çatriz celular Flashcards
Matriz Extracelular (MEC)
A Matriz Extracelular (MEC) é uma rede composta por diferentes classes de macromoléculas localizadas no meio extracelular, que atuam principalmente na sustentação dos tecidos. Além disso, os componentes da MEC são essenciais na migração e diferenciação celular.
Fibroblasto
é a célula responsável pela produção da Matriz Extracelular principalmente da pele e é a célula que tem o colágeno.
Principais componentes:
Colágeno e Elastina, Glicosaminoglicanas e Proteoglicanas e Fibronectina e Laminina.
Colágeno e Elastina:
Colágeno e Elastina: proteínas alongadas que se agregamformando estruturas fibrilares.
Glicosaminoglicanas e Proteoglicanas:
Glicosaminoglicanas e Proteoglicanas: moléculas hidrofílicasque formam géis (substância fundamental amorfa).
Fibronectina e Laminina:
Fibronectina e Laminina: glicoproteínas adesivas.
colageno
Proteínas mais abundantes nos seres humanos (30% proteínas totais)- 100 genes codificantes para 20 proteínas diferentes
Função do colageno
RESISTÊNCIA e SUSTENTAÇÃO
Biossíntese
Cadeias polipeptídicas individuais de colágeno são sintetizadas no RER dos fibroblastos.
No lúmen do RER, algumas prolinas e lisinas são hidroxiladas (Hidroxiprolinae hidroxilisina) permitindo, assim, que as cadeias se combinem através de pontes de hidrogênio formando a tripla-hélice de um pró-colágeno. A triplahélice formada é secretada para o espaço extracelular.
A enzima Colagenase cliva as porções N e C terminal do pró-colágeno dando origem às moléculas de colágeno que vão se organizar em fibrilas na MEC.
Colágeno: ESCORBUTO
A vitamina C é um importante co-fator da enzima Prolil hidroxilase. Na presença de vitamina C (ácido ascórbico/ascorbato) a enzima consegue hidroxilar corretamente os resíduos de prolina. Dessa forma as tripla hélices de colágeno consegue se estabilizar por pontes de hidrogênio. Na ausência de vitamina C os resíduos de prolina não são hidroxilados. E como consequência, as moléculas de colágeno produzidas são menos resistentes.
Elastina
Além da sustentação, alguns tecidos precisam ter elasticidade para cumprir suas funções biológicas. Uma rede de fibras elásticas na MEC desses tecidos proporciona a resiliência necessária para que eles possam se recuperar após a distensão. Essas fibras elásticas são encontradas principalmente na pele, nas
paredes de vasos sanguíneos e no pulmão.
Similares à borracha, as fibras elásticas recuperam sua forma original após os tecidos serem esticados.
Glicosaminoglicanas (GAGs)
As GAGs, moléculas altamente hidrofílicas, formam géis que ocupam um grande volume na MEC. Apesar de representar menos de 10% da massa dos tecidos conjuntivos, os géis hidratados formados por GAGs ocupam a maior parte do espaço extracelular. A grande densidade de cargas negativas atraem uma nuvem de cátions,
especialmente Na+
e, por osmose, uma grande quantidade de água é transportada para a matriz.
definiçao
Glicosaminoglicanas (GAGs)
Glicosaminoglicanas (GAGs) são polissacarídeos longos formados por unidades repetidas de dissacarídeos. Apresentam grupamentos sulfato e carboxilas que lhes conferem carga negativa.
GAG: Ácido hialurônico
GAG: Ácido hialurônico
Diferentemente das outras GAGs o ácido hialurônico (hialuronana) não apresenta compostos sulfatados. É uma grande cadeia de até 25.000unidades de dissacarídeos. Devido ao seu tamanho, ele é sintetizado na membrana plasmática e imediatamente liberado no espaço extracelular.
Ex: Tratamento de artrose
Preenchimento de rugas e/ou sulcos
Proteoglicanas
Ligação covalente entre GAGs e proteínas.
* As proteoglicanas são bastante diversas de acordo com a quantidade etipo de GAGs que são ligados a elas.
* Agrecanos: presente nas cartilagens, podem se unir ao ácido hialurônico formando estruturas longas e muito resistentes