Ciclo Menstrual Flashcards
Sequência de estímulos anatômicos/hormonais até menstruação.
Hipotálamo: GNRH pulsátil
Hipófise: FSH e LH (gonadotrofinas)
Ovário: Estrogênio e progesterona
Útero: proliferação, secreção e menstruação
Fases da Secreção de GnRH.
Fase Folicular: Alta Frequência + Baixa Amplitude (FSH)
Fase Lútea: Baixa Frequência + Alta Amplitude (LH)
Consequência da interrupção do sistema porta-hipotalâmico-hipofisário.
Hipopituitarismo com Hiperprolactinemia (O hipotálamo, através da via da Dopamina inibe a Prolactina, logo, se eu não tenho passagem do estímulo do hipotálamo para a hipófise eu tenho uma “quebra” dessa inibição e consequentemente aumento da prolactina).
O Ciclo Uterino é dividido em quais fases?
Fase Proliferativa (+ Estrogênio) e Fase Secretória (+Progesterona).
O que ocorre na fase proliferativa do útero?
Ocorre a ação do estrogênio sobre o endométrio promovendo o seu crescimento tanto epitelial quanto glandular (hiperplasia celular e hipertrofia) e preparação para o recebimento do óvulo fecundado.
O que ocorre na fase secretória do útero?
As glândulas encontram-se em processo progressivo de dilatação, os vasos tornam-se mais espiralados, as células das glândulas apresentam vacúolos com glicogênio para ajudar na nutrição do embrião e a atividade secretora das glândulas costumam ser máxima nessa fase.
O Ciclo Ovariano é dividido em quais fases?
Fase Folicular (+ FSH), Fase Ovulatória (?) e Fase Lútea (pós pico de LH; + Progesterona)
O que acontece na fase folicular do ciclo ovariano?
Após o estímulo do GnRH e liberação do FSH e LH, o FSH principalmente vai atuar no ovário recrutando os folículos e estimulando a sua maturação. Durante a maturação teremos uma produção maior de estrogênio pelas células da granulosa dos folículos. Lembrar que também existe a produção de Inibina B pelas células do folículo dominante, substância a qual inibe a ação do FSH em outros folículos para que só tenhamos 1 folículo dominante. O estrogênio precisa atingir um pico de concentração de 200pg/mL por 50h para que ocorra o pico de LH 36h antes da ovulação.
O que acontece na fase lútea do ciclo ovariano?
Após a ovulação, teremos a formação do corpo lúteo que é responsável principalmente pela produção de progesterona (inibe LH), mas também de estrogênio e Inibina A que vão impedir que ocorra nova maturação de novos folículos inibindo a ação do FSH. Caso o óvulo seja fecundado, o corpo lúteo se mantém atuante até que ocorra a esteroidogênese da placenta. Porém, caso o óvulo não seja fecundado ocorre uma atresia, tornando-se corpo albicans, os hormônios caem (est., progest., inibina) e o FSH volta a ser produzido, iniciando um novo ciclo.
Explique a teoria das 2 células e 2 gonadotrofinas.
Nos folículos nós possuímos as células da teca e as células da granulosa. Inicialmente nós teremos a ação da teca que possui receptores de LH e que vão receber estímulos desse hormônio para que ocorra entrada de colesterol na célula e haja sua conversão para androstenediona e testosterona. Depois, esses hormônios vão ser transportados para as células da granulosa através da ação do FSH que também vai estimular a enzima chamada aromatase para que ocorra aromatização, ou seja, transformação dos hormônios androgênicos em estrogênicos (estrona e estradiol).