Controle Infecção Flashcards
Com relação ao risco para infecção apresentado pelos indivíduos internados em unidades hospitalares temos importantes fatores relacionados a sua resposta imune. Quais são esses fatores?
A resposta imune específica é um dos mais importantes mecanismos adaptativos, pois permite a sobrevivência em ambientes potencialmente lesivos e se processa em duas frentes: a imunidade humoral, mediada por anticorpos, e a imunidade celular, mediada por células.
Segundo a ANVISA, a higienização das mãos e reconhecida, mundialmente, como uma medida primaria, mas muito importante no controle de Infecções Relacionadas a Assistência ( IRAS). Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde e, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. O que é correto afirmar a respeito da higienização das mãos?
O uso do álcool-gel é indicado para locais e procedimentos em que ocorra dificuldade para a higienização das mãos.
A vigilância epidemiológica foi conceituada como:
Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. (Lei Nº 8080 / 90).
Em relação à epidemiologia hospitalar, o que se pode considerar?
A vigilância epidemiológica das infecções nosocomiais, pela comparação das taxas de infecção hospitalar interinstitucional e intrainstitucional, representa importante instrumento de avaliação da assistência hospitalar.
A que estão relacionadas as medidas profiláticas adotadas para evitar a disseminação dos microorganismos causadoras de infecções, no local de trabalho?
Uso de técnicas assépticas e higienização das mãos.
O que se deve considerar à respeito dos conceitos e critérios de diagnóstico de Infecção Hospitalar, estabelecido pela Portaria Ministerial 2616, de 12 de maio de 1998?
- Quando, na mesma topografia em que foi diagnosticada infecção comunitária, for isolado um germe diferente, seguido do agravamento das condições clínicas do paciente, o caso deverá ser de Infecção Hospitalar;
- Também são consideradas hospitalares aquelas infecções manifestadas antes de se completar 72 horas da internação, quando associadas a procedimentos invasivos diagnósticos e/ou terapêuticos, realizados previamente.
As Infecções Relacionadas a Assistência (IRAS) afetam mais de 30% dos neonatos, e quando comparados à população pediátrica de maior idade seus índices podem ser até cinco vezes maiores. Estima-se que no Brasil, 60% da mortalidade infantil ocorra no período neonatal, sendo a sepse neonatal uma das principais causas.
O que é correto afirmar em relação à Prevenção de Infecção Neonatal?
Um microorganismo importante na colonização do RN, que permanece por muito tempo na unidade, é a cândida, principalmente naquelas em uso de antimicrobianos por tempo prolongado, corticóide, ventilação mecânica.
Os processos infecciosos de origem exógena, cujas fontes podem ser os profissionais da área da saúde, os materiais utilizados em procedimentos e o ambiente merecem atenção especial no controle das IRAS. Como uma das medidas preventivas para evitar as IRAS quanto ao material utilizado é realizada o processo de esterilização em autoclave, sendo segura e econômica, é indicada para vários tipos de materiais. O processo se dá por meio de?
vapor sob pressão.
Alguns autores, instituições utilizam as IPCS relacionadas ao uso de CVC, como um critério marcador de qualidade dos cuidados prestados na assistência, dessa forma torna-se relevante conhecer a origem das fontes de infecções relacionadas ao acesso vascular.
- Contaminação do cateter no momento de sua inserção.
- Colonização da pele peri-orifício.
- Contaminação do canhão.
- Contaminação das soluções infundidas e, das soluções utilizadas para manter o cateter permeável.
Na epidemiologia das ICS vários agentes etiológicos podem estar envolvidos. Quais são eles?
- S. epidermidis é responsável por um terço dos casos, habitam a pele e, possuem grande capacidade de adesão a plásticos.
- Estreptococos do grupo A são as espécies mais patogênicas para o ser humano, causam infecção na orofaringe, feridas, septicemia, escarlatina, pneumonia, doença reumática.
- Estreptococos do grupo B causam sepse neonatal, infecções articulares e cardíacas.
- Klebsiella pneumoniae é um agente comum nas IRAS de pacientes imunodeprimidos.
A NHSN lançou a campanha Protecting 5 Million Lives, que constitui um grupo de intervenções baseadas em evidência para pacientes com CVC que, quando adotadas conjuntamente obtém melhores resultados que quando adotadas individualmente. O que é correto afirmar quanto as medidas que compõem esse pacote?
- Higienização da mãos e antissepsia.
- Precauções máximas de barreira na passagem do cateter.
- Escolha do sítio de inserção adequado.
- Reavaliação diária da necessidade de manutenção do cateter , com pronta remoção dos desnecessários.
As técnicas atuais tornaram indispensável o uso de dispositivos intravasculares. São indicados para a administração de soluções endovenosas, medicamentos, sangue, nutrição parenteral e monitorização hemodinâmica. Pelo uso difundido e gravidade das ICS a adoção de medidas preventivas tornaram-se essenciais. O que é incorreto afirmar?
Não está indicada a troca rotineira de cateter periférico.
As técnicas atuais tornaram indispensável o uso de dispositivos intravasculares. São indicados para a administração de soluções endovenosas, medicamentos, sangue, nutrição parenteral e monitorização hemodinâmica. Contudo o uso de cateteres vasculares trazem risco do desenvolvimento de ICS. O que não apresenta fator de risco?
integridade cutânea preservada.
O que podemos dizer com relação a biossegurança nas ações de cuidado, visando prevenir a incidência e prevalência de IRAS.
o conhecimento das vias de transmissão dos agentes etiológicos do paciente é de suma importância para a escolha do tipo de precaução e, assim, prevenir a disseminação de doenças.
A higienização das mãos é uma prática relativamente simples, porém muito importante para o controle de infecções nos serviços de saúde. O que é incorreto dizer à respeito dos produtos e das técnicas de higienização das mãos?
Em geral, a higienização com sabonete líquido remove a microbiota transitória, tornando as mãos limpas. Esse nível de descontaminação é suficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.
O que é correto afirmar considerando que a Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares se constitui um instrumento de trabalho fundamental para o acompanhamento das ocorrências do fenômeno no Serviço de Saúde, em relação ao método de coleta de dados?
O estudo em todo o hospital avalia todos os pacientes admitidos. É de elevado custo e a relação com o benefício é incerta, considera-se este estudo como ativo.
Na Vigilância Epidemiológica, uma série de dados são necessários para estudarmos os fatores determinantes e condicionantes da ocorrência de Infecções Relacionadas a Assistência (IRAS). Entende-se que estes dados determinam o processo de construção das intervenções. Neste sentido, dados de significativa importância dizem respeito ao (aos)
- Dados dos pacientes de cirurgia ambulatorial e Hospital – Dia;
- Dados da flora microbiológica das infecções e o consumo de antibióticos com as diversas características a serem especificadas.
Na prevenção e controle das IRAS, a equipe de enfermagem ao prestar assistência deve utilizar:
luvas de procedimento durante o banho no leito.
Em 1996, o CDC (Centro de Controle de Doenças de Atlanta), estabeleceu novas diretrizes para Isolamento e Precaução, baseadas no modo de transmissão de doenças. A partir desta recomendação podemos afirmar que o isolamento, na transmissão aérea por aerossol é aplicado no diagnóstico de determinadas patologias. Identifique-as:
Tuberculose pulmonar, Varicela e Sarampo e SRAG/SARS
A enfermeira da CCIH preocupada com as taxas de IRAS apresentadas nas unidades ambulatoriais, no centro cirúrgico e na clínica cirúrgica, decidiu acompanhar de perto o trabalho da equipe e verificar os casos detectados bem como adotar medidas que visam à diminuição dos riscos de IRAS. O que seria incorreto fazer?
A enfermeira deve considerar como IRA toda a manifestação clínica de infecção que se apresenta 72 horas após a admissão do paciente.
Nos últimos anos, as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) causadas por microrganismos multirresistentes têm se tornado um grave problema de Saúde Pública no Brasil e no Mundo. O que se pode dizer a respeito desse problema?
Os produtos de higienização das mãos, quando usados de forma inapropriada, podem ser fontes de bactérias multirresistentes através da contaminação dos antissépticos durante seu uso e/ou armazenamento.
Tendo em vista os agentes infecciosos e suas características, leia atentamente as afirmações a seguir
- As estafilococcias são infecções localizadas ou generalizadas causadas por bactérias, cocos gram +, imóveis, aeróbios e anaeróbios facultativos, que geralmente crescem em forma de cachos de uva;
- O Toxoplasma gondii é um protozoário coccídio intracelular, da classe Sporozoa, de distribuição universal, cuja transmissão pode se dar através da ingestão de carne crua ou mal cozida, na ingestão de oocistos do solo ou durante a gravidez. Tem os felinos como hospedeiros definitivos;
- A Entamoeba histolytica é um protozoário que se apresenta nas formas de cisto e trofozoito, cuja transmissão é geralmente fecal-oral. Causa alterações intestinais e extra-intestinais graves em 10% dos casos de infecção.
Segundo a ANVISA, a higienização das mãos e reconhecida, mundialmente, como uma medida primaria, mas muito importante no controle de Infecções Relacionadas a Assistência ( IRAS). Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde e, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. O que é correto afirmar a respeito da higienização das mãos?
O uso do álcool-gel é indicado para locais e procedimentos em que ocorra dificuldade para a higienização das mãos.
O que se entende por flora (microbiota) transitória?
- Microorganismos de baixa virulência que vivem na pele por curto período de tempo;
- Microorganismos adquiridos por contato direto com o meio ambiente;
- Localizam-se em maior quantidade em torno e sob as unhas.
O que se entende por flora (microbiota) residente?
Bactérias gram-negativas, fungos e vírus, que esta aderida as camadas mais profundas da pele e mais resistente a remoção apenas por água e sabonete
As mãos dos profissionais de saúde podem ser persistentemente colonizadas por microrganismos patogênicos (Staphylococcus aureus, bacilos Gram-negativos ou leveduras) que, em áreas criticas como unidades com pacientes imunocomprometidos, pacientes cirúrgicos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), podem ter um importante papel adicional como causa de Infecções Relacionadas a Assistência (IRAS). Por que a higienização das mãos é fundamental para evitar as IRAS?
As mãos, na transmissão de microorganismos multirresistentes, constituem a principal via entre um paciente colonizado e outro não colonizado.