Cuidados Paliativos-Aula 3 Flashcards
Diferença entre o cuidado de suporte, cuidados paliativos e o cuidado do tipo hospice ?
Cuidado do tipo hospice é aquele dedicado aos pacientes com doença crônica avançada e incurável que têm prognóstico de 6 meses de vida sobrando.
Cuidado paliativo começa a parir do momento em que o paciente recebe o diagnóstico que a doença é avançada e incurável com risco eminente de vida.
Cuidado de suporte engloba qualquer tipo de paciente com câncer que tem necessidade de tratamento e cuidados
Diferença entre cuidado paliativo e hospice, considerando o modelo de cuidado, elegibilidade e local.
MODELO DE CUIDADO- no cuidado paliativo, há uma equipe interdisciplinar que tem objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente. Já no hospice, é um time profissionais interdisciplinares que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e aliviar o sofrimento do paciente qualquer físico, emocional ou espiritual.
ELEGIBILIDADE- no cuidado paliativo, todos os pacientes de toda faixa etária que tem diagnóstico de uma doença crônica ou incurável. Pode paciente continuar todos os tratamentos para prolongamento da vida ou direcionado à doença. Já no hospice, o paciente é de toda faixa etária, que tem prognóstico de sobrevida igual ou menos que 6 meses. O paciente deve renunciar seu plano de saúde direcionado aos tratamentos curativos e outros tratamentos relacionados à doença terminal.
LOCAL- cuidado paliativo pode ser começado desde ambulatórios, hospital, centros de câncer, programa de atendimento domiciliar, ou seja, qualquer lugar. Já o hospice pode ser feito na casa do paciente, residência para os idosos, instalação de vida assistida, etc.
Definição completa de Cuidados Paliativos
Cuidados Paliativos é uma abordagem interdisciplinar que visa a melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam problemas associados com doenças potencialmente fatais, pela prevenção e alívio do sofrimento através da identificação precoce e avaliação cuidadosa da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e existenciais.
Mencione 5 conceitos de cuidados paliativos
- Afirmam a vida e consideram a morte como um processo natural
- Não pretende adiantar, nem adiar o processo de morte.
- Proporcionam alívio de dor e outros sintomas angustiantes.
- Melhoram a qualidade de vida
- Oferecem apoio ao paciente a viver tão ativamente quanto possível até a morte e apoio aos familiares a lidar com a doença do paciente e com seu próprio luto.
Quais profissionais compõem a equipe de cuidados paliativos
Médico especialista em cuidado paliativo, enfermeiro especialista em cuidado paliativo, capelão, psicóloga, farmacêutico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, fonoaudióloga, dentista, assistente social, etc
Qual é a hora certa de iniciar os cuidados paliativos de um paciente com uma doença potencialmente fatal?
É importante iniciar o mais precoce,ente possível, junto com os tratamentos de prolongamento da vida, como quimioterapia, radioterapia e incluir todas as investigações possíveis para melhor compreensão e manejo dos sintomas.
ESAS é o que ?
ESAS é Edmonton Symptom Assessment System que visa a avaliação os sintomas mais comumente relatados pelos pacientes em cuidados paliativos.
Sintomas como dor, náuseas, cansaço, depressão, falta de ar, apetite, sonolência, ansiedade, sensação de bem estar.
O que é o protocolo de SPIKES?
Protocolo de SPIKES é uma ferramenta clínica utilizado na situação de comunicação de más- notícias. Ele consiste em S- Setting up P- Perception I- Invitation K- Knowledge E- Emotion and Empathy S- Summary and Strategy
O que é um tratamento fútil
É qualquer ato médico, procedimento que não atende aos objetivos do paciente e dos familiares, que não traz incremento a sobrevida e nem melhore a qualidade de vida do paciente.
O que é sedação paliativa
Sedado paliativa tem objetivo principal de aliviar o sofrimento do paciente causado pelos sintomas refratários. Altera o nível de consciência com objetivo de diminuir à percepção frente ao sofrimento.
Sinais que fazem com que seja fácil o reconhecimento da morte
Alteração do nível de consciência, descompensação hemodinâmica, recusa de ingesta alimentar, fadiga, flutuação dos sinais vitais, respiração ruidosa e relaxamento do palato.