Circuito elétrico misto Flashcards
Nomeie os nós do circuito da imagem abaixo:
Obs: note que no circuito em questão temos um fio reto, ou seja, um fio que não possui resistência, desta forma os nós entre tal fio receberão o mesmo nome, neste caso nó C.
Calcule a resistência equivalente do circuito abaixo.
Devemos notar que o trecho em roxo atua como um “jumper” que faz com que a diferença de pontencial dos resistores se torne 0, ou seja, todos esse resistores estão em curto circuito, exceto o último resistor, o qual será o resistor equivalente.
Alternativa D.
Nomeie todos os nós no circuito abaixo e calcule o resistor equivalente.
Considerando que L1, L2 e L3 são lâmpadas idênticas e que seus respectivos brilhos são B1,B2 e B3, pode-se dizer que quando a chave K é fechada B1=B2 e B3=0, ou seja L3 está apagada ?
Tal afirmação é falsa, pois após nomearmos os nós, percebemos que a diferença de potencial entre as extremidades de L2 e L3 é nula, pois o trecho em vermelho representar um “jumper”. Desta forma, tanto L2 como L3 estão em curto circuito e portanto não terão brilho.
Considerando que “Z” está em equilíbrio no circuito abaixo, ou seja, a diferença de potência entre os pontos c (Vc) e d (Vd) é nula, relacione os resistores R1, R2, R3 e R4.
R1.R3 = R2.R4 (multiplicação em cruz dos resistires).
Obs: neste caso, quando o aparelho “Z”, que pode ser um galvanômetro, um amperímetro, um voltímetro, uma resistência ou uma lâmpada, indicar uma diferença de potencial nula entre as suas extremidades, isso significa que o circuito está em equilíbrio e não passa corrente pelo fio do meio, configurando assim uma Ponte de Wheatstone.
Obs: como temos um caso de Ponte de Wheatstone, os resistores 1 e 2 estão em série entre si, assim como o 3 e 4, no entanto 1 e 2 estão em paralelo com 3 e 4.