Alimentos Flashcards
O que é Balanço Energético Negativo?
Ocorre quando o animal ingere menos energia que o necessário para atender suas necessidades nutricionais.
Cespe) O balanço energético negativo ocorre no início da lactação em vacas leiteiras de alta produção, quando a energia líquida consumida na dieta é menor que a requerida para mantença e lactação.
Com isso, ocorre a mobilização de reservas corporais adquiridas durante o final da lactação anterior e no período não lactante.
Certo
No início da lactação a vaca se encontra em balanço energético negativo, pois a necessidade de energia para a produção de colostro, de leite e para mantença, excede a quantidade de energia fornecida pela ingestão de matéria seca, que se encontra diminuída nesse período.
Concentrado possui menos de 18% de fibra bruta na matéria seca.
Qual diferença entre concentrado energético e concentrado proteico?
Concentrado Energético possui menos de 20% de Proteína Bruta.
Concentrado Proteico possui mais de 20% de Proteína Bruta
Alimentos concentrados são aqueles com menos de 18% de fibra bruta na matéria seca e podem ser classificados como protéicos (quando têm mais de 20% de proteína na matéria seca), como é o caso das tortas de algodão, de soja etc., ou energéticos (com menos de 20% de proteína na matéria seca) como é o milho, triguilho…
Nesse contexto, em vacas leiteiras de alta produção observa-se aumento da produção de leite no início da lactação sem acompanhamento do aumento proporcional da ingestão de matéria seca.
Certo
São alimentos volumosos aqueles que possuem teor de fibra bruta superior a 18% na matéria seca, como é o caso dos capins verdes, silagens, fenos, palhadas etc.
Certo
FDN (fibra em detergente neutro) e FDA (fibra em detergente ácido),
sendo a FDN mais relacionado aos carboidratos estruturais (celulose, hemicelulose e pectinas), o qual é mais utilizado por interferir no aproveitamento da dieta pelo animal, em que sua quantidade pode estimular ou inibir o consumo de alimento pelos ruminantes. É o melhor indicativo para saber o teor de fibra e também ter uma estimativa da qualidade da silagem. Considerações: Uma boa silagem tem teores de FDN entre 38 e 45%.
O termo FDA refere-se a celulose, lignina, sílica e proteína, sendo utilizada para quantificar a hemicelulose por diferença da FDN. Fibra Detergente Ácido (FDA): Está contida no FDN porque representa as frações celulose e lignina. A lignina é fração não digestível da planta, que dá resistência ao caule. Quanto maior o teor de FDA menor a qualidade e a digestibilidade da silagem.
A dieta deve ter mínimo 30% FDN e 18% FDA
Matéria Seca (MS): É a porção do alimento onde estão todos os nutrientes, a massa total descontada a umidade.
Deve ser usada para expressar a concentração de nutrientes e, a partir daí, determinar a produtividade desse nutriente.
Certo
Proteína Bruta (PB): É determinada medindo-se o total de nitrogênio (N) e multiplicando-se por 6,25 (as proteínas têm em média 16% de N no aminoácido). Proteínas verdadeiras provêm de aminoácidos. A adição de uréia na silagem aumenta o teor de N, mas não de proteína verdadeira. Os micro-organismos presentes no rúmen é que têm capacidade de converter parte desse N em proteína microbiana.
Certo
Fibra Bruta (FB): O teor de fibra corresponde a celulose, hemicelulose e lignina da planta. Deve-se evitar as análises de FB porque, geralmente, o valor é subestimado e não serve de referência para avaliação da qualidade da silagem. O recomendável é utilizar o FDN.
Fibra Detergente Neutro (FDN): Também corresponde a celulose, hemicelulose e lignina. É o melhor indicativo para saber o teor de fibra e também ter uma estimativa da qualidade da silagem.
Fibra Detergente Ácido (FDA): Está contida no FDN porque representa as frações celulose e lignina. A lignina é fração não digestível da planta, que dá resistência ao caule. Quanto maior o teor de FDA menor a qualidade e a digestibilidade da silagem.
Fibra Detergente Ácido (FDA): Está contida no FDN porque representa as frações celulose e lignina. A lignina é fração não digestível da planta, que dá resistência ao caule. Quanto maior o teor de FDA menor a qualidade e a digestibilidade da silagem.
Certo
Matéria Mineral (MM): É o teor total de minerais contidos nas silagens ou forragens. Como corresponde a fração não orgânica, se tivermos níveis mais elevados de MM na silagem ela certamente terá menores níveis de energia.
Certo
Extrato Etéreo (EE): Corresponde ao teor de óleo na silagem. Dá-se muita atenção ao teor de óleo, principalmente do grão, porque cada grama de óleo tem 2,25 vezes mais energia que um grama de carboidrato (amido ou açúcares), no entanto, na silagem de planta inteira os níveis de óleo são baixos e, por isso, pouco interferem na qualidade total.
Certo
A dieta animal com volumoso possui alta quantidade de fibra, mas pouca quantidade de energia.
O volumosa estimula a ruminação, aumentando assim a produção de ácidos graxos voláteis (acetato -> precursor da gordura do leite) e aumentando também a produção de saliva (tampão).
A produção de ácidos graxos aumenta porque a digestão microbiana produz.
Certo
Volumoso -> AGV (ACETATO)
Durante a fermentação microbiana da flora ruminal, são formados ácidos graxos voláteis. Eles são produzidos em maior quantidade devido ao tipo de alimento oferecido a esses animais. Para aumentar a quantidade de gordura no leite, o tipo de alimento que deve ser fornecido e o ácido graxo volátil responsável pelo aumento de produção de gordura são, respectivamente __________?
volumoso e acetato
O consumo de concentrado, com baixa fibra e alta energia promove uma queda no pH ruminal (acidificação) devido a produção de AGVs + LACTATO (principal responsável pela queda do pH ruminal).
O principal AG produzido é o PROPIONATO.
Certo