Bases Diagósticas Flashcards
O que é URINÁLISE?
Também conhecido como urina tipo I.
Teste laboratorial simples, de baixo custo, amplamente utilizado.
É o exame não invasivo de grande importância para avaliar a função renal. Com o auxílio deste exame pode-se diagnosticar diversas patologias, monitorar o progresso destas doenças no organismo, acompanhar a eficácia do tratamento e ainda constatar a cura.
Em que situações á Urinálise é solicitada?
A urinálise pode ser pedida como um exame de rotina antes de uma internação, de uma cirurgia ou durante agravidez. É pedida sempre quando hásinaisesintomasdeinfecção urináriaou dedoença renal. Alguns desses sinais:
Dor abdominal.Dor nas costas.Micção frequente ou dolorosa.Sangue na urina.
Quais são as 3 etapas do exame de urina?
Na primeira etapa analisam-se as características gerais da urina. Corresponde a avaliação das propriedades físicas da urina, como o seu volume, o seu cheiro e sua coloração.
Na segunda etapa é feita a pesquisa de elementos anormais, que corresponde à pesquisa química feita na urina.
Na terceira e ultima etapa é feita a sedimentoscopia, que corresponde ao exame microscópico da urina.
O que é OLIGÚRIA?
Oligúriaé definida como o volume da urina excretada menor que as necessidades para a eliminação de catabólitos. Convencionalmente é classificada comooligúriauma diurese inferior a 400 ml/dia em adultos, e como anúria uma diurese inferior a 100 ml/dia.
O QUE é ANÚRIA?
Anúriaexcretória é quando os rins continuam a fabricar a urina, mas ela não pode ser expelida do corpo, provocando um quadro de retenção aguda de urina.
O QUE é POLIÚRIA?
Poliúriaé um termo médico para urinar em excesso (acima de 2,5 litros por dia), frequentemente acompanhado de um aumento da frequência urinária (polaquiuria). É o sintoma de diversas doenças endócrinas, renais e psiquiátricas.
O QUE é DISÚRIA?
Disúriaé um sintoma clínico caracterizado por uma sensação de dor, ardor, ou desconforto ao urinar.
O que é HEMATÚRIA?
Hematúriaé a presença desanguenaurina. Tem como definição mais exata a presença de cinco ou maiseritrócitos(hemácias) por campo na análise microscópica do sedimento urinário, e deve ser confirmada em pelo menos duas amostras de urina. É umsinalde várias doenças dosrinse do trato urinário, podendo ser benigna a letal. É um dos achados mais frequentes em análise urinária de crianças.
O que é PIÚRIA?
Piúriaé a presença de leucócitos degenerados ou pus na urina. Pode ser um sinal de uma infecção bacteriana ou fúngica do trato urinário. Apiúriaé diagnosticada quando se encontram, em urina centrifugada, 10 ou mais piócitos por campo.
O que é COLÚRIA?
Colúriaé um termo para descrever uma urina escura, com cor referida como sendo parecida com café, vinho-do-porto ou coca-cola, apresentando espuma amarela. Esta coloração é causada por uma acumulação de bilirrubina directa (bilirrubina conjugada) no sangue e a sua consequente excreção pela urina.
O que é POLACIÚRIA?
Polaciúriaé um sintoma urinário caracterizado por aumento do número de micções com diminuição do volume da urina, ou seja, urina pouca quantidade muitas vezes ao dia.
Sobre a realização do exame de urina aleatória (Urina I), qual urina deve ser colhida?
Preferencialmente, colher a primeira amostra da manhã, jato médio.
Qual recomendações devem ser transmitidas a um paciente que precisa coletar urina de 24 horas para análise laboratorial?
1º dia – 7 h da manhã: Urinar e descartar a amostra. O paciente então colhe toda urina nas próximas 24 horas, as amostras colhidas devem ser mantidas refrigeradas.
2º dia – 7 h da manhã: o paciente urina novamente e coloca este material junto com aquela previamente colhida. Depois leve até o laboratório todo volume que foi recolhido.
Uma das maneiras de diagnosticar parasitoses em uma pessoa é através do exame de fezes. Quais parasitoses podem ser diagnosticadas por esse exame?
Ascaridiose e Giardíase.
Algumas parasitoses intestinais, além de sintomas gastrointestinais inespecíficos, podem ter outros sinais e sintomas que sugerem um diagnóstico mais específico. Assim, uma pessoa que apresenta sinais de irritação brônquica (tosse e dificuldade respiratória), possivelmente está desenvolvendo:
Ascaridíase.
Por que quem tem ascaridíase pode desenvolver irritação bronquica ou alguma lesão pulmonar?
Ascaris lumbricoides (lombriga), podem causar lesões nos alvéolos pulmonares porque o verme passa pelos pulmões em determinada etapa do seu ciclo de vida.
O Exame de Urina Tipo I ou Elementos Anormais do Sedimento (EAS) é um método diagnóstico complementar utilizado em todas as especialidades médicas. Trata-se de um exame indolor e de simples coleta o que torna sua realização muito comum. Entretanto, para que o resultado seja fidedigno, algumas orientações devem ser dadas e rigorosamente seguidas pelos pacientes.
- Antes da coleta do exame o paciente não deve ter praticado atividades físicas.
- A realização da assepsia local é fundamental (kit oferecido pelo laboratório): homens devem afastar a glande e mulheres afastar os grandes lábios para higienização.
- Se não for coletada a primeira urina da manhã, deve-se coletar a próxima urina após estase vesical de 2 horas.
Antes da coleta do sangue, a antissepsia do braço do paciente é preferencialmente feita com:
Álcool a 70%.
Em uma requisição médica ao laboratório, foi solicitada a coleta de sangue para os seguintes exames laboratoriais: glicose de jejum, hemograma, teste de coagulação e gasometria arterial. Qual o anticoagulante indicado para cada análise?
EDTA - Hemograma
Citrato de sódio - Coagulação
Fluoreto de sódio - Glicose de Jejum
Heparina - Gasometria arterial
Quando em um hemograma completo observa-se o aumento dos leucócitos, provavelmente está caracterizado um quadro de:
Infecção
O desjejum pode ser um fator importante para a alteração do resultado do exame laboratorial de sangue. Assinale a opção que apresenta o exame para o qual se recomenda um jejum de 12 horas.
Dosagem de triglicédides e colesterol total e frações.
Qual das imunoglobulinas é fundamental para o diagnóstico de infecções congênitas?
IgG
O que você sabe sobre o Hemograma?
O hemograma completo fornece uma análise quantitativa e morfológica das células do sangue para avaliar o estado geral do paciente.
O sangue pode ser coletado através de punção venosa periférica e a amostra depositada no tubo contendo EDTA (tampa roxa).
Caso tenha sido solicitado somente hemograma completo, não é necessário estar em jejum.
O hemograma além de avaliar a condição do sangue e seus tecidos formadores (em especial a medula óssea) avalia a presença de alguma doença em outros órgãos. Resultados anormais podem indicar a presença de uma variedade de condições incluindo anemias, leucemias e infecções, muitas vezes antes mesmo que o paciente apresente os sintomas da doença. Assim, em relação à série branca e vermelha que compõe o resultado de um hemograma completo pode-se dizer:
Neutrófilos aumentados.
Eosinófilos aumentados
Linfócitos aumentados
Hematócrito e hemoglobina aumentados.
Hematócrito e hemoglobina diminuídos
Linfócitos aumentados - Defesa contra vírus
Hematócrito e hemoglobina diminuídos - Anemias
Neutrófilos aumentados - Defesa contra bactérias.
Eosinófilos aumentados - Defesa contra processos alérgicos e infestações parasitárias.
Hematócrito e hemoglobina aumentados - Situação comum em pessoas que moram em grandes altitudes.
O sangue para determinação da hemoglobina glicada (ou glicosilada) deve ser depositado em:
Tubo com o anticoagulante EDTA fluoretado.
A coleta de amostras para exames laboratoriais interfere diretamente no diagnóstico, tratamento e recuperação do paciente. Levando em conta a preparação adequada para exames de coleta de urina para cultura, assinale a afirmativa CORRETA.
Estando com a genitália higienizada e tendo sido feito a antissepsia, instrua o paciente a começar a urinar para, em seguida, coletar o jato médio de urina no recipiente adequado.
Acerca do material biológico para exame de cultura microbiológica, o que se pode dizer em relação ao material biológico que pode ser enviado para cultura?
Pode-se realizar cultura de sangue, urina e secreções de um modo geral.
Não é necessário jejum para realizar qualquer tipo de exame de cultura microbiológica.
Antes da coleta de exames, alguns critérios são muito importantes para o resultado final do exame laboratorial, devendo ser registrados e/ou observados. Quais são eles?
Existem diferenças entre exames de recém-nascidos, crianças, adultos e idosos, pois a idade pode afetar a cocentração dos metabólitos no sangue e na urina.
A coleta de amostra de urina para a realização de diversos exames é uma prática comumente realizada pela equipe de enfermagem em unidades de internação. Os cuidados com o material coletado são de fundamental importância para o resultado satisfatório do exame. Dessa forma, a coleta desse material requer a utilização de recipiente esterilizado, quando o exame solicitado for:
Urocultura.
Na faixa etária de 40 a 49 anos, a recomendação e periodicidade no rastreamento de câncer de mama é:
Mamografia anual e se necessário ultrassonografia.
O principal exame de rastreamento do cancer de mama, a mamografia, ainda não é realizado anualmente por grande parte das mulheres, afirmam os especialistas. Consultar um médico regularmente e, a partir dos 40 - ou antes, se for uma paciente de risco - realizar a mamografia todos os anos é uma medida simples e eficaz, que contribui com o diagnostico precoce.
- A mamografia de rotina é feita com duas tomadas de imagem em cada mama, uma no sentido longitudinal (craniocaudal) e outra transversal (mediano lateral).
- O mamógrafo emite baixa dose de irradiação, e foi especialmente desenvolvido para analisar as glândulas mamárias e as regiões axilares.
- O resultado da mamografia indicará se há necessidade de complementação com outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética.
Apesar de ser um exame simples, o raio-x requer alguns preparos e orientações. Quais são?
- Quando for realizado em mulheres, deve-se certificar da ausência de gravidez.
- Retirar todas as jóias e adornos antes de realizar o exame.
- Em pacientes internados, deve-se retirar os cabos de monitorização e eletrodos para que não cubram a área torácica.
O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos de seu corpo. O equipamento, que realiza o exame, trabalha com campo magnético, e, por isso, algumas precauções devem ser tomadas para realização do exame, como não utilizar jóias e maquilagem, entre outros. Em alguns casos, pode estar indicado o uso de contraste. Quais situações pode estar contraindicado o uso de contraste?
Injúria renal.
A maior parte dos exames diagnósticos requerem algum preparo. Quais orientações pré-exame devem ser dadas ao paciente que realizará o exame de Ressonância Magnética?
- Pede-se que o paciente venha sem jóias, bijuterias ou maquiagem.
- Comunicar o médico que solicitou se é portador se marcapasso, implantes metálicos (pinos, placas de metal), pois estes podem causar desconforto durante o exame.
- Orientar que durante o exame o paciente deverá permanecer imóvel.
As fraturas do úmero proximal (ombro) são frequentes e representam 4% a 5% de todas as fraturas do corpo humano. Ocorrem mais frequentemente em pacientes de mais idade, depois que o osso esponjoso do colo do úmero é enfraquecido pela osteoporose, embora sejam vistas em pacientes de todas as idades. Nos pacientes mais jovens, elas são causadas por trauma de alta energia. Nos pacientes de mais idade, a fratura muitas vezes resulta de uma queda de pouca importância e geralmente tem um mínimo deslocamento entre os fragmentos. Todos os exames abaixo listados permitem a visualização nítida do osso, EXCETO:
Ultrassonografia
Como o hemograma é dividido?
ERITROGRAMA
LEUCOGRAMA
PLAQUETOGRAMA
O que é ERITROGRAMA?
Contagem de hemácias, também chamadas de eritrócitos ou glóbulos vermelhos.
V.R. 4,2 a 5,72 milhões/mm3
O que é HEMOGLOBINA?
A hemoglobina é um componente dos glóbulos vermelhos do sangue e tem como principal função transportar oxigênio dos pulmões para o restante do corpo.
V.R.: 13,5 a 17,5 mg/dl
Quais são as causas da hemoglobina BAIXA?
Anemia; Cirrose; Linfoma; Leucemia; Hipotiroidismo; Insuficiência renal; Deficiência de ferro e vitaminas; Talassemia; Porfiria; Hemorragia; Medicamentos para tratar câncer e AIDS.
Quais são as causas da hemoglobina ALTA?
Uso de tabaco; Desidratação; Enfisema pulmonar; Fibrose pulmonar; Policitemia; Tumor nos rins; Uso de anabolizantes ou do hormônio eritropoietina.
O que é HEMATÓCRITO?
É a porcentagem de volume ocupada pelos glóbulos vermelhos ou hemácias no volume total de sangue.
V.R. 38 a 50%
O que é VCM?
Volume Corpuscular Médio, indica o tamanho das hemácias.
V.R. 80 a 100
O que é HCM?
Hemoglobina Corpuscular Média mostra a quantidade de hemoglobina em cada hemácia.
V.R. 26 a 32
O que é ANISOCITOSE?
Existência de hemácias de tamanhos diferentes numa mesma amostra de sangue.
O que é POIQUILOCITOSE?
É a alteração na forma da hemácia. Caracteriza determinadas anemias, como a falciforme.
O que são os LEUCÓCITOS?
Também chamados de glóbulos brancos são células produzidas pela medula óssea que têm a função de defender o organismo contra doenças, infecções e alergias.
VR: 4.000 a 10.000/mm3
O que é LEUCOCITOSE?
Os leucócitos aumentados, também conhecidos como leucocitose, são caracterizados por um valor superior a 11.000/mm3.
Quais são as causas da LEUCOCITOSE?
infecção ou doença recente, excesso de stress, efeito colateral de um remédio, alergias, artrite reumatoide, mielofibrose ou leucemia, por exemplo.
O que é LEUCOPENIA?
Os leucócitos baixos, também chamados de leucopenia, são caracterizados por um valor inferior a 4.000/mm3.
Quais são as causas da LEUCOPENIA?
anemia, uso de antibióticos e diuréticos, má nutrição, HIV, leucemia, lúpus ou fazer quimioterapia, por exemplo.
Como os leucócitos se dividem?
Se dividem em 5 tipos: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos.
O que são NEUTRÓFILOS?
São o tipo mais comum de leucócito. Informam infecção por BACTÉRIA. Fazem parte da 1º linha de defesa. VR: 45 a 75% > neutrofilia < neutropenia
O que são LINFÓCITOS?
São o tipo de leucócito responsável pela produção de anticorpos.
São as células atacadas pelo HIV.
Informam infecção por vírus e surgimento de tumores.
Fazem parte da 1º linha de defesa.
VR: 20 a 35% - 900 a 2900/mm3
O que são BASTOES OU BASTONETES?
São leucócitos jovens.
O que são MONÓCITOS?
É a 2º linha de defesa. São células fagocitárias. Ativados tanto em processos virais quanto bacterianos Se elevam em caso de infecção crônica. VR: 4 a 10% - 300 a 900/mm3
O que são EUSINÓFILOS?
São o tipo de leucócitos responsáveis pelo combate à alergias e doenças parasitárias.
VR: 1 a 4% - 50 a 500/mm3
> eosinofilia
< eosinopenia
O que são BASÓFILOS?
São o tipo de leucócitos responsáveis pela produção de histamina e heparina.
É o tipo menos comum.
É responsável por processos alérgicos e infecção crônica.
Em caso de aumento somente dos eosinófilos, indica-se suposta parasitose.
VR: 0 a 10/mm3
O que são PLAQUETAS ou TROMBÓCITOS?
São responsáveis pela coagulação sanguínea e podem participar de processos trombóticos se forem ativados excessivamente > agregação plaquetária.
VR: 150.000 a 400.000
O que é e o que causa TROMBOCITOSE?
Quando as plaquetas estão aumentadas em mais de 600.000.
- Síndrome proliferativa;
- Pós-hemorragia;
- Doenças inflamatórias crônicas;
- Anemia Ferropriva, etc
Em que tubos os exames bioquímicos são coletados?
Tubo Seco.
Sódio (Na)
Responsável pela distribuição da água corporal.
> hipernatremia
< hiponatremia
VR: 135 - 145
Potássio (K)
Responsável pela contração muscular. > hipercalemia < hipocalemia VR: 3,5 - 4,5 Insuficiência renal pode causar hipercalemia.
O que são TRIGLICERÍDEOS?
São a reserva de energia do corpo humano. Eles têm a função de fornecer “combustível” para os músculos. Quando os triglicérides não são usados como forma de energia, passam a ser armazenados no tecido adiposo, como gordura.
VR: < 150 mg/dl
Ingestão excessiva de carboidrato.
O que é COLESTEROL?
O colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento normal.
O que são o HDL e LDL?
HDL: Lipoproteína de Alta densidade, são capazes de transportar o excesso ou o colesterol que não foi usado dos tecidos de volta para o fígado, onde ele é quebrado e excretado.
VR: > 60
LDL: Lipoproteína de Baixa Densidade, chamada de “colesterol ruim”, por se acreditar que sua ingestão em excesso leva à formação de uma placa aterosclerótica (placa de gordura) nas veias e artérias sanguíneas, comprometendo-as. É composta por ácidos graxos saturados e levam o colesterol do fígado para outros tecidos do corpo.
VR: < 100
Quais são os marcadores cardíacos e pra que servem?
São marcadores químicos de lesão cardíaca. Indicam incidência de infarto.
CPK e CPKMB: normalmente solicitados devido ao tempo, 6h de liberação.
Troponina - entre 4 e 6h
Mioglobulina - de 1 a 2h
Quais são os marcadores renais?
Uréia: Produto de metaboismo protéico
VR: 10 a 40
Creatinina: Produto da contração muscular
VR: 0,4 a 1,4
Quais são os marcadores hepáticos?
Transaminases, Gama GT, Bilirrubina, Icterícia, Albumina, Amilase, Lipase e ácido úrico.
Qual o exame mais solicitado nas suspeitas de Hepatite C?
AST (TGO) VR: 5 a 40
ALT (TGP) VR: 7 a 56 (Está elevado em doenças malignas)
Gama GT
Indicadora de doenças inflamatórias, lesão hepática e doenças obstrutivas da vias bliliares.
Ecocardiograma
É um exame de ultrassonografia que estuda o funcionamento do coração, fornecendo informações sobre a anatomia e morfologia do mesmo.
Tipos de Ecocardiograma
Eco uni, bi, e tridimensional;
Eco doppler;
Eco fetal; entre outros.
Indicações do Ecocardiograma
Indicado para pacientes em estado grave; choque sistêmico; sala de emergência; pacientes críticos de UTI; unidade pós operatória; diagnóstico cardíaco fetal; avaliação dos pacientes com sopro cardíaco; sintoma de palpitação; falta de ar; dor torácica.
Eletroencefalograma (EEG)
É um exame que registra a atividade elétrica cerebral e que detecta alterações que possam justificar sintomas neurológicos.
Indicações do eletroencefalograma
Avaliação de possíveis alterações da atividade elétrica cerebral como: Epilepsia; AVE; complicações causadas por lesão cerebral ou concussão cerebral; Encefalopatias; inflamação cerebral; Distúrbios do sono; demência; causas de coma; morte cerebral.
Contra indicações do eletoencefalograma
Seborréia excessiva;
Infecção de pele no couro cabeludo;
Pediculose.
Mielograma
Exame da medula óssea realizado com uma pequena quantidade de sangue colhido do interior do osso.
Indicações do mielograma
Diagnósticos de distúrbios hematológicos;
Diagnóstico e acompanhamento de leucemia;
Auxílio no diagnóstico de anemias.
Contra-indicações do mielograma
Casos de infecções dérmicas no local da pressão;
Casos de deficiência de fatores de coagulação.
Eletrocardiograma (ECG)
Exame que registra a atividade elétrica do coração
Indicações do eletrocardiograma
Avaliação da função cardíaca;
Avaliação de arritmias cardíacas;
Investigação inicial de isquemia cardíaca;
Avaliação de aormalidades cardíacas.
Divisão do eletrocardiograma
É composto por 12 derivações:
06 periféricas (DI, DII, DIII, aVF, AVL, aVR)
06 precordiais (V1, V2, V3, V4, V5, V6)
M.A.P.A.
Monitorização ambulatorial da pressão arterial.Monitora, num período de 24h, o comportamento da PA.
Contra-indicações do MAPA
Valores elevados de PAS;
pulso irregular;
hiato auscultatório;
braços que não permitem ajuste manguito.
Indicações do MAPA
Síndrome do avental branco;
hipertensão resistente à terapêutica;
hipertensão episódica;
hipotensão sintomática.
Espirometria
Ou prova de função pulmonar. É um teste que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar, cada vez que respira.
Indicação de espirometria
Indicado quando há suspeita de alguma doença relacionada ao sistema respiratório.
Contra-indicação da espirometria
Pacientes que já sofreram um IM ou AVC;
Apresentem edema agudo de pulmão ou angina recentes;
Infecções respiratórias atuais ou resfriado.
Cateterismo
Procedimento médico, invasivo, diagnóstico de anormalidades cardíacas. É um exame radiológico que consiste na injeção de contraste na artéria femoral/umeral e na filmagem da dispersão dessa subst. através dos vasos coronários que irrigam o coração.
Indicações do cateterismo
Infarto do miocárdio; angina do peito; pacientes que foram submetidos a angioplastia coronarianane ponte de safena; cardiopatias congênitas; insuficiência cardíaca.
Contra-indicações do cateterismo
AVC recente; insuficiência renal progressiva; hipertensão arterial não controlada; anemia intensa; insuficiência cardíaca descompensada; febre.
Angioplastia
Procedimento semelhante ao cateterismo, porém de tratamento. Consiste em introduzir um cateter dotado de um balonete em uma ponta, através de uma artéria radial/femoral. É posicionado nas artérias coronárias, utilizando-se raios-x com injeção de contraste iodado. O balonete é insuflado para dilatar a artéria que está estenosada.
Indicações angioplastia
Artérias coronárias com obstruções maiores que 70% ou em obstruções maiores que 50% com sinais de isquemia miocárdica.
Cintilografia
Método de diagnóstico por iagem que tem como objetivo diagnosticar e tratar doenças.
Indicações da cintilografia
Variedadede casos, tanto de diagnóstico como de tratamento. É um dos procedimentos mais utilizados na detecção da doença arterial coronariana.
oncologia: câncer primário;
endócrino: detectar hipo/hipertireoidismo;
doenças ósseas e metabólicas;
infecções e obstruções urológicas;
sangramentos gastrointestinais.
Restrições da cintilografia
Gestação ou suspeita;
Pessoas que fazem uso constante de certos medicamentos.
Densitometria óssea
Método de diagnóstico por imagem que determina a densidade mineral óssea.
Diferença entre osteoporose e osteopenia
Osteoporose: doença caracterizada pela diminuição da massa óssea do corpo.
Osteopenia: um alerta indicando a diminuição dessa massa óssea.
Indicações da densitometria óssea
Mulheres acima de 65 anos; Homens acima de 70 anos; Baixo peso; Fratura prévia; Monitorar osteoporose e tratamento.
Restrição densitometria óssea
Gestação ou lactantes
Teste ergométrico
É um teste de esforço, que tem como objetivo avaliar o condicionamento físico;
obter respostas hemodinâmicas (PA/FC);
Verifica ocorrências de arritmias cardíacas;
Aparecimento de sintomas: anginas, dispnéias, palpitações.
Tipos de protocolo do Teste ergométrico
Protocolo de Bruce; Protocolo de Ellestad; Protocolo de Balke; Protocolo de Naughton; Protocolo para pacientes desabilitados.
Contra-indicações do teste ergométrico
Portadores de doença coronariana instável; arritmia não controlada; hipertensão arterial grave; estenose aórtica grave; miocardite e pericardite agudas; gestação.
Holter
É um eletrocardiograma de longa duração.
Exame utilizado para avaliar a presençade arritmia cardíaca, irregularidades no ritmo. Ainda pode colaborar na investigação da isquemia miocárdica e avaliação do segmento ST.
Pressão intra-craniana (PIC)
É a pressão do líquor dentro das meninges.
Reflete a relação entre o conteúdo da caixa craniana (cérebro, líquido cefalorraquidiano e sangue).
VR: 5 a 15 mmHg
Indicações PIC
TCE com suspeita de hipertensão intra-craniana;
Casos graves de isquemia cerebral;
Meningite grave;
Encefalite;
Monitorização de pacientes com válvula de hidrocefalia.
Pressão arterial média (PAM)
É o valor médio da pressão durante todo um ciclo do pulso de pressão. A PAM é que determina a intensidade média com que o sangue vai fluir pelos vasos sistêmicos.
Fórmula cálculo PAM
PAS+2PAD/3
Pressão Venosa Central (PVC)
Método invasivo, por meio de um cateter. É feita uma punção venosa profunda (jugular, subclávia), onde é introduzido um cateter que deve chegar ao ÁTRIO DIREITO.
NEM TODO CATETER VENOSO PROFUNDO É CENTRAL!!!
VR: 8 a 12mmHg
Papel do enfermeiro (PVC)
Avaliar posicionamento do cateter no ÁTRIO DIREITO através de raio-x ou ultrassonografia;
cuidados pós procedimento e controle da volemia.
Indicações da PVC
Verificar volemia corporal: hipervolemia >10 hipovolemia <5 Eficácia do coração como bomba; Tônus muscular.
Complicações da PVC
A mais comum é o pneumotórax, devido a perfuração da pleura; Infecção; Trombose; Embolia aérea; Deslocamento do acesso.
Finalidade da PVC
Servir de meio de diagnóstico para condições clínicas de desidratação e hiperidratação.
Quais são os marcadores pancreáticos?
Amilase: Catalisa amido e glicogênio da dieta; indica alteração pancreática. VR: 60 a 160 Lipase: Catalisa lipídios (triglicerídeos); Indica alterações pancreáticas. VR: 2 a 18