Conceitos gerais e toxicologia Flashcards
De acordo com o processo de fabricação, os agrotóxicos podem ser classificados em quais tipos?
Quanto aos organismo-alvo, os agrotóxicos podem ser classificados em quais tipos?
A classificação toxicológica dos agrotóxicos se baseia na toxicidade aguda definida pelos parâmetros DL50 oral, DL50 cutânea e CL50. O que significa esses parâmetros?
Qual a classificação toxicológica dos agrotóxicos?
Obs:
Faixa branca: aprovados para agricultura orgânica. Não precisa de receituário agronômico.
Qual a diferença entre a toxicidade aguda e a crônica?
A avaliação do potencial de periculosidade ambiental (PPA) ou ecotoxicologia de agrotóxicos e afins é de responsabilidade do IBAMA. Qual a classificação dos agrotóxicos conforme o PPA?
Quando o produto será impedido de obter registro por conta da periculosidade ambiental?
A classificação ecotoxicológica se baseia nas propriedades físicoquímicas dos agrotóxicos e em diversos bioensaios. Quais são eles?
Quais os parâmetros que são utilizados juntos com os bioensaios para a classificação da periculosidade ambiental?
Escreva a formulação conforme sua definição.
1-_____________________________________________
formulação líquida para diluição e aplicação em água. O ingrediente ativo é dissolvido em um solvente apropriado, sendo adicionados
emulsificantes para posterior diluição em água. Essa diluição resulta em uma calda de aspecto esbranquiçado, em que o ingrediente ativo se encontra disperso na fase aquosa (emulsão) pela ação dos emulsificantes.
2-_____________________________________________
formulação sólida para aplicação líquida. Os grânulos contêm os ingredientes ativos e surfactantes, sendo prontamente dissolvidos em água, originando uma suspensão estável.
3-_____________________________________________
formulação líquida para diluição em água. Surgiu como alternativa aos inconvenientes do pó molhável, podendo ser diretamente despejada no tanque do pulverizador com o agitador ligado. As formulações são
estabilizadas com o uso de adjuvantes, mas pode ocorrer sedimentação durante o armazenamento.
4-_____________________________________________
formulação sólida para aplicação via líquida. O ingrediente ativo encontra-se adsorvido à superfície de um aditivo inerte sólido, como
argila. A diluição origina uma suspensão, que deve ser continuamente agitada para que não ocorra precipitação. As partículas sólidas reduzem a durabilidade dos componentes do equipamento de aplicação.
1-Concentrado emulsionável (EC): formulação líquida para diluição e aplicação em água. O ingrediente ativo é dissolvido em um solvente apropriado, sendo adicionados emulsificantes para posterior diluição em água. Essa diluição resulta em uma calda de aspecto esbranquiçado, em que o ingrediente ativo se encontra disperso na fase aquosa (emulsão) pela ação dos emulsificantes.
2-Grânulos dispersíveis em água (WG):
formulação sólida para aplicação líquida. Os grânulos contêm os ingredientes ativos e surfactantes, sendo prontamente dissolvidos em água, originando uma suspensão estável.
3-Suspensão concentrada (SC): formulação líquida para diluição em água. Surgiu como alternativa aos inconvenientes do pó molhável, podendo ser diretamente despejada no tanque do pulverizador com o agitador ligado. As formulações são estabilizadas com o uso de adjuvantes, mas pode ocorrer sedimentação durante o armazenamento.
4-Pó molhável (WP): formulação sólida para aplicação via líquida. O ingrediente ativo encontra-se adsorvido à superfície de um aditivo inerte sólido, como argila. A diluição origina uma suspensão, que deve ser continuamente agitada para que não ocorra precipitação. As partículas sólidas reduzem a durabilidade dos componentes do equipamento de aplicação.
Escreva a formulação conforme sua definição.
5-_____________________________________________
formulação sólida pronta para uso, constituída por partículas sólidas que são impregnadas pelo ingrediente ativo. Esse material sólido pode ser mineral, vegetal (bagaço, sabugo), plástico, dentre outros. Nessa formulação, todos os grânulos contêm o ingrediente ativo, o que torna a aplicação mais precisa. As iscas formicidas são um exemplo de granulado bastante comum, com grânulos grandes e atrativos. Os granulados podem ser aplicados com equipamentos semelhantes a adubadoras.
6-_____________________________________________
formulação sólida para aplicação líquida. Seu uso é mais restrito, pois o ingrediente ativo deve ser solúvel, sendo diluído e constituindo uma solução verdadeira (se mantém homogênea sem agitação).
7-_____________________________________________
formulação sólida pronta para uso, sendo aplicada por equipamentos chamados de polvilhadoras. O ingrediente ativo encontra-se adsorvido à superfície de partículas sólidas, diluídas por um inerte também sólido,
geralmente talco. Mais comumente são inseticidas, principalmente para controle de formigas e cupins. O pó fino sofre deriva facilmente, expondo o aplicador ao produto. Os equipamentos são de difícil calibração.
8-_____________________________________________
formulação líquida para diluição, produzida a partir de ingrediente ativo solúvel, sendo pouco empregada.
9-_____________________________________________
produtos aplicados na forma líquida ou sólida que, por sua alta pressão de vapor, passam à forma de gás. Empregados na esterilização de solo e substratos e no controle de pragas de armazenamento.
5-Grânulo (GR): formulação sólida pronta para uso, constituída por partículas sólidas que são impregnadas pelo ingrediente ativo. Esse material sólido pode ser mineral, vegetal (bagaço, sabugo), plástico, dentre outros. Nessa formulação, todos os grânulos contêm o ingrediente ativo, o que torna a aplicação mais precisa. As iscas formicidas são um exemplo de granulado bastante comum, com grânulos grandes e atrativos. Os granulados podem ser aplicados com equipamentos semelhantes a adubadoras.
6-Pó solúvel e Grânulo solúvel em água (SP/SG): formulação sólida para aplicação líquida. Seu uso é mais restrito, pois o ingrediente ativo deve ser solúvel, sendo diluído e constituindo uma solução verdadeira (se mantém homogênea sem agitação).
7-Pó seco (DP): formulação sólida pronta para uso, sendo aplicada por equipamentos chamados de polvilhadoras. O ingrediente ativo encontra-se adsorvido à superfície de partículas sólidas, diluídas por um inerte também sólido, geralmente talco. Mais comumente são inseticidas, principalmente para controle de formigas e cupins. O pó fino sofre deriva facilmente, expondo o aplicador ao produto. Os equipamentos são de difícil calibração.
8-Concentrado solúvel (SL): formulação líquida para diluição, produzida a partir de ingrediente ativo solúvel, sendo pouco empregada.
9-Fumigante (FU): produtos aplicados na forma líquida ou sólida que, por sua alta pressão de vapor, passam à forma de gás. Empregados na esterilização de solo e substratos e no controle de pragas de armazenamento.
O que é logística reversa das embalagens?
Quais os tipos embalagens de agrotóxicos?
Letra d
Letra b
V
V
F