Conceitos básicos de cromatografia Flashcards
O que é a cromatografia? Quais são as suas vantagens?
É uma técnica que separa/purifica compostos de uma determinada mistura, por diferença de afinidade entre a fase móvel e a fase estacionária (coluna ou placa). As suas vantagens são a separação de componentes existentes em baixas concentrações, separação de misturas complexas, e tem 3 objetivos : purificar, identificar e dosear.
Quais são as 2 cromatografias existentes? E quais são as suas aplicações?
Existe a cromatografia analítica e preparativa. A cromatografia analítica baseia-se na identificação de substâncias, quantificação e avaliação do grau de pureza. A cromatografia preparativa consiste na purificação, permitindo assim a separação e isolamentos de compostos de uma mistura.
O que é a fase móvel e a fase estacionária?
A fase móvel consiste num fluido que transporta consigo a mistura a separar. É imiscível com a fase estacionária, movendo-se ao longo desta através do processo de eluição. A fase estacionária consiste num sólido ativo ou líquido inerte depositado num suporte inerte, estando fixa numa coluna ou placa.
Quais são as formas físicas da cromatografia?
Cromatografia planar (Cromatografia em camada fina e Cromatografia em papel) e em coluna (HPLC, Cromatografia Gasosa e Fluido Supercrítico)
Quais são as fases móveis da cromatografia?
Líquida, Gasosa e Supercrítica.
Quais são as fases estacionárias da cromatografia?
Sólida, líquida e quimicamente ligada.
Quais são os modos de separação da cromatografia?
Adsorção: retenção depende da afinidade adsorvente da fase estacionária.
Afinidade: retenção depende da retenção química entre as moléculas do analito e os grupos funcionais da fase estacionária.
Exclusão: retenção depende do tamanho das moléculas da mistura, excluindo as que são de maior tamanho.
Partição: retenção depende da diferença de solubilidade entre as duas fases se a a fase estacionária é líquida e depende da volatilidade/solubilidade da fase estacionária se a fase móvel for gasosa.
Permuta iónica: retenção depende da permuta iónica entre os iões do analito e da fase estacionária, através de atração eletrostática. É utilizada uma resina como fase estacionária e se esta for catiónica atrai catiões e se for aniónica atrai aniões.