Conceitos iniciais Flashcards
Conceito?
Acúmulo de líquido extravascular no interstício e alvéolo.
Fisiopatologia?
Interferência da hematose (CO2 do vaso p/ alvéolo e O2 do alvéolo p/ vaso).
No organismo, a pressão hidrostática que, fisiologicamente, “empurra” o volume do vaso para o interstício, nesse caso pulmonar, pois o volume intravascular é superior ao extravascular. Já a pressão oncótica/osmótica coloidal, puxa o líquido para o meio intravascular por osmose, dado que as proteínas intravasculares que não passam ao meio extravascular devido ao tamanho ↑ concentração intravascular, mas com menor força que a hidrostática.
Portanto, P HIDROSTÁTICA > P ONCÓTICA. Os vasos linfáticos drenam o líquido restante do interstício e a linfa retorna aos vasos sanguíneos.
Forças de Starling → equilíbrio entre as pressões hidrostática e osmótica.
EAP → ↑ P Hidrostática → acúmulo de líquido intersticial → passagem de líquido do interstício ao alvéolo → distúrbio na hematose.
Etiologias pulmonares (2)?
Toxinas, anafilaxia (vasodilatação sistêmica) + basófilos e mastócitos pulmonares + histamina → ↑ permeabilidade vascular).
Etiologias cardíacas?
IC (congestão retrógrada) - diminuição da pós-carga, ativação do SRAA para ↑ pré-carga (↑ reabsorção de Na+ e H2O → ↑ volume intravascular); IAM → acinesia/discinesia da porção acometida do miocárdio → ↑ função dos miócitos restantes → estresse e morte celular → IC; ↑ PA ou RVP → vasoconstrição periférica → ↑ força necessária para perfundir os tecidos pelo meiocárdio → IC.