Crimes contra a fé pública Flashcards

1
Q

Nos crimes de falsificação, geralmente aumenta-se a pena da ____ parte se o autor for funcionário público. Qual o único crime em que, ao invés de aumentar a pena, o fato constitui uma qualificadora?

A

SEXTA PARTE (Obs.: no crime de FRAUDES EM CERTAMES DE INTERESSE PÚBLICO e Adulteração de sinal identificador de veículo automotor aumenta de 1/3)

MOEDA FALSA

Art. 289
§ 3º - É punido com reclusão, de três a quinze anos, e multa, o funcionário público ou diretor, gerente, ou fiscal de banco de emissão que fabrica, emite ou autoriza a fabricação ou emissão:

    I - de moeda com título ou peso inferior ao determinado em lei;

    II - de papel-moeda em quantidade superior à autorizada.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Uso de documento falso

    Art. 304 - Fazer uso de qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302:

    Pena - \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_
A

a cominada à falsificação ou à alteração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Adulteração de sinal identificador de veículo automotor é crime previsto no CTB ou no CP?

A

Código Penal

    Adulteração de sinal identificador de veículo automotor (Redação dada pela Lei nº 9.426, de 1996)

    Art. 311 - Adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento:(Redação dada pela Lei nº 9.426, de 1996))

    Pena - reclusão, de três a seis anos, e multa.  (Redação dada pela Lei nº 9.426, de 1996)

    § 1º - Se o agente comete o crime no exercício da função pública ou em razão dela, a pena é aumentada de um terço.  (Incluído pela Lei nº 9.426, de 1996)

    § 2º - Incorre nas mesmas penas o funcionário público que contribui para o licenciamento ou registro do veículo remarcado ou adulterado, fornecendo indevidamente material ou informação oficial.   (Incluído pela Lei nº 9.426, de 1996)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O Princípio da Insignificância é aplicável aos crimes contra a fé pública?

A

Segundo reiterada jurisprudência desta Corte, não se aplica o princípio da insignificância aos crimes contra a fé pública (RHC 65.530/MS, Rel. Ministro RIBEIRO DANTAS, QUINTA TURMA, julgado em 21/06/2016, DJe 29/06/2016)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Alterar a numeração da placa de veículo com fita adesiva preta, embora seja FALSIFICAÇÃO GROSSEIRA, configura adulteração de sinal identificador de veículo.

CERTO OU ERRADO?

A

CERTO

Este Superior Tribunal de Justiça firmou o entendimento no sentido de que é típica a conduta de alterar placa de veículo automotor, mediante a colocação de FITA ADESIVA, conforme ocorreu na espécie dos autos. Isto porque a objetividade jurídica tutelada pelo art. 311 do CP é a fé pública ou, mais precisamente, a proteção da autenticidade dos sinais identificadores de automóveis. Precedentes (HC 407.207/SP, Rel. Ministro RIBEIRO DANTAS, QUINTA TURMA, julgado em 12/09/2017, DJe 21/09/2017)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

a utilização de moeda falsa, quando grosseira, configurará em tese o crime de _________

A

estelionato, além de fixar a competência da Justiça Estadual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O crime de moeda falsa é de competência da Justiça __________

A

FEDERAL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O dentista, funcionário público, que, no exercício de sua função pública, emite atestado falso, em favor do amigo, certificando consulta inexistente, para abono de falta no trabalho, pratica o crime de

A

certidão ou atestado ideologicamente falso (art. 301, do CP).

Certidão ou atestado ideologicamente falso

    Art. 301 - Atestar ou certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem:

    Pena - detenção, de dois meses a um ano.

    Falsidade material de atestado ou certidão

    § 1º - Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certidão, ou alterar o teor de certidão ou de atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem:

    Pena - detenção, de três meses a dois anos.

    § 2º - Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se, além da pena privativa de liberdade, a de multa.

    Falsidade de atestado médico

    Art. 302 - Dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso:

    Pena - detenção, de um mês a um ano.

    Parágrafo único - Se o crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A conduta de quem faz declaração falsa de estado de pobreza para fins de obtenção dos benefícios da justiça gratuita em ação judicial é considerada __________

A

ATÍPICA

O entendimento do Superior Tribunal de Justiça é no sentido de que a mera declaração de estado de pobreza para fins de obtenção dos benefícios da justiça gratuita não é considerada conduta típica, diante da presunção relativa de tal documento, que comporta prova em contrário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A conduta de atribuir‐se falsa identidade para obter vantagem é subsidiária, ou seja, só responde por este crime o acusado se o fato não constituir elemento de infração penal mais grave.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Súmula Vinculante 36 - Compete à Justiça __________ processar e julgar civil denunciado pelos crimes de falsificação e de uso de documento falso quando se tratar de falsificação da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) ou de Carteira de Habilitação de Amador (CHA), ainda que expedidas pela Marinha do Brasil.

A

Federal comum

Complementando:

A falsificação de documento militar, sem atentar contra a ordem administrativa militar, é da competência da Justiça Comum.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Aquele que formar cédula, nota ou bilhete representativo de moeda com fragmentos de cédulas, notas ou bilhetes verdadeiros; ou suprimir, em notas, cédulas ou bilhetes recolhidos, para o fim de restituí-los à circulação, sinal indicativo de sua inutilização; restituir à circulação cédula, nota ou bilhete em tais condições, ou já recolhidos para o fim de inutilização; responderá pelo crime:

A

Crimes assimilados ao de moeda falsa

   Art. 290 - Formar cédula, nota ou bilhete representativo de moeda com fragmentos de cédulas, notas ou bilhetes verdadeiros; suprimir, em nota, cédula ou bilhete recolhidos, para o fim de restituí-los à circulação, sinal indicativo de sua inutilização; restituir à circulação cédula, nota ou bilhete em tais condições, ou já recolhidos para o fim de inutilização:

   Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa.

   Parágrafo único - O máximo da reclusão é elevado a doze anos e multa, se o crime é cometido por funcionário que trabalha na repartição onde o dinheiro se achava recolhido, ou nela tem fácil ingresso, em razão do cargo.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

É admissível proposta de suspensão condicional do processo no crime de falsidade ideológica de assentamento de registro civil?

A

Não.

O crime de do art. 299 do Código Penal tem pena mínima de um ano, o que tornaria possível a aplicação da suspensão condicional do processo. Ocorre que se o crime ocorre com relação a assentamento no registro civil a pena é aumentada em um sexto (art. 299, parágrafo único, do CP), tornando inviável a aplicação do benefício.

    Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Os crimes contra a fé pública, assim como nos demais crimes não patrimoniais em geral, são incompatíveis com o instituto do arrependimento posterior, dada a impossibilidade material de haver reparação do dano causado ou a restituição da coisa subtraída.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Celecanto é o responsável por organizar um determinado concurso para o provimento de um cargo efetivo na administração pública federal. Omena, seu amigo de longa data, toma conhecimento de que ele está participando da banca examinadora e, em nome de sua antiga amizade, decide pedir a ele que lhe passe as questões que serão objeto da prova na semana seguinte. Celecanto fica bastante ofendido com o pedido e informa que nunca faria isso, mas que, como Omena era seu amigo de longa data, forneceria a ele um relação de cinco livros que foram utilizados pelos integrantes da banca do concurso para realizarem a prova e que não constavam expressamente do edital que foi divulgado. Essa atitude de Celecanto configura a prática do delito de fraude em certames de interesse público.

CERTO OU ERRADO?

A

CERTO

É punida a conduta de quem divulga (efeito de tornar público, propagar) indevidamente (sem motivo justo), com o fim de beneficiar a si ou a outrem (…) conteúdo sigiloso (abrangendo não apenas as perguntas e respostas, mas também dados secretos que, se utilizados indevidamente geram na desigualdade da disputa de concursos públicos (…) (SANCHES, Rogério. Manual de direito penal, 7a edição. Juspodium, 2015, p. 702)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly