Cardiopatias Congênitas Flashcards
No CIA qual a direção primeiramente do shunt sanguíneo?
Do AE para AD.
Qual o tipo de sopro auscultado, quando possível, na CIA?
Sopro sistólico, por causa da ejeção da grande quantidade de sangue passando pela artéria pulmonar.
Qual a cardiopatia congênita acianótica mais comum?
CIV
No que consiste a síndrome de Eisenmenger?
Quando ocorre CIV, inicialmente o shunt é de VE para VD. Aumentando a quantidade de sangue no VD, consequentemente ocorre uma hiperfluxo pulmonar, que gera lesões nos vasos pulmonares e fibrose, isso leva à uma hipertensão vascular pulmonar, com isso o VD precisa cada vez mais aumentar sua contração para poder vencer a resistência dos vasos pulmonares. Isso leva à uma hipertrofia de VD, uma vez com forca de contratilidade maior que o VE, o shunt acaba se invertendo, ou seja, o fluxo agora é do VD para o VE, ou seja, sangue não oxigenado passa para o VE, atinge aorta e outros tecidos consequentemente, gerando condição cianótica, o que primeiramente não ocorria.
RESUMINDO: A síndrome consiste na inversão do shunt E -> D para D -> E (por hipertrofia do VD consequente a hipertensão nos vasos pulmonares).
Qual o defeito cardíaco mais comum na síndrome de Down?
Defeito no septo atrioventricular ou Defeito no coxim endocárdico.
Quais condições cardíacas congênitas estão associadas a rubéola congênita?
PCA e Estenose Pulmonar Periférica
Qual o típico sopro encontrado no PCA?
Sopro contínuo (de maquinaria) encontrado em foco pulmonar.
Nos casos de retorno venoso pulmonar anômalo parcial, qual sinal achado no raio de x de tórax?
Sinal da Cimitarra - Sombra de densidade vascular na silhueta cardíaca direita. Veias pulmonares (2 ou 3) ao invés de desembocarem no VE acabam atingindo o VD.
RN de 20 dias, foi diagnosticado com coarctação de aorta grave. Do prontuário da maternidade constava com relato de pulsos no MMII normais até o 3º dia de vida, quando recebeu alta. Esse normalidade, apesar da coarctação de aorta grave se justifica porque?
Pois a presença do canal arterial pode persistir por dias o que justifica a existência de fluxo sanguíneo para MMII tornando o pulso normal. Quando o canal fechou a presença da coarctação ficou evidente diminuindo o fluxo e pulsos nos MMII.
Defeitos do septo AV e CIV são cardiopatias que apresentam hiperfluxo pulmonar. Falso ou verdadeiro?
Verdadeiro.
Um menino de 15 anos apresenta HA (aferida em MSD), diminuição da amplitude dos pulsos femorais e dificuldade de palpar os pulsos tibiais anteriores e posteriores. Mantém saturação arterial acima de 95% nos MMSS e MMII, sem diferença significativa entre eles. O raio X de tórax revela presença do sinal de Röesler (desgastes das bordas inferiores das costelas). O adolescente é portador de qual cardiopatia congênita?
Coarctação da Aorta.
Quais características possui o sopro inocente?
Sopro sistólico, sem irradiações, sem repercussões hemodinâmicas, e que costuma desaparecer com mudança de decúbito.
Na estenose pulmonar periférica pode ocorrer a chamada Síndrome de Williams, quais sintomas e sinais podem levar a esse diagnóstico?
Estenose Aórtica Supravalvar;
Hipercalcemia idiopática;
Fácies de Elfo;
Retardo Mental
O que compõe a Tetralogia de Fallot? É uma condição que causa hiperfluxo ou hipofluxo?
É uma condição que gera hipofluxo, composta por:
Estenose pulmonar, Hipertrofia de VD, CIV e Dextroposição aórtica (cavalgada sobre o defeito septal).
Na tetralogia de Fallot a posição genopeitoral melhora o fluxo pulmonar, aumentando a resistência pulmonar e diminuindo a sistêmica. Falso ou verdadeiro?
Falso. Diminui a resistência pulmonar e aumenta a sistêmica, isso permite que o sangue vá para pulmões sendo melhor oxigenado.