Comport. Alimentar Flashcards
O tipo de dieta reflete diretamente no tamanho das partes do intestino, como também na carga de importância que tais partes assumem.
Qual a diferença entre os carnivoros, ruminantes e herbívoros monogastricos?
Carnívoros -> 🔼estômago (proteínas são digeridas)/ intestino delgado absorve aminoácidos/ intestino grosso absorve água;
Ruminantes -> 🔼 pré estômago (transformadas em aminoácidos microbianos)/ intestino delgado (absorve os aminoácidos)/ intestino grosso (não tem grande importância. Apenas absorve água);
Herbívoros monogastricos -> estômago (digere proteínas)/ intestino delgado (absorve aminoácidos)/ 🔼intestino grosso (a digestão microbiana somente ocorre no intestino grosso)
O intestino grosso dos herbívoros (não-ruminantes) é maior devido à presença de micro-organismos responsáveis por digerir parede celular vegetal.
Sendo assim, a digestão microbiana somente ocorre no IG.
Qual desvantagem dessa característica?
Perda considerável dos aminoacidos microbianos nas fezes
Interferindo na eficiência absortiva desses animais
Em comparação com os ruminantes, o aproveitamento aqui é menor
Interfere no manejo alimentar (ruminantes e herbívoros monogastricos devem ser alimentados de forma diferente)
Ex: coelhos realizam cecotrofia para recuperar os nutrientes
Os ruminantes possuem o pré-estômago como responsável pela digestão microbiana.
O ID é bastante longo, justamente porque terá que absorver todos os nutrientes provenientes da digestão microbiana.
O coco e as outras partes do IG por não possuírem função importante na digestão, são de tamanho relativamente reduzido.
Certo
Quando o alimento é ingerido pelos ruminantes, chega ao rúmen na forma de ingesta grosseira (pouco mastigado) na parte superior do Rúmen; conforme vai sendo digerido vai sedimentando para a parte inferior e quando as partículas estão menores elas passam pelo ostio retículo-omasico e a parte que não reduziu o suficiente volta para a boca (regurgita) para ser mastigada e repetir o processo.
Certo
Em relação ao milho 🌽 para ruminantes, caso não haja processamento adequado por parte do manejador e a película do grão não for removida, a digestibilidade vai ser praticamente nula, pois os micro-organismos não conseguirão degradar a película que o protege, resultando em desperdício de alimento.
Certo
Quando bezerros, o maior compartimento e o órgão mais desenvolvido é o abomaso (ingestão de leite).
Quando maiores, o rúmen apresenta maior compartimento.
Certo
A ingestão de volumoso promove desenvolvimento de capacidade ruminal .
A ingestão de concentrado promove desenvolvimento da parede ruminar.
Certo
Os bovinos e ovinos possuem glândulas salivares pequenas.
Certo
Por consumirem uma dieta mais fibrosa, não necessitam tanto das glândulas salivares.
Bovinos, bubalinos e ovinos são utilizadores de volumosos -> fazem melhor aproveitamento de componentes fibrosos da parede celular.
Certo
1 kg de concentrado possui a mesma quantidade de energia que 4 kg de volumoso, mas a alimentação concentrada fornece saciedade mais rápido do sistema hipotalâmico.
Existem 2 tipos de saciedade nos herbívoros, quais são?
1- Saciedade Química por quimiorrecepetores (liberação de muita energia)
2- Saciedade Física desencadeada por mecanorreceptores (efeito de enchimento pelos mecanorreceptores ruminais)
Quanto mais fibrosa for a alimentação, maior será o tempo de digestão e passagem da dieta, pois ocupa mais espaço e demanda mais tempo para os micro-organismos acessarem e fazer a digestão microbiana. O enchimento ruminal controlará o consumo.
Certo
Quanto mais concentrado na dieta, mais rápida será a digestão e os mecanismos de saciedade serão mais efetivos, pois os mecanismos químicos são ativados devido à absorção da quantidade energética necessária e não apenas por enchimento.
Certo
O centro do controle da fome é o hipotálamo.
Dividindo o hipotálamo em 3 porções, seja a porção lateral esquerda, a porção medial e a porção lateral direita, podemos verificar que:
-> Porção Medial -> Estímulo à saciedade
- > Porção Lateral:
- Extremo-lateral: estímulo à ingestão e procura de alimentos
- Médio-Lateral: estímulo à fome
Quais são os sinais hormonais pré-absortivos?
Grelina -> hormônio estimulante da fome, secretado pela mucosa gástrica quando o estômago está vazio ou secretado em outros tecidos quando há balanço energético negativo. Esse hormônio atua no hipotálamo deprimindo o centro da saciedade e estimulando o centro da fome.
Colecistoquinina (CCK) -> hormônio estimulante da saciedade, secretado pela mucosa duodenal diante da presença de alimentos riscos em gordura e/ou proteínas. Impacta na gênese da saciedade.
Quais são as ações hormonais pós-absortivas?
Leptina é um hormônio produzido no tecido adiposo (quanto mais adiposo mais é sintetizado) que possui receptores presentes na região medial do hipotálamo, portanto, inibindo a ingestão alimentar. Indivíduos obesos apresentam deficiência
- vacas gestantes com escore corporal alto (excesso de gordura) ocorre um aumento dos níveis circulantes de leptina, que provoca redução no consumo voluntário. A compressão do rúmem, causada pelo feto, também diminui o consumo de alimento, implicando no agravamento do balanço energético negativo pós-parto. Esses quadros geralmente ocorrem quando se intensifica a produção de leite, por isso, a probabilidade de haver cetose metabólica por causa de mobilização de tecido adiposo é muito grande.