ das cadeiras do Senado brasileiro. O governo Geisel, posteriormente, respondeu ao crescimento da oposição com o Pacote de Abril e com a Lei Falcão, com o objetivo de restringir as possibilidades de êxito dos Mdebistas.

105
Q

Entre 1870 e 1891, as relações internacionais da Europa foram marcadas pela ampliação da rigidez sistêmica e pela formação de bipolaridade de blocos, o que criou antagonismos entre antigas e novas potências.

A

Item errado!

O período entre 1870 e 1891 foi marcado pelo sistema de alianças de Bismarck, no qual havia equilíbrio entre as principais potências. A partir de 1891 até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, houve um recrudescimento das disputas por poder na Europa e nas novas colônias, conformando o sistema em uma bipolaridade em blocos de poder antagônicos.

106
Q

Os impactos da Revolução Russa foram relevantes, mas não a ponto de acarretarem a imposição de uma disciplina de revolucionários profissionais a seus militantes, como evidenciam as resistências, na Terceira Internacional Comunista, ao modelo revolucionário soviético.

A

Item errado!

Havia, sim, uma aceitação generalizada, na Terceira Internacional Comunista, do modelo de “revolucionários profissionais”. De modo geral, não houve resistência ao modelo revolucionário soviético.

107
Q

As lutas do general César Augusto Sandino contra fuzileiros navais norte-americanos, em fins da década de 20 do século passado, base da posterior Revolução Sandinista, na Nicarágua, foram marcadas por forte influência da Internacional Comunista.

A

Item errado!

A guerrilha Sandinista não recebeu influência da Internacional Comunista. A sublevação liderada pelo general Augusto Sandino tinha apoio dos liberais do país para retirar do poder o governo conservador imposto pelos EUA, mas não aceitou negociação com os norte-americanos como queriam os liberais. Sua guerrilha, com certeza, inspirou a Revolução Sandinista de 1979.

108
Q

Os teóricos que se dedicam à análise da estética da pós-modernidade consideram-na basicamente um esforço coletivo de retomada da atitude vanguardista de rejeição do mundo da mercadoria e do espetáculo.

A

Item errado!

Não há esforço coletivo de retomada da atitude vanguardista por parte da estética pós-moderna; pelo contrário, o movimento, surgido na década de 1960, é uma reação ao Modernismo. Buscava negar qualquer tipo de julgamento de valor nas artes. Além disso, também nesse momento, houve enorme valorização da arte como mercadoria.

109
Q

Uma faceta do alcance utópico da plasticidade das formas modernistas revela-se na arquitetura, que impõe a experiência estética ao cenário urbano cotidianamente degradado.

A

Item certo!

A arquitetura modernista leva a utopia às formas do cenário urbano. Representavam a preocupação social e a função das edificações, para além do valor estético e ornamental.

110
Q

O modernismo europeu é o primeiro movimento estético derivado de vanguardas estéticas organizadas por grupos marginalizados da periferia do capitalismo, tais como aqueles que organizaram, no Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna.

A

Item errado!

Os grupos vanguardistas europeus não foram organizados por artistas marginalizados da periferia do capitalismo. Além disso, os grupos que organizaram a Semana de Arte Moderna eram formados por artistas da classe média e com apoio de importantes figuras da classe alta paulista e carioca.

111
Q

Na raiz da Guerra Farroupilha encontra-se a forte influência republicana dos países fronteiriços sobre estancieiros e charqueadores do Rio Grande do Sul, os quais, visando à expansão de seus negócios, exigiram do governo imperial a proibição da entrada, no mercado brasileiro, da carne salgada produzida no Uruguai e na Argentina.

A

Item errado!
O maior objetivo dos Farroupilhas era o fim da sobretaxa do charque em cada província nacional, que o tornava mais caro que o charque importado da Argentina e do Uruguai, que pagavam apenas o imposto de importação. A autonomia dada às Assembleias Legislativas, no Ato Adicional de 1834, propiciou a independência na criação de impostos em cada província, o que prejudicava o transporte do “gado em pé” e do charque que vinha do Sul do país para a região mais urbanizada do centro-sul. A revolução Farroupilha também tomou contornos independentistas e republicanos, mas não se pode afirmar, categoricamente, que foi por influência dos países vizinhos.

112
Q

O regresso conservador alterou a política externa, ao priorizar a contenção de Rosas, líder da Confederação Argentina.

A

A alternativa faz referência à regência de Araújo Lima (1837-1840), quando os conservadores voltaram ao poder depois de um longo período de domínio dos liberais. A Confederação Argentina era o grande projeto político de Juan Manuel de Rosas para acabar com a conturbada guerra civil da região e fortalecer Buenos Aires para um projeto federalista. Rosas tinha um movimento pendular com relação ao Brasil, aproximando-se quando havia riscos internacionais contra a Argentina e fazendo oposição ao Brasil em momentos de estabilidade. Naquele momento, a Regência brasileira estava empenhada em uma política de neutralidade no Prata, preferindo formas estáveis a intervenções açodadas. Foi apenas com o fim da Farroupilha (1835-45) que o Brasil passou a adotar postura mais ativa, aumentando gradualmente sua participação nas questões regionais, até declarar guerra a Rosas em 1850 na chancelaria de Paulino José Soares de Sousa.

113
Q

A nomeação de Osvaldo Aranha para o Ministério das Relações Exteriores em 1938 introduziu rupturas fundamentais no encaminhamento da ação internacional do Brasil, que passou a desenvolver estratégia de barganha com os EUA e a Alemanha.

A

De fato, Osvaldo Aranha assumiu a chancelaria em 1938, marcando um importante passo dos americanistas no controle da política externa brasileira. Naquele momento, havia importante grupo dentro do Ministério defendendo uma via de maior aproximação com a Alemanha nazista em detrimento das históricas relações com os Estados Unidos. O movimento pendular da política externa brasileira entre EUA e Alemanha era anterior ao período em tela, uma vez que a ascensão econômica da Alemanha em meados da década de 1930 e as simpatias de Vargas com o totalitarismo favoreciam uma aproximação com a Alemanha. Tanto o esforço de influência cultural alemã quanto o aprofundamento das relações comerciais já estavam em pleno andamento em 1938, tanto que o comércio compensado seria instituído em 1937. Ou seja, o período Aranha foi antes o lento dissolver dessa estratégia, cujos limites começariam a ficar mais claros logo em 1939 com o início da guerra na Europa. Alternativa errada.

114
Q

Em que pesem as pressões dos Estados Unidos da América (EUA), o Brasil aceitou manter relações comerciais com a Alemanha baseadas em moeda não conversível, denominada marco de compensação.

A

A alternativa faz referência ao chamado comércio compensado entre Brasil e Alemanha de 1937 até o rompimento com a Alemanha nazista em 1942. País densamente industrializado, a Alemanha, além das simpatias de Vargas com o totalitarismo, simbolizava um importante parceiro no esforço industrialista brasileiro. A importação de maquinário e de tecnologia era possível com vantagens ao Brasil num entendimento de alto nível entre as partes. Com a economia alemã ainda sofrendo importantes transformações e já se preparando para o esforço de guerra, propôs-se a instituição do comércio compensado, no qual as exportações brasileiras eram remuneradas com moeda não conversível (marco de compensação), ou seja, que servia apenas para liquidar compromissos com importações junto à Alemanha. O modelo permitia acesso brasileiro a um mercado importante ao mesmo tempo em que se acelerava o esforço de industrialização nacional, estabelecendo um vínculo especial que enquadrava tanto a modernização brasileira quanto o fornecimento de produtos primários estratégicos para a Alemanha, o que perdurou mesmo após iniciada a guerra. Advogando o liberalismo internacional e temendo uma excessiva aproximação brasileira com o totalitarismo, os Estados Unidos fizeram importante pressão contra a prática ao mesmo tempo em que ampliou os esforços de cooperação e de financiamento junto ao Brasil. Defendia o governo americano que a prática introduzia distorções graves no comércio internacional, reduzindo a liberdade dos agentes dentro do mercado de livre concorrência em favor de relações excludentes.

115
Q

O Estado empreendeu, a partir de 1930, ação determinante na educação, com o intuito de criar um sistema nacional, esforço que envolveu educadores de diferentes correntes, como a dos reformadores liberais e a dos católicos, e também a própria elite cultural.

A

Certo, Vargas criou, ainda no governo provisório, o Ministério da Educação e Saúde, através do qual empreendeu o projeto em questão.

116
Q
A