CURSO,PROGNÓSTICO,TRATAMENTO ,HOSPITALIZAÇÃO DA ESQUIZOFRENIA E RAPS. Flashcards
CURSO DA ESQUIZOFRENIA
Fase pré - mórbida - prodrômica-ativa e residual.
Sintomas prodrômicos costumam anteceder a fase ativa, e os sintomas residuais podem segui-la, caracterizados por formas leves ou em níveis subclínicos de alucinações ou delírios.
Um padrão pré-mórbido de sintomas pode ser a primeira evidência da doença, embora a importância dos sintomas geralmente seja reconhecida apenas de maneira retrospectiva. De forma característica, os sintomas começam na adolescência e são seguidos pelo desenvolvimento de sintomas prodrômicos em um intervalo de dias a alguns meses. e a síndrome prodrômica pode durar um ano ou mais antes do início de sintomas psicóticos manifestos.
O curso clássico da esquizofrenia é de exacerbações e remissões.As recaídas são comuns,A deterioração do funcionamento basal é cada vez maior após cada recaída da psicose. Esse fracasso em retornar ao nível anterior de funcionamento é a principal distinção entrea esquizofrenia e os transtornos do humor.
. Os sintomas positivos tendem a tornar-se menos graves com o tempo, mas a gravidade dos sintomas negativos ou deficitários socialmente debilitantes, pode piorar.
PROGNÓSTICO DA ESQUIZOFRENIA
Diversos estudos mostraram que, ao longo de um período de 5 a 10 anos após a primeira hospitalização psiquiátrica por esquizofrenia, apenas cerca de 10 a 20% dos pacientes podem ser descritos como tendo um desfecho positivo. Mais de 50% deles apresentam resultado insatisfatório, com hospitalizações repetidas, maior exacerbação de sintomas, episódios de transtorno do humor e tentativas de suicídio.
As taxas de remissão relatadas variam de 10 a 60%, e uma estimativa razoável é de que 20 a 30% dos pacientes sejam capazes de levar vidas relativamente normais.
![](https://s3.amazonaws.com/brainscape-prod/system/cm/355/477/525/a_image_thumb.jpg?1631036811)
TRATAMENTO GERAL DA ESQUIZOFRENIA
Embora os medicamentos antipsicóticos sejam o pilar do tratamento para a esquizofrenia, pesquisas revelaram que intervenções psicossociais, incluindo psicoterapia, podem contribuir para a melhora clínica.
Modalidades psicossociais devem ser integradas ao regime de tratamento farmacológico, apoiando-o.
Os pacientes com esquizofrenia beneficiam-se mais da combinação de uso de medicamentos antipsicóticos e tratamento psicossocial do que de um ou outro tratamento usado de forma única.
TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DA ESQUIZOFRENIA
A introdução da clorpromazina, em 1952, pode ser a contribuição mais importante para o tratamento de uma doença psiquiátrica.. Subsequentemente, foi demonstrado que esse medicamento era eficaz para reduzir alucinações e delírios, bem como a excitação. Também foi observado que ele causava efeitos colaterais que pareciam semelhantes ao parkinsonismo.
Os antipsicóticos diminuem a expressão do sintoma psicótico e reduzem as taxas de recaída. Aproximadamente 70% de pacientes tratados com qualquer antipsicótico alcançam a remissão.
Os medicamentos usados para tratar a esquizofrenia têm uma ampla variedade de propriedades farmacológicas, mas todos têm em comum a capacidade de antagonizar os receptores de dopamina pós-sinápticos no cérebro. Os antipsicóticos podem ser classificados em dois grupos principais: os convencionais, mais antigos, que também são chamados de antipsicóticos de primeira geração, ou antagonistas do receptor de dopamina, e os mais recentes, que têm sido chamados de antipsicóticos de segunda geração, ou antagonistas de serotonina e dopamina (ASDs)
A clozapina, o primeiro antipsicótico eficaz com efeitos colaterais extrapiramidais desprezíveis, mas seu uso foi restringido a pacientes que respondiam mal a outros agentes. à INDICADO PARA ESQUIZOFRENIA REFRATÁRIA
FASES DE TRATAMENTO DA ESQUIZOFRENIAà 1) Tratamento da Psicose Aguda. Os sintomas psicóticos agudos requerem atenção imediata. O tratamento durante a fase aguda concentra-se em aliviar os sintomas psicóticos mais graves. Essa fase em geral dura de 4 a 8 semanas.. Os antipsicóticos e os benzodiazepínicos podem acalmar os pacientes com bastante rapidez
2) Tratamento durante as fases de estabilização e manutenção –> Na fase estável ou de manutenção, a doença está em um estágio relativo de remissão. Os objetivos durante essa fase são prevenir recaída psicótica Em geral, é recomendado que pacientes com episódios múltiplos recebam tratamento de manutenção por pelo menos cinco anos, e muitos especialistas recomendam a farmacoterapia por tempo indeterminado.
3)ESTRATÉGIAS PARA PACIENTES RESISTENTES AO TRATAMENTO
Se um paciente respondeu mal a um ARD convencional, é improvável que responda bem a outro ARD. Provavelmente seja mais útil mudar para um ASD
A clozapina é eficaz para pacientes que respondem mal aos ARDs. a clozapina é bem mais eficaz em quase todas as dimensões de psicopatologia, incluindo sintomas positivos e sintomas negativos.
OPÇÕES DE TRATAMENTO NÃO MEDICAMENTOSO DA ESQUIZOFRENIA
1) eletroconvulsoterapia (ECT)
2) Terapia de família
3) Terapias Psicossociais
4) Terapia de grupo
5) Terapia cognitivo-comportamental
6) Psicoterapia individual
7) Terapia pessoal
8) Terapia comportamental dialética
9) Terapia vocacional
10) Arteterapia
11) Treinamento cognitivo
CRITÉRIOS DE INTERNAÇÃO PARA PACIENTES COM ESQUIZOFRENIA
A hospitalização é indicada para fins de diagnóstico; estabilização da medicação; segurança do paciente devido a ideação suicida ou homicida; e comportamento flagrantemente desorganizado ou inadequado, incluindo a incapacidade de cuidar das necessidades básicas, como alimentação, vestuário e abrigo..
Hospitalizações curtas de 4 a 6 semanas são tão eficazes quanto as longas, e o ambiente hospitalar com abordagens comportamentais ativas produz melhores resultados do que as instituições de custódia.
RECURSOS DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA O ATENDIMENTO DE PACIENTES COM ESQUIZOFRENIA