Clínica De Equinos Flashcards

1
Q

Cólica em equinos diagnóstico?

A

A palpação retal é uma das avaliações mais úteis para o diagnóstico, sendo possível avaliar as condições das vísceras. As condições que podem ser identificadas no exame retal e geralmente exigem correção cirúrgica estão exemplificadas abaixo (Keller, 2015):

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Palpação retal em equinos.?

A

a) alças distendidas do intestino delgado;

b) intestino grosso distendido;

c) torção uterina;

d) hérnias inguinais;

e) distensão cecal;

f) compactação de cólon;

g) compactação de flexura pélvica;

h) descolamento de cólon maior;

i) aprisionamento nefro esplênico;

j) enterólitos e;

l) corpo estranho.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Auscultação em Equinos?

A

Para Assumpção, (2008), a frequência cardíaca (FC) é um indicador de severidade da dor e do quadro do animal, quanto maior a FC, maior a dor e pior o prognóstico. Lesões na fase inicial, a FC tende a ficar no seu valor normal (28 a 40 bpm). No caso de obstruções simples, geralmente a frequência se eleva (40 a 70 bpm). Lesões por estrangulação em uma fase inicial estão associadas à FC na ordem dos 50 a 90 bpm, e em uma fase mais avançada a 70 a 120 bpm.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Análise líquido peritoneal em equinos com cólica?

A

Segundo Mendes et al (2000),, a quantidade de líquido presente na cavidade abdominal de um equino sadio varia entre 100 e 300 ml, em condições ideais, é possível coletar 50 a 60 ml em um período de dez minutos aproximadamente. Nesta situação, o líquido é pálido, claro e
contém teores de proteína inferiores a 2,5g/dL e a contagem de células nucleadas menor que 5000 mlf. A distribuição de células polimorfonucleares e mononucleares variam, mas sempre predominam as polimorfonucleares. Em condições que aumentem a taxa de proteína e o número de células nucleadas, o líquido se torna turvo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Aspectos importantes do líquido peritoneal?

A

Cavalos com obstrução simples podem apresentar líquido peritoneal normal durante a fase inicial do quadro clínico.
O exame do líquido peritoneal é considerado o teste laboratorial mais esclarecedor para o estabelecimento do diagnóstico, para o direcionamento da terapia e também para determinar a severidade da lesão abdominal (Tulleners, 1983).

Em equinos que apresentam cólica o líquido peritoneal poderá apresentar cor âmbar e ligeiramente turvo (aporte sanguíneo insuficiente ao intestino), associado à diapedese de glóbulos vermelhos e brancos dos capilares da serosa. Nos casos em que o fluído peritoneal apresentar uma cor escura sanguinolenta e não coagular deve-se suspeitar de necrose intestinal (WHITE,1990; TAYLOR et al., 1997).

Processos de peritonite irão apresentar uma solução opaca, de coloração amarelo acastanhada, e com um elevado número de leucócitos. No entanto, nos exsudatos opacos pode haver coagulação se a peritonite associada for demasiadamente severa e permitindo a passagem de fibrinogênio para o fluído peritoneal (TAYLOR et al., 1997).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Sobre cólica?

A

A cólica nos equinos é caracterizada por alterações no aparelho digestório, e pode estar correlacionada com vários fatores, que vão desde uma produção excessiva de gases no estômago, fermentação de alimentos, obstruções, e torções intestinais. Estas afecções podem levar a distúrbios neurocirculatórios graves até o óbito (Campelo & Piccinin, 2008).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Diagnóstico, bordagem para tratamento de cólica ?

A

A síndrome cólica deve ser tratada como emergência, requerendo um atendimento imediato visando o alívio dos sintomas, enquanto se pesquisa a causa primária e se institui um tratamento específico.

  • Pedrosa, (2008) relata que, no diagnóstico desta afecção existem vários parâmetros que devem ser avaliados, tais como:
    # grau de dor; distensão abdominal;
    # frequência cardíaca, frequência respiratória;
    # coloração das mucosas; tempo de repleção capilar;
    # Temperatura retal; motilidade gastrointestinal;
    # sondagem; # achados a palpação retal;
    # características do fluido peritoneal;
    # análise fecal.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Prolapso uterino fatores predisponente?

A

Os fatores que predispõem esta ocorrência são partos onde ocorrem contrações excessivas (distócicos e gemelares), hipocalcemia, retenção de placenta e infecção uterina. O evento apresenta maior prevalência em vacas pluríparas e com relaxamento excessivo dos ligamentos pélvicos.

O prolapso do útero geralmente ocorre dentro de poucas horas após o parto, quando a cérvix está aberta, o útero perdeu o tônus e os ligamentos uterinos encontram-se bastante distendidos.

Com base na variedade dos fatores causais, pode se imaginar como é difícil atuar na prevenção do problema.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Consequência de um prolapso uterino?

A

Frequentemente a perda do animal pode ocorrer devido à ruptura da artéria mediana do útero. Este vaso, que pode apresentar a espessura do dedo polegar, é a principal via de irrigação do útero durante a gestação.

A perda de sangue por ruptura dessa artéria leva à um choque do tipo hipovolêmico, por perda de sangue total.

Nos casos de ruptura, muitas vezes não há uma maneira efetiva de controlar a hemorragia.

Devido às repercussões sistêmicas causadas, é comum a ocorrência de tromboembolismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Tratamento prolapso uterino?

A

O principal tratamento no prolapso uterino é a redução anatômica do órgão e prevenção da recorrência deste deslocamento.

Nas vacas, o tratamento envolve a remoção da placenta (se ainda estiver presa) e a limpeza completa da superfície endometrial.

Retorna-se então o útero para a sua posição normal por um de vários métodos.

Primeiro, deve-se administrar uma anestesia epidural. Se a vaca ficar de pé, deve-se limpar o útero, elevá-lo ao nível da vulva sobre uma bandeja (ou por meio de uma maca segura por dois assistentes) e então ao colocá-lo por meio da aplicação de uma pressão anterior firme, começando na porção cervical e progredindo gradualmente para o ápice.

Uma vez recolocado o útero, deve-se inserir a mão na extremidade de ambos os cornos uterinos para se certificar de que não haja uma invaginação remanescente. Se a vaca ficar em decúbito, deve-se posicioná-la com os quartos posteriores elevados para movimentá-la para uma área inclinada ou para colocá-la em decúbito esternal com as patas traseiras estendidas para trás.

Indica-se a ressecção do útero prolapsado somente nos casos de longa posição em pé em que ocorreu necrose tecidual.

Uma vez que o útero esteja em sua posição normal, antibióticos são colocados no mesmo e administra-se ocitocina. As infusões de solução salina estéril e morna podem ajudar a evitar a recidiva.

A fim de impedir possíveis recidivas, utilizam-se métodos de fechamento da vulva, tais como o de Flessa ou de Bühner.

A vulva é untada com pomadas para cuidados locais. Após seis ou oito dias são retirados os pontos da sutura.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Prolapso uterino características ?

A

Somente a face interna do útero é exposta nos casos de prolapso de útero.

O útero evertido é semelhante a uma mala virada do avesso. A superfície que é observada no útero prolapsado é, na realidade, a face interna do útero que envolve o feto durante a gestação (o endométrio).

É através desta superfície que o feto recebe os nutrientes durante a gestação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Prognóstico para prolapso uterino?

A

O prognóstico depende do grau de lesão e de contaminação do útero. Porém a reposição imediata de um útero limpo e minimamente traumatizado permite um prognóstico favorável.

Não há tendência da afecção para recidivar nos partos subsequentes, não havendo portanto interferência na fertilidade do animal.

As complicações tendem a se desenvolver quando ocorrem laceração, necrose e infecção, ou quando se retarda o tratamento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Balanopostite?

A

Balanopostite é uma inflamação do prepúcio e da glande peniana decorrente de lesões traumáticas ou infecciosas. No caso as lesões infecciosas podem ocorrer devido aos seguintes agentes:Trichomonas foetus,Herpesvirusequino tipo III, bactérias mistas e parasitos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Sarna psorótica em equino:?

A

Causada pelo ácaroPsoroptes sppque sobrevive livre no ambiente;
- pode ocorrer emequinos, bovinos, ovinos e caprinos;
sinais clínicos: dermatites na região da face, tronco, crina e cauda, prurido intenso, formação de crostas, quadro seborreico severo;
-diagnóstico: exame de raspado de pele (formas larvais ou adultas do parasito);
-tratamento: tópico e ambiental.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Parto dos Equinos?

A

O parto em éguas é caracterizado por ser relativamente rápido e ocorrer em três fases:
a primeira é afase prodrômica, que são os sinais característicos da aproximação do parto;
já a segunda fase é afase de dilatação,quando ocorrem as contrações até o momento do rompimento dos anexos fetais; e,
por último, afase da expulsão fetalpropriamente dita(PRESTES,2000).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Tempo de parto das éguas?

A

A fase de dilatação da via fetal, quando ocorrem as contrações até o rompimento de todos os anexos fetais, deve ter a duração de, no máximo,duas horaspara que, então, ocorra a fase de expulsão fetal, que, por sua vez, também deve ser rápida, em torno de30 minutos(PRESTES,2000).

17
Q

Parto VIAS fetais moles e Pelvi?

A

No início da fase prodrômica ocorre orelaxamento e a dilatação da cérvix da égua, orelaxamento dos ligamentos pélvicoseocomeço da contração endometrial.
Logo, senãohá estreitamento pélvico, há dilatação e não deve, portanto, ocorrer a intervenção veterinária por ser um parto eutócico (normal).

18
Q

No momento do parto parte que se apresenta primeiro?

A

Normalmente, a primeira estrutura visualizada no momento do parto são os cascos anteriores e depois o focinho do potro, indicando que todas as estruturas estão devidamente estendidas. O tórax é a estrutura mais larga do feto e, consequentemente, a porção mais difícil e mais demorada de atravessar o canal do parto (SILVA; OLIVEIRA, 2015).
Se os membros do feto estão se insinuando na via fetal mole é porque está ocorrendo um parto eutócico e não há necessidade de intervenção do médico veterinário

19
Q

Aspectos reprodutivos da égua ?

A

As éguas são poliéstricas sazonais, fotoperiodismo positivo; fora da estação de monta são anovulatório.

Ociclo estraldura cerca de 12 dias, ociodura aproximadamente 4 dias e, aovulaçãoocorre 18 horas antes do final do cio, sendo operíodo fértil24 a 48 horas finais do cio

Manifestam apuberdade entre 14-18 meses, precocidade irá depender da raça e alimentação. Com 3 anos de idade terá completado seu desenvolvimento físico e equilíbrio hormonal.

O período demaior fertilidade nas éguas é entre 5 e 15 anos, também irão apresentar maior habilidade materna.

20
Q

Avaliação da égua para ser ótima Matriz?

A

Antes de selecionar a matriz deve-se avaliar ela e sua prole. É de vital importância realizar a seleção para habilidade materna, éguasnão agressivas que não mordem ou escoiceam são mais confiáveis para o manejo, seu temperamento influenciará no comportamento de sua cria.

Aagressividadeda égua pode ser:

• Pelomedoda impetuosidade do garanhão despreparado.

• Próximo docio ou mesmo foradele: pode aproximar-se do focinho do macho, emitindo ruídos nervosos; saltita no mesmo lugar ou escoiceia; coloca as orelhas para trás; emite jatos de urina.

É de extrema importância avaliar também suaconformação para influenciarem positivamente sua cria.

21
Q

Manejo reprodutivo do macho ?

A

O cruzamento do macho realmente deve ser feito de formagradativa, apresentando a égua a cada48 horasao cavalo que será reprodutor. Deve-se seguir este esquema de apresentação até que aégua saia do cio.Agora, o garanhão com boa fertilidade pode cobrir a fêmeapelo menos uma vez ao dia, a não ser que trata-se de um garanhão com umlibido muito bom, e então neste caso ele poderia cobrir a fêmea deduas a três vezesao dia. Sob amonta controlada, cobrindo uma ou duas vezes ao dia, o garanhão pode servir amais de 180 éguasem uma mesma estação de monta

22
Q

Idade e manejo reprodutivo das Éguas jovens?

A

Por mais que as potras estejam anatomicamente desenvolvidas e pareçam prontas para o parto, não se deve arriscar emprenhar um animal tão jovem, comidade inferior ou igual a 24 meses. Os animais nesta idade, ao emprenharem, podemnão possuirumaboa resposta fisiológicaperante a situação pós parto, podendo prejudicar oaleitamento do filhote, osíndices reprodutivos do animale levar aprejuízos físicos. Seguindo a idade correta para se iniciar a época reprodutiva (30 a 36 meses) as éguas poderão dar sequência a fase reprodutiva, sendo cobertas nocio do potro(desde que estejam em boa qualidade física e de saúde).

23
Q

Momento certo introdução dos machos equinos na reprodução?

A

Introduçãoprecoceoutardiade um garanhão à reprodução pode gerar prejuízos. No caso, introduzir o animalmuito cedopode fazer com que o animal adquiravícios de agitaçãoe, além disso, quando forem cobrir as éguas esses animais podem apresentarcomportamento afobado, desajeitadoe/ouviolentoperante a égua, o que prejudica a reprodução. Já introduzir um animal maistardiamentepode dar mais trabalho aos condutores paradomar o animalperante a fase de reprodução, o qual pode apresentar caráterinsubordinado ou violento, ou até mesmo umcomportamento de desinteresseperante a reprodução.

24
Q

Hérnia e Ectopias

A

Hérnia: é uma protusão, ou seja, o escape parcial ou total de um ou mais órgãos por um orifício que se abriu, por má formação ou enfraquecimento, nas camadas de tecido protetoras do órgãos. Geralmente, uma hérnia envolve o estômago ou o intestino e os sintomas incluem uma protuberância, inchaço ou dor, mas, em alguns casos, não há sintomas.

Ectopias: Desenvolvimento anormal de um tecido fora de sua posição normal.

25
Q

Técnica de sondagem em equinos?

A

O equino que apresenta quadro clínico de cólica deverá ter um excelente exame físico sendo a sondagem nasogástrica parte dessa avaliação,a sondagem deverá ser feita em todo animal que esteja com cólica, pois além de ser ummétodo de diagnósticotambémauxilia no tratamentoa partir da eliminação de gases, fluídos e conteúdos gástricos e intestinais, reduzindo a distensão estomacal e intestinal, aliviando dessa forma a dor e evitando a ruptura gástrica em processos timpânicos.

Asondagem nasogástrica muitas vezes se faz necessária já no início do exame físico, principalmente emanimais que apresentam dor severa e parâmetros fisiológicos bastante alterados(frequência cardíaca e respiratória) para aliviar a distensão gástrica.