Criminologia Flashcards
Qual a finalidade precípua da Criminologia?
A criminologia busca reunir conhecimentos sobre o crime, o criminoso, a vítima e o controle social para compreender cientificamente o fenômeno criminal, para assim possibilitar que o crime possa ser prevenido e reprimido com eficiência.
Quais as diferenças entre as Teorias Consensual e a do Conflito? Cite exemplo de cada uma.
Consenso: cunho funcionalista. Os objetivos da sociedade são atingidos quando há o funcionamento perfeito de suas instituições, com os indivíduos convivendo e compartilhando as metas sociais comuns.
Conflito: cunho argumentativo. Argumentam que a harmonia social decorre da força e coerção, em que há uma relação de dominantes e dominados. Ex: labelling approach e a teoria crítica ou radical.
O que é Cifra Negra?
A cifra negra representa os casos que não chegam ao conhecimento das autoridades públicas, demonstrando que os níveis de criminalidade são maiores do que aqueles oficialmente registrados.
Quais os Objetos da Criminologia? Fale sobre cada
um.
Crime: um problema social.
Criminoso: uma pessoa normal que descumpre regras preestabelecidas na sociedade.
Controle social: conjunto de estratégias e instituições que buscam conter o crime na sociedade.
Vítima: pessoa que sofre os efeitos da ação do delinquente.
Quando se deu um cunho científico aos estudos de Criminologia? Cite alguns criadores desse período.
O marco científico da criminologia ocorreu com a publicação da obra O Homem Delinquente, de Lombroso, no final do século XIX; até então, diversas investigações sobre o crime e o criminoso foram conduzidas por pseudociências ou ciências ocultas, na denominada fase pré-científica. Henrique Ferri escreveu Sociologia Criminal. Raffaele Garofalo autor da obra Criminologia.
O que é Vítima Falsa? Dê um exemplo.
Vítima falsa (simulada ou imaginária): é aquela que comunica falso crime à autoridade pública. Ela comunica ter sido vítima de um crime que sabe que não ocorreu;
Quais são os métodos utilizados pela Criminologia?
Explique cada um.
Empírico: experimental, parte da análise de casos completos.
Indutivo: a partir dos resultados do empirismo para chegar a uma conclusão geral.
Biológico: análise de fatores orgânicos, estudo de patologias e doenças.
Sociológico: visam explicar os comportamentos e reações na sociedade.
Escrivão que trata mal uma vítima e também comenta em voz alta dentro da delegacia sobre o que ocorreu com ela, gerando um constrangimento com essa vítima. Esse escrivão comete algum ato recriminado pela Criminologia?
Trata-se da vitimização secundária, revitimizaçao ou sobrevitimização, que ocorre quando vítima sofre, após a prática do crime (vitimização primária), pelas instâncias de controle formais.
Segundo a Criminologia, os criminosos de colarinho branco pertencem a qual classe social?
Pessoas da alta sociedade. O termo “White Collar Crime” teve o intuito de dar ênfase à posição social dos agentes criminosos e o estudo dos comportamentos dos empresários, dos homens de negócios e políticos como os autores de crimes profissionais e econômicos. a terminologia crimes do colarinho branco concorre com a denominação de delinquências econômicas
Qual é o objeto da Criminologia que mais traduz o exercício da Polícia Judiciária?
O controle social formal é formado pelos órgãos estatais, sendo um deles a polícia judiciária.
Qual o pensamento criminológico da Escola Clássica?
No pensamento criminológico das escolas clássicas, identifica-se uma grande preocupação com os conceitos de crime e pena como entidades jurídicas e abstratas de modo a estabelecer a razão e limitar o poder de punir do Estado.
Qual o nome dado ao estudo sobre a participação da vítima nos acontecimentos?
A Vitimologia é uma ciência que estuda o papel da vítima no crime, trazendo uma posição de equilíbrio, colocando a vítima no local central do crime e não o réu, obviamente respeitando todos os seus direitos e garantias
Quais são os autores que fundaram a Teoria Positivista e qual a diferença entre eles?
Cesare Lombroso, com sua obra O homem delinquente,
de 1876. Ele utilizou algumas ideias de fisionomistas para tentar fazer um retrato do delinquente. Para Lombroso, o crime era um fenômeno biológico. O delinquente é um selvagem que já nasce criminoso. Conceito de criminoso nato.
Enrico Ferri, com sua obra Sociologia Criminal. Reconhecia a existência de fatores antropológicos, físicos e também sociais.
Ele dizia que havia cinco categorias de criminosos: o nato, o louco, o
habitual, o ocasional e o passional.
Raffaele Garofalo, com sua obra Criminologia. Dizia que o crime é a revelação de uma natureza degenerada. Garofalo defendia, ainda, a existência de um conceito de delito natural, ou seja, crimes que seriam considerados crimes em todos os tempos e locais, tais como o latrocínio e o homicídio.
por mera brutalidade.
Como é dividido o estudo da Vitimologia?
A vitimologia é dividida entre:
Vitimização primária: a vítima sofre a ação do crime diretamente
Vitimização secundária: quando a vítima é revitimizada nos órgãos oficiais
Vitimização terciária: quando a vítima sofre com o preconceito de seus pares
Heterovitimização: quando a vítima de culpa pelo fato criminoso
O que é teoria das zonas concentricas? Qual escola pertence?
a Teoria das Zonas Concêntricas delineia-se na divisão de Chicago em cinco zonas concêntricas, que se expandem a partir do centro.
Partindo do centro:
1 - Distrito de negócios
2 - Zona de transição(prédios abandonados, casas velhas)
3 - Zona de classe trabalhadora
4 - Zona Residencial
5 - Subúrbios
Qual o tríplice alcance da criminologia?
- explicação científica do fenômeno criminal;
- prevenção do delito;
- intervenção no homem delinquente
Qual a tríplice aliança da criminologia?
A criminologia, Direito Penal e Política Criminal frente ao crime e controle social
Uma vítima, ao parar no sinal com a janela do carro aberta, é roubada. Que tipo de vítima ela é?
Vítima menos culpada que o delinquente, uma vez que sua participação no evento criminoso, mesmo sendo pequena, contribuiu para que ocorresse.
O que é Teoria da Anomia? Como ela é classificada entre as Teorias?
De acordo com a teoria da anomia, o crime se origina da impossibilidade social do indivíduo de atingir suas metas pessoais, o que o faz negar a norma imposta e criar suas próprias regras, conforme o seu próprio interesse.
Para Enrico Ferri, existem quantas categorias de delinquentes?
Enrico Ferri classificou os delinquentes em cinco tipos: nato, louco, ocasional, habitual e passional.
O que é Sobrevitimização?
Também chamada de “Revitimização” ou vitmização secundária, consiste no sofrimento ocasionado pela atuação dos órgãos que compõe o Sistema de Justiça Criminal, em decorrência do processo de apuração e punição da infração (Polícia, Ministério Público, Judiciário e Administração Penitenciária).
Garófalo costuma classificar os criminosos como?
4 Tipos: Assassinos, Violentos, Ladrões e Cínicos
O que é Cifra Dourada? E foi inventada com qual Teoria?
os crimes que são praticados por pessoas do alto-escalão, estes que por pertencerem as camadas mais altas da sociedade estariam mais propensos a praticar tais delitos, um exemplo disso seria os crimes de Corrupção, lavagem de dinheiro, e etc…
Teoria do Colarinho Branco
Quem foi Quetelet?
Quetelet “foi o primeiro estudioso a aplicar métodos estatísticos para o entendimento de fenómenos sociais.” criou as Leis térmicas da Criminalidade. Haviam fatores produzidos pela natureza que afetavam o comportamento delitivo, como a condição do tempo.
O que significa a Teoria Biológica da Criminologia?
A prática do crime está associada a variáveis congênitas do indivíduo, ou melhor, a sua própria estrutura orgânica. acredita-se que diferenças genéticas entre os indivíduos os tornam mais propensos ao crime. São doenças, patologias que levam o indivíduo a se tornar um delinquente.
O que é a Teoria do Etiquetamento?
É conhecida como teoria da reação social, da rotulação social, do etiquetamento ou do interacionismo simbólico. sustenta que as instâncias de controle estigmatizam o indivíduo que não se enquadra na sociedade, fazendo com que ele se torne um desviante. A teoria do Labelling Approach defende que o sistema prisional funciona como escola para o crime e aponta como solução evitar prisões para casos menos complexos, o que inspirou a criação do Acordo de Não Persecução Penal.
Drogados, prostitutas e travestis, são exemplos clássicos de que tipo de vítima?
Vitimas latentes ou com potencial de receptividade vitimal. apresentam predisposição permanente e inconsciente para se tornarem vítimas, atraindo os criminosos
Qual o conceito de Prevenção Delitiva?
Entende-se por prevenção delitiva o conjunto de ações que visam evitar a ocorrência do delito.
A partir de qual fato histórico se tornou importante
a Vitimologia?
A Vitimologia passou a ter importância após o holocausto durante a 2ª Guerra Mundial por influência de Benjamin Mendelsohn. Segundo ele seria preciso deixar de considerar a vítima apenas como o polo passivo ou coadjuvante da infração penal.
O que é prevenção geral?
É aquela dirigida à sociedade, intimidando os potenciais criminosos a não delinquir.
prevenção geral negativa – intimidação
prevenção geral positiva – também chamada de integradora, respeito aos valores da comunidade
O que é prevenção especial?
Busca inibir a reincidência do indivíduo, trabalhando com sua reeducação e recuperação.
ideias de neutralização (prevenção especial negativa) e reeducação (prevenção especial positiva) do criminoso
O que significa a Teoria Funcionalista na Criminologia?
Para a teoria funcionalista, o comportamento desviante é um fenômeno normal em sociedades complexas. Por sua vez, uma quantidade razoável de crimes torna-se positivo à sociedade, pois a sanção demonstra que o direito continua válido. O crime só é interpretado como uma patologia social, na visão de Durkheim, quando ele ultrapassa determinado limite, e indica que o direito está deixando de ser um padrão de orientação para o comportamento e tornando-se um fenômeno anômico.
A mídia tem influência sobre a criminalidade em uma sociedade? Explique.
em alguns programas e tv como telenovelas, filmes ou seriados vangloriam a imagem do traficante como defensor da comunidade e demonizando a figura do policial como opressor, corrupto ou torturador.