CEI - 5ª e 6ª rodadas Flashcards
(CIVIL) Fundação, pessoa jurídica de direito privado, consiste na afetação de um patrimônio, realizada pelo instituidor por escritura pública ou testamento, cujo fim a que se destina deve ser especificado. A fundação somente poderá constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência.
ERRADO. Nova redação do parágrafo único do art. 64 do CC: a fundação também poderá constituir-se para outras finalidades.
(CIVIL) A solidariedade é presumida quando na mesma obrigação concorrer mais de um credor ou mais de um devedor, cada um com direito ou obrigado à totalidade da dívida.
ERRADO. Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorrer mais de um credor ou mais de um devedor, cada um com direito ou obrigado à totalidade da dívida (artigo 264 do CC). Regra de ouro, a solidariedade não se presume, deve resultar da lei (solidariedade legal) ou da vontade das partes (solidariedade convencional ou voluntária), consoante artigo 265 do CC, eis o erro da questão.
(CIVIL) O ordenamento jurídico nacional admite a utilização do pacto comissório pelo credor pignoratício ou hipotecário.
ERRADO. O pacto comissório (ou cláusula compromissória) consiste na possibilidade de o credor pignoratício, anticrético ou hipotecário apropriar-se imediatamente do bem dado em garantia (sem levá-lo à execução), nos casos de descumprimento da obrigação principal, o que é vedado pelo ordenamento jurídico nacional,
(EMPRESARIAL) A administração da sociedade em nome coletivo compete exclusivamente a sócios.
CERTO. CC, art. 1.042.
(EMPRESARIAL) Na sociedade em comandita simples tomam parte sócios de duas categorias: os comanditários, pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais e os comanditados, obrigados somente pelo valor de sua quota.
ERRADO. É exatamente o contrário.
(CONSUMIDOR) A ação de indenização por danos morais decorrente da inscrição indevida em cadastro de inadimplentes sujeita-se ao prazo prescricional de 5 anos, previsto no artigo 27 do CDC.
ERRADO. É de 3 anos. O artigo 27 do CDC estabelece o prazo prescricional de 5 anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço.
(AMBIENTAL) A doutrina ambientalista divide o meio ambiente em: meio ambiente do trabalho, meio ambiente cultural, meio ambiente artificial e meio ambiente natural.
CERTO.
(TRIBUTÁRIO) A hipótese de incidência é a descrição abstrata de um fato que, caso ocorra no mundo concreto, gera o imediato surgimento do crédito tributário.
ERRADO. O que surge é a obrigação tributária.
(PENAL) Não há crime de desobediência quando a inexecução da ordem emanada de servidor público estiver sujeita à punição administrativa, sem ressalva de sanção penal.
CERTO. O STF assentou o entendimento colocado no enunciado de que “(…) não há crime de desobediência quando a inexecução da ordem emanada de servidor público estiver sujeita à punição administrativa, sem ressalva de sanção penal. Hipótese em que o paciente, abordado por agente de trânsito, se recusou a exibir documentos pessoais e do veículo, conduta prevista no Código de Trânsito Brasileiro como infração gravíssima, punível com multa e apreensão do veículo (CTB, artigo 238)”.
(PENAL MILITAR) Conforme estabelece o Código Penal Militar – e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal considera válido o dispositivo –, a atenuante da confissão espontânea somente se aplica quando o acusado admitir a autoria de crime ignorada ou imputada a outrem, inviabilizando, portanto, o seu reconhecimento na hipótese de prisão em flagrante.
CERTO. Prevê o CPM que a atenuante da confissão espontânea somente deve ser aplicada quando o acusado admitir a autoria de crime ignorada ou imputada a outrem (art. 72, III, d). O condicionamento da aplicação desta atenuante ao fato de a autoria do crime ser ignorada ou imputada a outrem também estava presente no Código Penal comum até a reforma da sua parte geral em 1984, tanto que atualmente se admite – com apoio na jurisprudência, inclusive – o reconhecimento da atenuante da confissão espontânea ainda quando o réu é preso em flagrante, situação em que a autoria do crime não pode ser considerada ignorada ou imputada a outrem.
(PENAL MILITAR) Conforme estabelece o Código Penal militar, são reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 21 anos, ou, na data da sentença, maior de 70 anos.
ERRADO. Esta regra refere-se ao Código Penal Comum. Pelo Código Penal militar, o prazo prescricional é reduzido de metade tanto para o menor de 21 anos quanto para o maior de 70 anos, verificando-se esse critério de idade – para ambos – ao TEMPO DO CRIME.
(TRABALHO) As obrigações trabalhistas, inclusive as contraídas à época em que os empregados trabalhavam para o banco sucedido, são de responsabilidade do sucessor, uma vez que a este foram transferidos os ativos, as agências, os direitos e deveres contratuais, caracterizando típica sucessão trabalhista.
CERTO. OJ 261, SDI-I.
(TRABALHO) O empregado público contratado como engenheiro para trabalhar em fundação pública estadual, cujo edital do concurso previa, expressamente, que a relação se daria sob o regime da CLT, tem direito a receber o salário profissional previsto para o engenheiro, ainda que não exista lei específica prevendo o aumento de sua remuneração.
ERRADO. “O salário profissional de engenheiro previsto na Lei no 4.950-A/66 não se aplica ao servidor público de fundação pública estadual, contratado sob o regime da CLT, porquanto sua remuneração deve observar os arts. 37, X, e 169, § 1o, da Constituição, que preveem a necessidade de prévia dotação orçamentária e autorização em lei específica para a concessão de vantagem ou aumento de remuneração.”
(P. TRABALHO) Compete à Justiça do Trabalho julgar ações relacionadas aos servidores temporários contratados para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
ERRADO. Competência da Justiça Comum, segundo STF.
(P. INSTITUCIONAIS DP) Conforme o entendimento majoritário do Supremo Tribunal Federal, somente o Defensor Público-Geral Federal possui legitimidade para atuar junto ao STF, não se admitindo que representantes das Defensorias Públicas dos Estados e do Distrito Federal atuem nesse órgão judicial máximo do país.
ERRADO.
(CONSTITUCIONAL) As unidades federativas, desde que façam constar no texto da constituição estadual respectiva, podem instituir normas que condicionem a instauração de ação penal contra governador, por crime comum, à previa autorização da casa legislativa.
ERRADO. O STF aprovou a tese segundo a qual “é vedado às unidades federativas instituírem normas que condicionem a instauração de ação penal contra governador, por crime comum, à prévia autorização da casa legislativa, cabendo ao Superior Tribunal de Justiça dispor, fundamentadamente, sobre a aplicação de medidas cautelares penais, inclusive afastamento do cargo”.
(INTERNACIONAL) O princípio do aut dedere, aut judicare não subsiste no Direito Internacional Público.
ERRADO. O princípio do aut dedere, aut judicare consiste na obrigação de extraditar ou julgar os indivíduos que cometeram determinados crimes internacionais. Trata-se de uma obrigação que subsiste no Direito Internacional Público desde o ideal de Hugo Grotius que formulou a obrigação de aut dedere aut punire (extradite ou puna) em matéria de pirataria internacional.
(HUMANOS) A Declaração Universal dos Direitos Humanos é considerada “bipartite” ou “brifronte”, já que somente prevê direitos de primeira e segunda gerações.
CERTO. O enunciado está correto. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) realmente é considerada bipartite ou brifronte, pois a sua estrutura é divida em dois grandes eixos, prevendo no primeiro os direitos de liberdade (de primeira geração – artigos 1o a 21) e no segundo os direitos de igualdade (de segunda geração – artigos 22 a 30). Assim, a DUDH não cuidou dos direitos de solidariedade (de terceira geração), dos quais são exemplos o direito ao meio ambiente e ao desenvolvimento. Atenção: o caráter bipartite ou bifronte da DUDH a diferencia dos Pactos de 1966 que a sucederam – sem lhe revogar, advirta-se –, já que estes possuem caráter unidirecional, cada um protegendo um eixo de direitos, de modo que a DUDH atendeu ao princípio da indivisibilidade dos direitos humanos.
(HUMANOS) Conforme estabelece o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, a pena de morte não poderá ser imposta em casos de crimes cometidos por pessoas menores de 18 anos ou maiores de 70, nem aplicada a mulheres em estado de gravidez.
ERRADO. PIDCP: “A pena de morte não deverá ser imposta em casos de crimes cometidos por pessoas menores de 18 anos, nem aplicada a mulheres em estado de gravidez”. Atenção: o PIDCP não proíbe a pena de morte ao maior de 70 anos, proibição esta que consta, porém, na Convenção Americana de Direitos Humanos (art. 4.5). Temos aqui, portanto, uma diferença entre os sistemas global e regional de proteção dos direitos humanos.