Das finanças públicas (CF) Flashcards
(PGE/SC - FGV) O Poder Executivo publicará, até _________ após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.
Art. 165, § 3º, CF. O Poder Executivo publicará, até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.
(PGE/SC - FGV) Aplica-se exclusivamente às despesas primárias discricionárias o dever da Administração de executar as programações orçamentárias, adotando os meios e as medidas necessários, com o propósito de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade. (C/E)
CERTO
Art. 165, § 10, CF. A administração tem o dever de executar as programações orçamentárias, adotando os meios e as medidas necessários, com o propósito de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade.
§ 11. O disposto no § 10 deste artigo, nos termos da lei de diretrizes orçamentárias:
I - subordina-se ao cumprimento de dispositivos constitucionais e legais que estabeleçam metas fiscais ou limites de despesas e não impede o cancelamento necessário à abertura de créditos adicionais;
II - não se aplica nos casos de impedimentos de ordem técnica devidamente justificados;
III - aplica-se exclusivamente às despesas primárias discricionárias.
(PGE/SC - FGV) A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra poderão ser admitidos, no âmbito das atividades de ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de viabilizar os resultados de projetos restritos a essas funções, mediante ato do Poder Executivo, sem necessidade da prévia autorização legislativa. (C/E)
CERTO
Art. 167, § 5º, CF. A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra poderão ser admitidos, no âmbito das atividades de ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de viabilizar os resultados de projetos restritos a essas funções, mediante ato do Poder Executivo, sem necessidade da prévia autorização legislativa prevista no inciso VI deste artigo.
(CESPE / CEBRASPE - 2023 - MPE-PA - Promotor de Justiça Substituto) Os recursos transferidos aos estados oriundos de emendas individuais impositivas não integrarão a receita do estado para fins de cálculo de limites da despesa com pessoal ativo e inativo. (C/E)
CERTO
(CESPE / CEBRASPE - 2023 - MPE-PA - Promotor de Justiça Substituto) As disponibilidades de caixa dos estados serão depositadas no Banco Central do Brasil. (C/E)
ERRADO
Art. 164, § 3º: As disponibilidades de caixa da União serão depositadas no Banco Central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos órgãos ou entidades do Poder Público e das empresas por ele controladas, em instituições financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei.
(CESPE / CEBRASPE - 2023 - MPE-PA - Promotor de Justiça Substituto) O Poder Executivo publicará, até quarenta e cinco dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária. (C/E)
ERRADO
30 dias
(CESPE / CEBRASPE - 2023 - MPE-PA - Promotor de Justiça Substituto) É permitida a transferência a fundos de recursos financeiros oriundos de repasses de duodécimos. (C/E)
ERRADO
Art. 168, § 1º: É vedada a transferência a fundos de recursos financeiros oriundos de repasses duodecimais. (EC 109/21)
(CESPE / CEBRASPE - 2023 - MPE-PA - Promotor de Justiça Substituto) Se for apurado que, no período de doze meses, a relação entre despesas correntes e receitas correntes superou noventa por cento no âmbito dos estados, será facultada a adoção de mecanismos de ajuste fiscal, por exemplo, mediante a vedação de criação de despesa obrigatória. (C/E)
ERRADO
95%
(TRF - 4ª REGIÃO - 2022 - TRF - 4ª REGIÃO - Juiz Federal Substituto) É vedada a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria simples. (C/E)
ERRADO - maioria absoluta.
(TRF - 4ª REGIÃO - 2022 - TRF - 4ª REGIÃO - Juiz Federal Substituto) É vedado ao Banco Central conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição financeira. (C/E)
CERTO - art. 164, § 1º, CF
Ainda:
(CESPE / CEBRASPE - 2023 - PGE-ES - Procurador do Estado)
De acordo com a CF, o Banco Central do Brasil tem autoridade para conceder empréstimos a instituições financeiras.
(TRF - 4ª REGIÃO - 2022 - TRF - 4ª REGIÃO - Juiz Federal Substituto) O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação. (C/E)
CERTO - Lei nº 4.320/64. Art. 62.
(TRF - 4ª REGIÃO - 2022 - TRF - 4ª REGIÃO - Juiz Federal Substituto) A dívida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou financeiro de obras e serviços públicos. (C/E)
CERTO - Lei nº 4.320/64. Art. 98.
(CESPE / CEBRASPE - 2022 - Prefeitura de Maringá - PR - Contador) De acordo com determinação constitucional, o plano plurianual, no que diz respeito ao ciclo orçamentário, estabelecerá as metas e prioridades da administração pública federal, as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública. (C/E)
ERRADO - definição da LDO.
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I - o plano plurianual;
II - as diretrizes orçamentárias;
III - os orçamentos anuais.
§ 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as DIRETRIZES, OBJETIVOS E METAS da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
§ 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as METAS E PRIORIDADES da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
Ainda: (CESPE) Entre as funções constitucionais das leis de diretrizes orçamentárias está o estabelecimento das diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública. (CERTO)
(CESPE / CEBRASPE - 2022 - PG-DF - Procurador do Distrito Federal, Categoria I) Será inconstitucional norma que direcione a fundo voltado ao pagamento de despesas do Poder Judiciário, em caráter automático e compulsório, saldo orçamentário positivo, pois a CF veda a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa. (C/E)
CERTO
(CESPE) A denominada Constituição Financeira abrange, entre outras normas constitucionais, as que tratam de orçamentos públicos e da exploração direta de atividade econômica pelo Estado. (C/E)
ERRADO
A Constituição Financeira abrange as normas jurídicas integrantes do texto constitucional que tratam dos princípios fundamentais, competências e valores que regem a atividade financeira do Estado, na unidade entre obtenção de receitas, orçamento, realização de despesas, gestão do patrimônio estatal e controles internos e externos, bem como a intervenção do Estado, na relação com as Constituições Econômica ou Social.
Assim, a Constituição Financeira abrange, dentre outras, as normas constitucionais que tratam de orçamentos públicos, mas não as que tratam da exploração direta de atividade econômica pelo Estado.
(CESPE) A elaboração e a organização do plano plurianual é matéria a ser tratada por meio de lei complementar. (C/E)
CERTO
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I - o plano plurianual;
II - as diretrizes orçamentárias;
III - os orçamentos anuais.
[…]
§ 9º Cabe à lei complementar:
I - dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual;
[…]”.
A lei orçamentária anual poderá conter previsões de despesas para exercícios seguintes, com a especificação dos investimentos plurianuais e daqueles em andamento. (C/E)
CERTO
(Incluído pela Emenda Constitucional nº 102, de 2019)
**objetivo de facilitar o acompanhamento dos gastos públicos (tradicionalmente prevê para 1 ano).
O Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificação nos projetos a que se refere este artigo, ainda que já iniciada a votação, na Comissão mista, da parte cuja alteração é proposta. (C/E)
ERRADO
Art. 166, § 5º O Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificação nos projetos a que se refere este artigo enquanto não iniciada a votação, na Comissão mista, da parte cuja alteração é proposta.