Complicações agudas da diabetes mellitus Flashcards
Qual a fisiopatologia da hipoglicemia?
Pessoa normal:
Quando a glicemia chega a níveis próximas de 50mg/dL, há um disparo do sistema adrenérgico, com sintomas de tremores, palpitações e sudorese.
Sintomas neuroglicopênicos: surgem quando a glicose chega a níveis próximas de 30mg/dL. Sintomas: confusão mental, convulsões, coma.
Como nos diabéticos, a glicemia geralmente está sempre mais elevada. Eles sentem sintomas autonômicos com a glicose um pouco mais elevada, cerca de 70mg/dL e os neuroglicopênicos com 50mg/dL.
Com o tempo, o excesso de estimulação do sistema adrenérgico, os sintomas autonômicos podem não aparecer e o indivíduo desenvolver diretamente para os sintomas neuroglicopênicos.
O que é a tríade de Whipple?
Glicemia < 50mg em pessoas normais, < 70 em diabéticos
Sintomas
Melhora com glicose
Qual o tratamento de hipoglicemia?
Se paciente consciente –> 15g de glicose oral
Se inconsciente –> as mesmas 15 por via injetável
Se não melhorar em 15 minutos, dar mais 15 g. Repetir procedimento até melhora.
Glucagon, principalmente crianças. Geralmente, 1mg no subcutâneo.
Esse tratamento pode falhar nos casos de hipoglicemia por sulfanilureias, pois o fármaco tem meia vida prolongada. Neste caso, deve-se observar o paciente.
O que acontece nos estados de hiperglicemia?
O excesso de glicemia aumenta a viscosidade do sangue, o que estimula a diurese osmótica –> desidratação –> aumenta ainda mais a viscosidade e a osmolaridade sérica –> estado hiperosmolar
Alguns diabéticos não chegam ao estado hiperosmolar, pois desenvolvem cetoacidose diabética - que é muito mais grave.
Qual a fisiopatologia da cetoacidose diabética?
A insulina bloqueia a entrada de ácidos graxos na mitocôndria. Devido à depleção de insulina, não há transporte de glicose para dentro da célula. Da mesma forma, não há o bloqueio da entrada de ac. graxos na mitocôndria. A ausência de glicose intracelular e de bloqueio estimula o uso de ac. graxos, que produzem cetoácidos em seu metabolismo –> ao mesmo tempo, a glicose se acumula no espaço extracelular –> hiperglicemia e desidratação.
os cetoácidos são liberados no espaço extracelular, o que reduzem o pH do sangue. Isso gera acidose metabólica.