Cavidade Pélvica Flashcards
O que são os limites periféricos da cavidade pélvica ? Quantos são?
São paredes e assoalho: ósseos, ligamentares e musculares. Possui 1 parede anteroinferior, 2 paredes laterais, 1 parede posterior e um assoalho.
Que referência marca a continuidade da cavidade pélvica com a cavidade abdominal?
A cavidade pélvica é contínua com a cavidade abdominal na abertura superior da pelve.
Qual o conteúdo da cavidade pélvica?
partes terminais dos ureteres, bexiga urinária, reto, órgãos genitais pélvicos, vasos sangíneos, linfáticos e nervos.
Sobre o “transbordamento” de vísceras abdominais, quais podem ser encontradas na cavidade pélvica ?
Alças de intestinos delgado (principalmente íleo), muitas vezes intestino grosso (apêndice vermiforme e colos transverso e/ou sigmoide).
O que forma o limite inferior/assoalho da cavidade pélvica?
O diafragma da pelve musculofascial (desce centralmente até o nível da abertura inferior da pelve, formando um assoalho pélvico semelhante a uma cuba).
O que forma o limite posterior da cavidade pélvica?
cóccix e parte inferior do sacro. O sacro forma um teto sobre a metade posterior da cavidade.
O que forma a parede anteroinferior da cavidade pélvica ?
os ramos e corpos dos púbis e a sínfise púbica que os une. Possui uma profundidade muito menor/curta do que a parede posterossuperior + o teto (sacro + cóccix).
O que é o eixo pélvico?
É uma linha no plano mediano, definida pelo ponto central da cavidade pélvica a cada nível. É curvo, girando em torno da sínfise púbica.
Quais fatores são importantes para o mecanismo de passagem fetal através do canal pélvico?
A forma curva do eixo pélvico e a desigualdade na profundidade entre as paredes anterior e posterior da cavidade.
Qual a relação da parede anteroinferior da pelve com a bexiga urinária?
Na posição anatômica é mais um assoalho para sustentação do peso do que uma parede anterior. Participa na sustentação do peso da bexiga urinária.
Quem forma as paredes laterais da pelve ?
Os ossos do quadril, direito e esquerdo.
Qual a diferença de membrana obturadora e fáscia obturatória?
A membrana cobre e fecha o forame obturado, um de cado lado dos ossos do quadril. Já a fáscia cobre as faces mediais dos mm. obturadores internos, que cobrem as paredes laterais da pelve.
Que estrutura muscular cobre as paredes laterais da pelve?
Os mm. obturadores internos cobrem e, assim, protegem a maio parte das paredes laterais da pelve.
Que estrutura a fáscia obturatória dá origem?
o espessamnento centralmente da fáscia forma um arco tendíneo que oferece fixação para o diafragma da pelve.
O que é a parede posterior e a parede posterolateral da pelve?
parede posterior: parede e um teto ósseos na linha mediana, formados pelo sacro e cóccix.
Paredes posterolaterais: formadas pelos ligamentos associados às articulações sacroilíacas (lig. sacroilíaco anterior, lig. sacroespinal e lig. sacrotuberal) + mm. piriformes. Os mm. piriformes ocupam grande parte do forâme isquiático maior.
Quais estruturas formam o diafragma da pélve?
-> m. isquiococcígeo
-> m. levantador do ânus (m. puborretal, m. pubococcígeo, m. iliococcígeo)
-> fáscias que recobrem as faces sup. e inf. desses músculos
Onde está situado o diafragma da pelve e o que ele separa?
Está na pelve menor e separa a cavidade pélvica do períneo. Pode-se dizer, também, que separa a pelve menor do períneo. O que faz dele o assoalho da pelve menor e o teto do períneo.
O que divide o m. obturador interno em 2 partes e quais são essas partes?
A fixação do diafragma da pelve à fáscia obturatória (arco tendíneo do m. levantador do ânus) divide o m. obturador interno em uma parte pélvica superior e uma parte perineal inferior.
Situados medialmente às partes pélvicas dos mm. obturadores internos estão:
Nervos e vasos obturatórios e outros ramos dos vasos ilíacos internos.
O arco tendíneo do m. levantador do ânus é formado por qual estrutura?
É um espessamento da fáscia obturatória.
Qual a extensão do arco tendíneo?
do corpo do púbis até a espinha isquiática.
Qual a fixação proximal e distal do mm. isquiococcígeo e qual sua relação com um ligamento?
proximal: espinha isquiática
distal: extremidade inferior do sacro e do cóccix. Suas fibras carnosas situa-se sobre a face profunda do lig. sacroespinal e se inserem nela.
Quais as inserções do m. levantador do ânus?
anteriormente: corpos dos púbis. Posteriormente: às espinhas isquiáticas. E a um espessamento na fáscia obturatória (o arco tendíneo do m. levantador do ânus) entre os dois pontos ósseos de cada lado. Assim, o diafragma da pelve estende-se entre as paredes anterior, lateral e posterior da pelve menor.
Descreva como é a disposição/formato que o m. puborretal forma e qual é sua importância funcional:
Constitui uma alça muscular em formato de U (alça puborretal), que passa posteriormente à junção anorretal e delimita o hiato urogenital. Essa parte é importante na manutanção da continência fecal.
Quais estruturas formam o corpo/ligamento anococcígeo?
As fibras mediais do m. pubococcígeo fundem-se às do músculo contralateral para formar uma rafe fibrosa ou lâmina tendínea, parte do corpo/ligamento anococcígeo. O m. iliococcígeo também se funde ao corpo anococcígeo posteriormente.
O corpo/ligamento anococcígeo é inserção de qual estrutura ?
Inserção do músculo esfíncter externo do ânus
Qual a relação das vísceras pélvicas com o peritônio?
As vísceras pélvicas, na maior parte das vezes, são inferiores ao peritônio. Apenas as faces superior e superolateral são revestidas por peritônio.
Qual a extensão do peritônio parietal na cavidade pélvica?
O peritônio parietal que reveste a cavidade abdominal continua até a cavidade pélvica, no entanto, não chega ao assoalho pélvico, é refletido sobre as vísceras pélvicas permanecendo separado do assoalho pélvico por elas.
Qual estrutura pélvica é completamente revestida por peritônio?
Somente as tubas uterinas (com exceção de seus óstios, que são abertos) são intraperitoneais e suspensas por um mesentério.
Os ovários são intraperitoneais?
Não. Estão suspensos na cavidade peritoneal, no entanto, isso ocorre devido a um mesentério, pois são recobertos por um epitélio de células cúbicas especial e relativamente fosco (épitélio germinativo).
Em relação a parte inferior da parede abdominal anterior, quais estruturas permitem distensão da bexiga urinária?
Uma camda areolar (adiposa) frouxa entre a fáscia transversal e o peritônio parietal da parte inferior da parede abdominal anterior permite que a bexiga urinária se expanda entre essas camadas ao ser distendida por urina.
Explique o que a disposição do peritônio sobre a face superior da bexiga cria:
A região superior a bexiga é o unico local onde o peritônio parietal não está firmemente aderido às estruturas subjacentes. Consequentemente, o nível da reflexão do peritônio sobre a face superior da bexiga urinária, que cria a fossa supravesical, é variável e depende do enchimento da bexiga urinária.
Descreva, na mulher, o trajeto do peritônio quando chega à margem posterior do teto da bexiga urinária até formar a escavação retouterina:
Quando chega à margem posterior do teto da bexiga urinária, reflete-se sobre a face anterior do útero no istimo, desse modo, não tem relação com a parte anterior do fórnice da vagina, cuja localização é subperitoneal. O peritônio passa sobre o fundo do útero, segue por toda a face posterior do útero até sobre a parede posterior da vagina antes de se refletir superiormente sobre a parede anterior da parte inferior do reto (ampola retal). A “bolsa” assim formada entre o útero e o reto é a escavação retouterina.
O que marca os limites laterais das fossas pararretais?
as pregas retouterinas (mulheres) e retovesical (homens)
O que são as pregas retouterinas?
cristas peritoneais proeminentes, formadas por ligamentos fásciais subjacentes (lig. Retouterino).
Quais fossas o lig. largo do útero separa?
Uma prega peritoneal dupla, o lig. largo do útero, estende-se entre o útero e a parede lateral da pelve de cada lado, formando uma divisória que separa as fossas paravesicais e as fossas pararretais de cada lado.
Como ocorre a comunicação da cavidade peritoneal pélvica feminina com o meio externo?
comunica-se com o meio externo via tubas uterinas, útero e vagina.
Explique como o trajeto do peritônio forma a escavação retovesical no homem (e nas mulheres submetidas à histerectomia - retirada do útero)
O peritônio desce pela face posterior da bexiga urinária e a seguir é refletido superiormente sobre a face anterior da parte inferior do reto, formando a escavação retovesical.
O que é a prega interuretérica?
a prega interuretérica é uma elevação da mucosa localizada na parede posterior da bexiga urinária. Ela se estende entre os óstios ureterais (aberturas dos ureteres) e forma uma linha transversal entre eles. No homem, é formada quando o peritônio ascende e passa sobre o ureter e o ducto deferente de cada lado da parede posterior da bexiga.
No homem, o que separa as fossas paravesical e pararretal?
Quando o peritônio ascende e passa sobre o ureter e o ducto deferente de cada lado da parte posterior da bexiga urinária. É o equivalente masculino do lig. largo do útero (esse revestimento peritoneal ao redor dessas estruturas masculinas).
Quais são as exceções de estruturas masculinas que estão em contato com peritônio?
Além do ureter e ductos deferentes, muitas vezes o peritônio desce caudalmente para cobrir as faces superoposteriores das glândulas seminais e ampolas dos ductos deferentes. Com exceção desses locais (e dos testículos em sua túnica vaginal, derivada do peritônio), os órgãos genitais masculinos não estão em contato com o peritônio.
O Reto é intraperitoneal?
A sua junção retossigmóidea é intraperitoneal. No entanto, o terço superior é coberto apenas em suas faces anterior e lateral, seu terço médio é coberto por peritônio em sua face anterior e o terço inferior é subperitoneal.