Conhecimentos Gerais/Atualidades Flashcards
As obras da construção de Brasília começaram em novembro de 1956, depois de sancionada a Lei nº 2.874, a fim de ser a nova capital do Brasil. A ideia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foram contratadas para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960, por:
Juscelino Kubitschek.
Getúlio Vargas
(1930-1945): assumiu o governo em caráter provisório, mas, graças a sua habilidade política, sua postura autoritária e o apoio dos militares, sustentou-se no poder por 15 anos. Seu governo foi dividido em três fases: Governo Provisório (1930-34), Governo Constitucional (1934-37) e Estado Novo (1937-45). Estabeleceu uma ditadura de oito anos de duração e foi derrubado por um ultimato militar, em 1945.
(1951-1954): foi eleito democraticamente para um segundo mandato, sendo este um dos governos mais atribulados da nossa história republicana. As disputas entre o PTB (partido do presidente) e a UDN (oposição) travaram o governo de Vargas. A oposição usou discursos golpistas e todo o tipo de estratégias para impedir o mandato. No final, a crise política levou Vargas a cometer suicídio, em 24 de agosto de 1954.
Juscelino Kubitschek
(1956-1961): foi um dos presidentes mais populares da história republicana do Brasil. Seu governo estabeleceu políticas de desenvolvimento industrial, incentivou a construção de rodovias, contribuindo para a integração do país, e construiu a nova capital do Brasil, a cidade de Brasília. Acabou legando ao país os aumentos da dívida externa, da inflação e da desigualdade social.
Jânio Quadros
(1961): foi o primeiro e único candidato que a UDN elegeu durante a República de 1946. Seu governo foi marcado por polêmicas do início ao fim porque o presidente não aceitava governar dentro dos limites constitucionais, tomando medidas extremamente controversas. Renunciou à presidência em 25 de agosto de 1961, em uma tentativa fracassada de autogolpe.”
João Goulart
(1961-64): vice-presidente que assumiu o governo em decorrência da renúncia de Jânio Quadros. Assumiu a presidência durante uma forte crise política causada por articulações golpistas dos militares, que tentaram impedir a posse de Jango. Assumiu em 7 de setembro de 1961, após aceitar governar em um regime parlamentarista. Durante o seu mandato, procurou realizar reformas estruturais no país, as chamadas reformas de base. Fracassou nisso por falta de apoio e foi vítima de um golpe civil-militar, que articulou diferentes camadas da sociedade brasileira para tanto, em especial o grande empresariado, a grande imprensa e os militares.
Humberto Castelo Branco
(1964-1967): “primeiro “presidente” da Ditadura Militar. As primeiras medidas de exceção foram realizadas durante o seu governo, como o Ato Institucional nº 1, que autorizou expurgos entre civis e militares, dando início à prisão arbitrária de cidadãos brasileiros. Houve também perseguição a políticos opositores e a movimentos sociais.
Emílio Médici
(1969-1974): foi um dos governantes mais autoritários da Ditadura Militar. Em posse do AI-5, ampliou a repressão, a censura e a tortura contra os opositores da ditadura. A maior parte das mortes por agentes do governo durante a Ditadura Militar aconteceu na presidência de Médici. O auge do “milagre econômico” aconteceu no seu governo.
José Sarney
(1985-1990): vice-presidente de Tancredo Neves, o primeiro civil eleito presidente depois de 21 anos de regime de exceção. Sarney assumiu a presidência interinamente por conta dos problemas de saúde de Neves, internado às pressas um dia antes de assumir o cargo. Seu governo fracassou no combate à crise econômica. A Constituição de 1988 foi promulgada durante seu mandato, apesar de Sarney não ter concordado com muitos pontos do texto.
”
Veja mais sobre “Lista com todos os presidentes do Brasil” em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/presidentes-do-brasil.htm
Fernando Collor de Melo
(1990-1992): primeiro presidente eleito pela população brasileira (diretamente) desde 1960. Seu governo também fracassou no combate à crise econômica, adotando algumas medidas para a economia que traumatizaram uma geração de brasileiros. Sofreu impeachment, em dezembro de 1992, por seu envolvimento com um escândalo de corrupção.
Itamar Franco
(1992-1995): vice-presidente de Fernando Collor de Melo, assumiu a presidência depois que o presidente sofreu impeachment. O grande feito desse governo foi ter conseguido estabilizar a economia brasileira por meio do Plano Real, criado pela equipe econômica sob a liderança de Fernando Henrique Cardoso.
________________________ é autor de Vidas Secas
Graciliano Ramos
A etnia indígena que é uma das mais presentes no estado do Paraná é:
Guarani
O Brasil avalia a possibilidade de expansão de acordos no âmbito do Mercosul. Nesse sentido, em outubro de 2023, publicou uma consulta que visa à possível ampliação do acordo entre Mercosul e
Índia e Emirados Árabes
Os refugiados da guerra no Sudão são acolhidas principalmente por países de baixa e média renda de onde?
da Ásia e África
Mudança no sistema de estudo no ensino brasileiro
As disciplinas que eram ministradas de forma individual tornaram-se conteúdos divididos em áreas do conhecimento.
Em se tratando de energia renovável, no ano de 2023, quem liderou como maior geradora de energia
Foram as hidrelétricas.
Pé-de-Meia
Programa para garantir que alunos de famílias inscritas no Bolsa Família recebam, a partir de março deste ano, um incentivo financeiro do governo federal de até R$ 9,2 mil em um formato de ‘poupança’ para que concluam o ensino médio