CPC 06 (arrendamento) (7) Flashcards
Hoje em dia a diferenciação entre o leasing financeiro e operacional só é importante para o arrendador. Pq para o arrendatário oq acontece?
, todos os contratos que transferem o direito de usar um ativo por um período de tempo devem ser contabilizados no ativo, salvo contratos de curto prazo ou de pequeno valor (despesa)
Como é a contabilização do arrendamento?
- Arrendatário: direito de uso (salvo CP ou pequeno valor): contabiliza no ativo
- Arrendador:
o Arrendamento financeiro: arrendamento a receber
o Arrendamento operacional: receita ao longo do tempo
O arrendamento deve ser contabilizado como no arrendatário?
a VP e quando houver opção de compra, o juros a transcorrer deve ter esse valor
Aplicado a todos os arrendamentos, salvo:
arrendamentos para explorar ou usar minerais, petróleo, gás natural e recursos não renováveis similares; arrendamentos de ativos biológicos; acordos de concessão de serviço; licenças de propriedade intelectual concedidas por arrendador dentro do alcance do CPC 47 – Receita de Contrato com Cliente; e direitos detidos por arrendatário previstos em contratos de licenciamento de Ativo Intangível para itens como: filmes, gravações de vídeo, reproduções, manuscritos, patentes e direitos autorais.
o arrendatário pode decidir não aplicar a nova contabilização para os arrendamentos operacionais:
- Arrendamentos de curto prazo (até 12 meses e que não tem opção de compra): escolha feita por classe de ativos
- Arrendamentos para os quais o ativo subjacente é de baixo valor (considera o valor do ativo “novo”): escolha feita a cada contrato
Arrendamento que tem opção de compra pode ser de curto prazo?
Não
Os arrendamentos de curto prazo serão considerados como novo arrendamento para as finalidades deste pronunciamento se:
houver modificação do arrendamento; ou qualquer alteração no prazo do arrendamento
Como há a Identificação se é um arrendamento:
no contrato transmite o direito de uso de ativo identificado por um período de tempo em troca de contraprestação.
Como é o Reconhecimento no arrendatário ?
reconhece Ativo inicialmente ao custo, que inclui: mensuração inicial do passivo de arrendamento (pagamentos trazidos a VP); pagamentos de arrendamento efetuados até a data de início; custos diretos iniciais incorridos pelo arrendatário; estimativa de custos a serem incorridos pelo arrendatário na desmontagem e remoção do ativo subjacente, restaurando o local em que está localizado ou restaurando o ativo subjacente à condição requerida pelos termos e condições do arrendamento
Mensuração subsequente:
após a data de início, o arrendatário deve mensurar o ativo de direito de uso, utilizando o método de custo (- depreciação – redução ao valor recuperável – corrigido por qualquer remensuração do passivo de arrendamento). Se o ativo for propriedade para investimento, e for usado o VJ para essas propriedades, o ativo fica avaliado a VJ
o arrendamento é classificado como arrendamento financeiro se oq? quais são as características dele?
transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente. O arrendamento é classificado como operacional se não transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente. Tem haver com a essencia da transação e não da forma do contrato. Características de um arrendamento financeiro:
* Transfere a propriedade do ativo
* Opção de comprar o ativo por valor mais baixo que o justo (no final do contrato)
* Prazo = Maior parte da vida útil
* Valor dos pagamentos = Substancialmente todo o valor justo (mercado)
* Ativo tem natureza especializada
Indicadores de situações que, individualmente ou em combinação, tb poderiam levar a ser classificado como arrendamento financeiro são:
se arrendatário puder cancelar arrendamento, deve suportar as perdas do arrendador; os ganhos ou perdas na flutuação do VJ e do valor residual são do arrendatário; o arrendatário pode continuar com o arrendamento, com pagamentos substancialmente inferiores ao valor de mercado. Nem sempre são conclusivos, se ficar claro, a partir de outras características, que não transfere, substancialmente, todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente, o arrendamento deve ser classificado como arrendamento operacional.
Quando é feita A classificação do arrendamento?
é feita na data de celebração e é reavaliada somente se houver modificação. Alterações nas estimativas (por exemplo, alterações nas estimativas da vida econômica ou valor residual do ativo subjacente) ou alterações nas circunstâncias (por exemplo, inadimplência por parte do arrendatário) não originam nova classificação do arrendamento para fins contábeis
Arrendamento financeiro tem seu reconhecimento e mensuração na data de início, o arrendador deve reconhecer os ativos mantidos em arrendamento financeiro em seu balanço patrimonial e deve apresentá-los como oq?
recebível ao valor equivalente ao investimento líquido (investimento bruto descontado à taxa de juros implícita). A taxa de juros implícita é aquela que faz: “VP + valor residual não garantido = VJ do ativo subjacente + quaisquer custos diretos iniciais do arrendador”
Arrendamento operacional tem seu reconhecimento e mensuração como no arrendador?
receita pelo método linear ou outra base sistemática. Arrendador deve reconhecer custos, incluindo depreciação, incorridos na realização da receita de arrendamento (deve ser consistente com a política de depreciação normal do arrendador). Custos diretos iniciais incorridos na obtenção dele devem ser adicionados ao valor do ativo, e devem ser reconhecidos como despesa ao longo do prazo na mesma base que a receita. O arrendador deve aplicar o CPC 01 para determinar se o ativo sujeito a operacional apresentar problemas de redução ao valor recuperável e deve contabilizar qualquer perda por redução ao valor recuperável identificada