Bioquímica Exame Flashcards
A fotossíntese é um processo bioquímico em que a água é incorporada em moléculas orgânicas. Na reação, átomos de Hidrogênio da água produziram a glicose e os átomos de Hidrogênio desta água serão liberados como oxigênio molecular. A respiração aeróbica é um exemplo de reação bioquímica em que a água é um produto. De acordo com o texto, quais são moléculas orgânicas?
C6H12O6 (Glicose)
Biomoléculas são compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. Citoquímica é o estudo da composição química celular e dos processos biológicos a nível molecular que se desenrolam no interior das células. A citoquímica dedica-se ainda à identificação e localização dos compostos químicos e macromoléculas nas células. Esse estudo só é possível usando reagentes corantes que permitam identificar os compostos químicos e a sua localização na estrutura celular. Um exemplo é a aplicação de corantes bioquímicos às células do sangue e medula óssea, de maneira a refletir sua composição sem modificar apreciavelmente sua morfologia. Colorações citoquímicas são auxiliares diagnósticos importantes em leucemias e em outras doenças hematológicas. Quais são as biomoléculas da célula?
As proteínas, os ácidos nucléicos, os lipídios e os carboidratos são componentes orgânicos.
O Ciclo de Krebs desempenha diversos papéis no metabolismo. É a via final que converge o metabolismo oxidativo de carboidratos, aminoácidos e ácidos graxos em CO2 e Água. A respeito do Ciclo de Krebs podemos afirmar:
Que se trata de uma sequência cíclica de reações, por meio das quais a molécula de Acetil-CoA será completamente oxidada a CO2, com liberação de Hidrogênio (NADH e FADH2) para a produção de ATP na cadeia respiratória. Ocorre na mitocôndria da célula.
A glicose do sangue é convertida pelo músculo esquelético, em exercício, a lactato, o qual difunde para o sangue. O lactato é captado pelo fígado e reconvertido em glicose que novamente é liberada na circulação.
Quando o lactato é captado pelo fígado e reconvertido a glicose podemos afirmar que:
A via da GLICONEOGÊNESE é a via necessária para esta conversão.
Um homem de 40 anos de idade está em jejum prolongado, resultado de um regime para perder peso rapidamente. Como entra pouco combustível à base de carboidrato a partir do intestino e sobrou pouco glicogênio da GLICOGENÓLISE hepática, a via da GLICONEOGÊNESE passa a ser ativada para produzir glicose.
Nessas condições podemos afirmar que:
Há uma redução na secreção de insulina e um aumento na secreção de glucagon.
A bioenergética é a instância da bioquímica que aborda a transferência, conversão e utilização da energia em sistemas biológicos. São processos biológicos relacionados diretamente a transformações energéticas celulares:
A respiração e fotossíntese.
Durante um jejum prolongado, os depósitos de glicogênio hepático são exauridos e a glicose é formada a partir de:
Substâncias não glicídicas, tais como aminoácidos, lactato e glicerol.
Para o funcionamento do organismo é necessário a ocorrência de inúmeras reações em nível celular. A este conjunto de reações dá-se o nome de metabolismo. O metabolismo está dividido em duas partes que contém objetivos e resultados opostos, o anabolismo e o catabolismo, que acontecem alternadamente no organismo. A diferença entre a “quantidade total” de anabolismo e a de catabolismo em um período de tempo determina o balanço metabólico, que determinará se nosso corpo vai perder ou ganhar seu peso. Analisando o texto acima, assinale a alternativa que melhor diferencia anabolismo e catabolismo.
As reações catabólicas (catabolismo) são aquelas reações que decompõem moléculas complexas em moléculas mais simples, liberando energia na forma de ATP. As reações anabólicas são o contrário. Elas ligam moléculas simples formando moléculas mais complexas que armazenam a energia em suas ligações químicas para posteriormente serem transformadas em ATP.
Os lipídios são moléculas apolares que não se dissolvem em solventes polares como a água. A razão desta insolubilidade é porque os lipídios são apolares e a água é polar, portanto não possuem afinidade. São classificados em simples, complexos e esteróides. Com relação aos lipídios, podemos afirmar que:
- São molécula ideais para o armazenamento de energia por longos períodos;
- Importantes componentes de todas as membranas celulares.
Podemos afirmar que a insulina é um hormônio hiperglicemiante?
Não, o hormônio hiperglicemiante é o GLUCAGON. A INSULINA serve como hipoglicemiante, diminuindo a taxa de glicose no sangue.
Explique o processo metabólico da formação da placa de ateroma de acordo com a relação LDL/HDL.
De acordo com a relação LDL/HDL, quanto maior a concentração de LDL e menor a de HDL, haverá mais colesterol circulando na corrente sanguínea, o qual pode acabar aderindo, se depositando nas paredes dos vasos sanguíneos, iniciando assim, a formação das placas de ateroma. O colesterol é ingerido ou obtido de fontes lipídicas de alimentação e desempenham importantes funções no organismo, como a produção de hormônios. Por isso a importância de se ter uma boa taxa de HDL para transportar esse colesterol do sangue para o fígado, onde ele é metabolizado e não deixá-lo simplesmente circulando pelos vasos através do LDL.
Em meio aeróbico, qual será o destino da molécula de piruvato?
Ciclo de Krebs
Qual é o composto sintetizado pelo organismo que é fundamental para o transporte de ácidos graxos de cadeia longa (AGCL) através da membrana para que ocorra a B-oxidação?
Carnitina
A uréia é o produto final do metabolismo e sua excreção adequada ocorre quando os rins estão funcionando corretamente. Indique qual a procedência dos átomos de nitrogênio da molécula de uréia.
Dos aminoácidos provenientes das proteínas
A velocidade de um processo celular foi medida durante 10h. Nesse período, a temperatura foi aumentada gradativamente, passando de 20ºC para 40ºC. A esse respeito, são feitas as seguintes afirmações:
- A temperatura de aproximadamente 30ºC é ótima para as enzimas envolvidas nesse processo;
- Na temperatura de 40ºC, pode ter havido desnaturação completa de todas as enzimas envovidas.
No homem, a carência da vitamina ____ provoca a chamada cegueira noturna, um problema visual caracterizado por dificuldade para enxergar em situações de luz fraca. Essa vitamina é necessária, pois se associa a proteínas dos bastonetes, os quais são células fotorreceptoras da retina que permitem a visão da luminosidade através de potenciais de ação gerados por _____ e ______ nas membranas das células nervosas.
Preenchem de forma correta as lacunas do texto, os termos contidos em:
A / Sódio e Potássio
As reações catalisadas por transaminases têm como coenzima o piridoxal-fosfato. Esse composto é derivado de qual vitamina?
Vitamina B6
Os triglicerídeos são constituídos por moléculas apolares, pois os grupos polares dos seus precursores (Grupos hidroxilo do glicerol e grupo carboxila dos ácidos graxos) foram perdidos com a formação da ligação éster. Por esta razão são solventes orgânicos, como o benzeno. Nas células, os triglicerídeos ficam armazenados em gotas lipídicas no citosol. Nos vertebrados existem células especializadas para o armazenamento dos triglicerídeos, os adipócitos. A oxidação completa de 1g de triglicerídeos fornece cerca de 38KJ de energia, enquanto as proteínas e carboidratos fornecem somente cerca de 17Kj/kg . Quimicamente os triglicerídeos são formados por:
Reação de esterificação entre 01 molécula de glicerol e 03 moléculas de ácidos graxos.
Carboidrato da dieta em excesso (em relação ao necessário para produção de energia e síntese de glicogênio) é convertido em ácidos graxos no fígado ou no tecido adiposo; sendo assim o principal fator no controle da taxa de lipogênese é o estado nutricional: se uma pessoa consome uma dieta rica em carboidratos, a taxa de lipogênese aumenta, já que a glicose vai fornecer o carbono para a síntese dos ácidos graxos. Qual é a molécula que estimula a síntese dos lipídios?
Acetil-CoA
Explique bioquimicamente qual é a relação da creatina com a determinação da função renal.
Quando um músculo se contrai, a creatina presente nesse músculo se quebra, produzindo creatinina, que é posteriormente lançada na corrente sanguínea e eliminada através da urina.
Sobre a estrutura do DNA, qual a ordem em que se apresentam?
Fosfato, desoxirribose e base nitrogenada
A doença Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue. A concentração normal de ácido úrico no sangue é até 7,0mg/100ml. A gota é uma doença reumatológica, inflamatória e metabólica, que cursa com hiperuricemia (elevação dos níveis de ácido úrico no sangue) e é resultante da deposição de cristais do ácido nos tecidos e articulações. É importante detectar quem tem ácido úrico elevado pois, muitas vezes esses indivíduos têm pressão alta, são diabéticos e têm aumento de gordura no sangue com arterosclerose e a descoberta da hiperuricemia faz com que indiretamente sejam diagnosticados os problemas sérios que já existem A gota está relacionada com:
Com a degradação das bases purinas.
Existem razões para supor que, nos animais e nas plantas, ocorrem milhares de processos catalíticos nos líquidos do corpo e nos tecidos. Tudo indica que, no futuro, descobriremos que a capacidade dos organismos vivos produzirem os mais variados tipos de compostos químicos reside no poder catalítico de seus tecidos. Hoje sabemos que o poder catalítico mencionado no texto deve-se :
às proteínas
Quais são as vitaminas hidrossolúveis e as vitaminas lipossolúveis? Como são armazenadas no organismo?
Hidrossolúveis: Vitamina C e complexo B
São pouco armazenadas e são eliminadas pela urina.
Lipossolúveis: A, D, E, K.
São armazenadas no tecido adiposo.
De forma bioquímica, como é possível explicar que as vitaminas são essenciais na transformação de energia?
As vitaminas são reguladores metabólicos, dessa forma, sem vitaminas o nosso organismo fica lento, sem energia.
Quando se diz que as vitaminas participam da formação dos ossos e dentes, há a participação de uma vitamina e um sal mineral. Quais são?
Vitamina D e cálcio insolúvel.
Qual vitamina e sal mineral importantes na coagulação sanguínea?
Vitamina K e cálcio solúvel.
Quais são as principais funções das proteínas?
- Construção de tecidos;
- Transporte de substâncias;
- Defesa (formam anticorpos);
- Enzimas (com função catalisadora);
- Compor fluídos (leite materno, esperma, mucos);
- Fornecer energia através da gliconeogênese;
- Regulação atividades metabólicas (hormônios);
- Proteínas presentes na membrana plasmática das células com funções receptoras e sintetizadoras;
- Proteínas de motilidade ou contráteis (ex. actina/ miosina).
Como são classificados os aminoácidos?
- Necessidade: essenciais e não essenciais;
- Estrutura: primárias, secundárias, terciárias e quaternárias;
- Forma: fibrosas e globulares.
Como são degradados os aminoácidos?
TRANSAMINAÇÃO: Ocorre quando os Aa (proteínas que foram degradadas) chegam no fígado, o mesmo retira a Amina (nitrogênio) do Aa que é carregado pela enzima transaminase até o cetoglutarato e forma o Glutamato.
DESAMINAÇÃO: Ocorre quando o glutamato volta ou nem sai do fígado, sofre a ação da enzima desaminase que forma AMÔNIA. A amônia se une ao CO2 e forma URÉIA que retorna para a corrente sanguínea e quando filtrada pelos rins é eliminada.
Qual a importância do ciclo da uréia? Onde ocorre?
Ocorre no fígado, começando na mitocôndria e continua no citosol.
A importância do ciclo é a eliminação da amônia, que é tóxica ao organismo, oriunda da degradação dos aminoácidos (desaminação).
Explique o mecanismo de ação das enzimas.
As enzimas tem ação catalisadora, pois interagem com o substrato, se ligando a ele no sistema chave/fechadura, facilitando e acelerando a ocorrência da reação, diminuindo a energia de ativação necessária.
A enzima não é degradada.
Quais são os fatores que interferem na ação enzimática?
- Temperatura;
- Influência do PH;
- Substrato.
Qual a importância das bases nitrogenadas?
- Compõem NADH, FADH2, CoA;
- São reguladoraes metabólicos;
- São precursores do DND/RNA.
Como são classificadas as bases nitrogenadas?
De acordo com a estrutura química, pirimídicas e púricas.
Quais são os possíveis produtos finais das bases nitrogenadas?
Purina: Adenina e guanina - sofrem ações e se transformam em ácido úrico.
Pirimidina: Timina, uracila e citosina - síntese da uréia - produção da amônia.
Conceitue vitaminas e sais minerais.
Vitaminas: são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar (exceto vitamina D).
Sais Minerais: São substâncias de origem inorgânica, inclusive presentes em tecidos como os ossos e dentes e tem função reguladora, de equilíbrio ácido-básico, função osmótica, estímulos nervosos, papel no ritmo cardíaco, contração muscular, em atividades metabólicas.
Como são classificadas as vitaminas?
Lipossolúveis: Solúveis em lipídios, podendo acumular no tecido adiposo. São elas: A, D, E, K
Hidrossolúveis: Solúveis em água, sendo eliminadas pela urina. Necessário reposição diária. São elas: Vitamina C e complexo B.
Ambas são absorvidas pelo intestino.
Qual é a importância biológica das vitaminas e sais minerais?
São essenciais para processos fisiológicos do corpo e reações metabólicas.
O colesterol é um esteróide dos tecidos animais desempenhando várias funções dentre elas podemos citar:
- É componente da membrana plasmática, modulando sua fluidez;
- É precursor de ácidos e sais biliares, hormônio esteróides e de vitamina D.
Um dos lipídeos muito conhecido pela população em geral é o colesterol. O colesterol é um esteróide característico dos tecidos animais e desempenha várias funções essenciais no organismo. O colesterol pode ser enviado para os tecidos periféricos como componente das lipoproteínas plasmáticas. O colesterol é uma molécula que, em níveis normais, tem uma função muito importante para os animais. Mas, quando em níveis aumentados, é prejudicial pois poderá se depositar em vasos sanguíneos e iniciar um processo chamado de arteriosclerose. O colesterol sanguíneo provém:
Da produção endógena do metabolismo do animal, além de poder ser ingerido na dieta também
O colesterol tem sido responsável por diversas doenças cardiovasculares. Essas doenças estão associadas a altos níveis desse composto no sangue. O colesterol é obtido por meio de síntese celular (colesterol endógeno -70%) e da dieta (colesterol exógeno- 30%). Exceto em pessoas com alterações genéticas do metabolismo do colesterol, o excesso dele no sangue resulta dos péssimos hábitos alimentares que possuímos (que são adquiridos desde a infância) e que nos levam a grande ingestão de colesterol e gorduras saturadas (geralmente de origem animal). No entanto, o colesterol desempenha importantes papéis no organismo.
- O colesterol é importante para a integridade da membrana celular;
- O colesterol participa da síntese dos hormônios esteróides.
O colesterol do corpo tem duas origens: a produção do seu próprio corpo e o colesterol proveniente da alimentação. O corpo produz colesterol no fígado e esse colesterol produzido é capaz de suprir quase toda necessidade do organismo. O restante necessário deve ser proveniente do que você come. O colesterol está presente em carnes, leites e derivados, manteiga e gema de ovo. Comer muitos alimentos com colesterol pode fazer seus níveis de colesterol no corpo subirem, o que é conhecido por hipercolesterolemia. Quando há uma hipercolesterolemia, o médico pode usar uma inibição por drogas, isto geralmente causa:
A inibição da enzima HMG-CoA redutase, implicando na redução do colesterol.
Os ácidos graxos existem no organismo na forma livre (AGL), isto é não esterificados e também são encontrados como ésteres de acila em moléculas mais complexas, tais como o triacilglicerois. Em todos os tecidos existem níveis baixos de AGL, entretanto, algumas vezes pode ser encontrados quantidades elevadas de AGL. O nosso organismo é capaz de sintetizar os ácidos graxos a partir de outros substratos durante o metabolismo dos ácidos graxos. A respeito da síntese de ácidos graxos é correto afirmar:
A molécula precursora da síntese de ácidos graxos é o acetil-CoA
Uma grande proporção de aços graxos usados pelo organismo é obtida pela dieta. Os carboidratos, proteínas e outras moléculas, quando obtidas da dieta em excesso em relação às necessidades desses compostos, podem servir como substrato para formação de ácidos graxos. Durante a síntese de lipídeos, que ocorre no citoplasma, a primeira etapa é a transferência de unidades de acetato para o citosol, a partir da acetil-CoA mitocontrial. A coenzima A componente da acetil-CoA não pode atravessar a membrana mitocondrial, o organismo consegue superar esta dificuldade transportando outra molécula que após atravessar se quebrará em acetil-CoA e oxaloacetato. Qual o nome esta molécula?
Citrato
A síntese de ácidos graxos de ácidos graxos é um processo normal e necessário para o organismo. O lipídeo além de constituírem uma importante reserva de energia, atuam como isolantes térmicos, entre outros. A respeito da síntese de ácidos graxos podemos afirmar que a reação a seguir:
Acetil-CoA + CO2 + ATP → Malonil- CoA + ADP
- Esta reação é catalisada pela enzima acetil- CoA carboxilase;
- A reação acima é a primeira etapa da síntese de novos ácidos graxos no citosol da célula.
Os corpos cetônicos são produzidos a partir do acetil-CoA nas células do fígado quando a disponibilidade de carboidratos é escassa no nosso organismo. O organismo, portanto, precisa de energia. Durante o jejum prolongado, os níveis de glicose no sangue (glicemia) tende a abaixar, neste momento os corpos cetônicos formados são lançados no sangue, pois o cérebro consegue obter parte de sua energia através dos corpos cetônicos. Quais as conseqüências de um aumento nos níveis de corpos cetônicos no sangue (cetonemia).
Com o aumento de corpos cetônicos no sangue pode ocorrer uma acidose metabólica.
A mitocôndria do fígado tem a capacidade de converter acetil-CoA provenientes da β-oxidação dos ácidos graxos em corpos cetônicos. Os compostos podem ser classificados como acetoacetato, 3-hidroxibutirato, e acetona Os dois corpos cetônicos funcionais são acetoacetato e 3-hidroxibutirato. Os corpos cetônicos também podem ser convertidos novamente em acetil-CoA tendo como destino:
Serão convertidos em colesterol total no organismo.
Os lipídeos constituem um grupo heterogêneo de moléculas insolúveis em agia (hidrofóbicas) que podem ser extraídas dos tecidos por solventes não polares (orgânicos). Devido a sua alta insolubilidade em soluções aquosas, os lipídeos corporais são compartimentados em associações associados a membranas ou em gotículas de triacilglicerois nos adipócitos ou transportados no plasma em associação com proteínas como as lipoproteínas. Os lipídeos em geral possuem várias funções com exceção de:
- Barreira hidrofóbica das membranas das células que permite a partição do conteúdo aquoso da célula e estruturas subcelulares;
- Como fonte de energia para o organismo;
- Como isolante térmico.
Os ácidos graxos da família ômega-3 podem ser encontrados em maior concentração em peixes e outros animais marinhos com elevado teor de gordura, especialmente os procedentes de regiões frias, como o salmão, a sardinha e o atum. Nozes e linhaça também são fontes da substância. A respeito deste ácido qual das afirmativas estão corretas.
São ácidos graxos essenciais, portanto, necessita ser adquirido na dieta.
Na nossa alimentação há porções de lipídeos que são consumidos diariamente e grande parte desses lipídeos são constituídos por triacilgliceróis. Esta substância passa inicialmente por um processo de digestão, a respeito do processo de digestão dos triacilglicerios analise as alternativas a seguir:
Os triacilglicerios sofrem ação da enzima lipase pancreática liberando ácidos graxos e glicerol.
Para realizar quase todas as tarefas que nosso corpo necessita para a nossa sobrevivência, ou para que possa realizar um exercício físico. Para tanto, é necessário um gasto de energia para que isto aconteça. Esta energia é proveniente de uma molécula chamada ATP. Como combustível principal o organismo precisa de glicose para gerar o ATP e manter a glicemia. Quando o suprimento de glicose pela dieta ou por dificuldade de absorção da glicose pelas células estiver inadequado, a glicose será produzida:
Endogenamente pela gliconeogênese.
O glicogênio hepático pode preencher essas necessidades somente por 10 a 18 horas. Portanto, durante um jejum prolongado, os depósitos de glicogênio hepático são exauridos e a glicose é formada a partir de:
Substâncias não glucídicas, tais como aminoácidos, lactato e glicerol.
Suponha que um indivíduo está em exercício físico e capacidade de distribuição do oxigênio pela circulação sanguínea pode ser ultrapassada pela necessidade energética dos tecidos. Uma parte da quantidade de ATP muscular passa a ser obtido através do processo de fermentação láctica. Durante o processo de fermentação há a liberação do lactato (ácido láctico) nas células musculares. Este lactato não pode se acumular no músculo e muito menos no sangue. Como a célula resolve este problema?
Transforma o lactato muscular em glicose no fígado através do ciclo de Cori.
A regulação da gliconeogênese é determinada principalmente pelos níveis circulantes de glucagon e pela disponibilidade de substratos gliconeogênicos. Os precursores gliconeogênicos são moléculas que podem ser utilizadas na produção da glicose. Esses precursores podem ser chamados de:
- Glicerol liberados durante a hidrólise de triacilgliceróis no tecido adiposo;
- O lactato, liberado no sangue pelo músculo esquelético em exercício físico e pelas células que não possuem mitocôndrias, como os eritrócitos;
- Os aminoácidos obtidos pela hidrólise de proteínas.
A glicose do sangue é convertida pelo músculo esquelético em exercício em, o qual difunde para o sangue O lactato é captado para o fígado e reconvertido em glicose que novamente é liberada na circulação. Quando o lactato é captado pelo fígado e reconvertido a glicose podemos afirmar que:
A via da gliconeogênese é a via necessária para esta conversão.
Uma mulher de 30 de idade e bem alimentada com uma dieta balanceada tem sua necessidade energética suprida. O carboidrato obtido nesta dieta percorre por alguma das vias metabólicas que são reguladas principalmente através dos hormônios insulina e glucagon. Analise as afirmações a seguir com base na dieta acima descrita.
As vias glicólise e glicogênese são ativadas pela insulina.
Uma fonte constante de glicose sanguinea é uma necessidade vital para a vida humana. A glicose é a fonte preferencial de energia para o encéfalo e fornece a energia necessária para células com pouco ou nenhuma mitocôndria, como os eritrócitos maduros. Ela também é essencial como fonte de energia para os músculos em exercício, onde se constitui um substrato para a glicólise anaeróbica. O glicogênio é uma reserva de glicose e os principais estoques de glicogênio se encontram nos músculos esqueléticos e no fígado, embora a maioria de outras células armazene pequenas quantidades para o seu próprio uso. A respeito do metabolismo do glicogênio não é correto afirmar que:
A glicogênio sintetase e a glicogênio fosforilase são as enzimas marca-passo respectivamente, da síntese e da degradação do glicogênio.
A glicose sanguínea pode ser obtida de três fontes principais: dieta, degradação do glicogênio e da gliconeogênese. O glicogênio são estoques de glicose em uma forma rapidamente mobilizável, este estoque é utilizado quando há ausência de glicose fornecida na dieta. A musculatura esquelética e o fígado constituem os principais órgãos de armazenamento de glicogênio. Embora encontremos no fígado uma maior concentração desse composto (até 6%), as reservas são maiores, em termos absolutos, na musculatura esquelética. A glicogênio sintase é importante em uma das vias de obtenção de glicose, podendo assim ser definida como:
É considerada a enzima chave ou regulatória da glicogênese.
A gliconenólise é via de degradação do glicogênio, sendo conhecida como glicogenólise muscular e glicogenólise hepática. O glicogênio é um polissacarídeo de reserva animal. A respeito da regulação hormonal da gliconenólise hepática, analise as alternativas a seguir:
O hormônio glucagon é responsável por acionar (ativar ) a glicogenólise hepática para a manutenção da glicemia no período do jejum , como por exemplo, durante o sono.
O que é um peptídeo? E como ele se forma?
Peptídeos são compostos formados pela união de dois ou mais aminoácidos por intermédio de ligações peptídicas. Os aminoácidos são moléculas formadas por um grupo carboxila e um grupo amina que se ligam a um átomo de carbono.
O que é artrite gotosa?
É a inflamação aguda das articulações devido o excesso de ácido úrico.
Onde se encontram as enzimas TGO/TGP?
No interior das células hepáticas.
Qual é o caminho do glutamato ao sair do fígado?
Vai para o músculo e outros tecidos e através da corrente sanguínea, cada glutamato capta 01 amônia, se transforma em GLUTAMINA e volta para o fígado.
O glutamato que se encontra no sangue é chamado glutamina.
O que é desaminação?
O fígado une a molécula de CO2 + amônia através da desaminase, formando a uréia. É enviado para a corrente sanguínea, onde os rins absorvem e excretam através da urina.
Quais são as funções das vitaminas?
- Coagulação sanguínea (K);
- Função ocular e reprodução (A);
- Dentes e Ossos (A,D,C);
- Função neuromuscular e formação hormônios (A,B).
Quais as funções dos principais sais minerais?
- Cálcio: osso, dente, coagulação sanguínea;
- Cloro: regulação hídrica;
- Sódio: contração muscular, impulsos nervosos;
- Potássio: síntese de substâncias;
- Fosfato: composição ossos e dentes;
- Ferro: transporte gases respiração celular;
- Magnésio: contração muscular.