Capitulo 4 e 5 Flashcards
Capítulo 4 - Entrevista em profundidade
Entrevista é uma das mais comuns e poderosas maneiras que utilizamos para tentar ________ nossa condição humana, dizem Fontana & Frey (1994, p. 361).
compreender
Ela tornou-se técnica clássica de obtenção de informações nas _________ sociais, com larga adoção em áreas como sociologia, comunicação, antropologia, administração, educação e psicologia.
ciências
Embora antes utilizada em jornalismo, etnografia, psicologia e pesquisas de mercado e de opinião, seu surgimento como tema metodológico pode ser identificado na década de 1930 no âmbito das publicações de assistência social americana, recebendo grande contribuição na década de ______ nos estudos de Carl Rogers sobre psicoterapia orientada para o paciente (SCHEUCH, 1973, p. 171-172).
1940
A partir da __________ Guerra Mundial, as entrevistas passam a possuir orientações metodológicas próprias.
Segunda
Este texto, limitado pelo espaço disponível e objetivo, trata da entrevista ________ em profundidade, técnica qualitativa que explora um assunto a partir da busca de informações, percepções e experiências de informantes para analisá- las e apresentá-las de forma estruturada.
individual
Entre as principais qualidades dessa abordagem está a ____________ de permitir ao informante definir os termos da resposta e ao entrevistador ajustar livremente as perguntas.
flexibilidade
Este tipo de entrevista procura intensidade nas ________, não-quantificação ou representação estatística.
respostas
A entrevista em profundidade é um recurso ___________ que busca, com base em teorias e pressupostos definidos pelo investigador, recolher respostas a partir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por deter informações que se deseja conhecer.
metodológico
Desta maneira, como na análise de Demo (2001, p. 10) sobre pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas também resultado de ___________ e reconstrução pelo pesquisador, em diálogo inteligente e crítico com a realidade.
interpretação
Nesse percurso de descobertas, as perguntas permitem explorar um ________ ou aprofundá-lo, descrever processos e fluxos, compreender o passado, analisar, discutir e fazer prospectivas.
assunto
Possibilitam ainda identificar problemas, microinterações, padrões e detalhes, obter juízos de ________ e interpretações, caracterizar a riqueza de um tema e explicar fenômenos de abrangência limitada.
valor
O uso de entrevistas _________ identificar as diferentes maneiras de perceber e descrever os fenômenos.
permite
A entrevista está presente em pesquisas de comuni- cação interna (CURVELLO, 2000), comportamento organizacional (SCHIRATO, 2000), levantamentos históricos e biográficos (MARQUES DE MELO e DUARTE, 2001), processos jornalísticos (PEREIRA JR., 2000) e em vários outros tipos de estudo, usada como base ou conjugada com diferentes técnicas, como _________, discussão em grupo e análise documental.
observação
O estudo de recepção de um telejornal entre trabalhadores, de Carlos Eduardo Lins da Silva (1985), é clássico na articulação de técnicas, além de ser didático na _________ dos procedimentos metodológicos empregados.
descrição
Outro exemplo do potencial do uso de entrevista como suporte para vigorosas análises é dado por Kovach e Rosenstiel (2003), publicação recente, mas já fundamental para discutir o ____________.
jornalismo
A entrevista em profundidade não permite testar _______, dar tratamento estatístico às informações, definir a amplitude ou quantidade de um fenômeno.
hipóteses
Não se busca, por exemplo, saber quantas ou qual a proporção de pessoas que identifica determinado atributo na empresa _____.
A
Objetiva-se saber como ela é percebida pelo conjunto de __________.
entrevistados
Seu _________ está relacionado ao fornecimento de elementos para compreensão de uma situação ou estrutura de um problema.
objetivo
Deste modo, como nos estudos qualitativos em geral, o objetivo muitas vezes está mais relacionado à aprendizagem por meio da identificação da riqueza e __________, pela integração das informações e síntese das descobertas do que ao estabelecimento de conclusões precisas e definitivas.
diversidade
Por isso, a noção de hipótese, típica da pesquisa __________ e tradicional, tende a ser substituída pelo uso de pressupostos, um conjunto de conjeturas antecipadas que orienta o trabalho de campo.
experimental
Estabelecidas _________ e condições de realização, a entrevista pode ser ferramenta bastante útil para lidar com problemas complexos ao permitir uma construção baseada em relatos da interpretação e experiências, assumindo-se que não será obtida uma visão objetiva do tema de pesquisa.
limitações
Por meio da entrevista em profundidade, é possível, por exemplo, entender como produtos de _________ estão sendo percebidos por funcionários, explicar a produção da notícia em um veículo de comunicação, identificar motivações para uso de determinado serviço, conhecer as condições para uma assessoria de imprensa ser considerada eficiente, identificar as principais fontes de informação de jornalistas que cobrem economia.
comunicação
Permitiria saber os motivos pelos quais determinadas fontes jornalísticas são as mais (ou menos) utilizadas, como são acessadas, _____________ , problemas, vantagens, desvantagens.
dificuldades
Saber como e por que as coisas acontecem é, muitas vezes, mais _________ do que obter precisão sobre o que está ocorrendo.
útil
A entrevista em profundidade é uma técnica __________ e flexível, útil para apreensão de uma realidade tanto para tratar de questões relacionadas ao íntimo do entrevistado, como para descrição de processos complexos nos quais está ou esteve envolvido.
dinâmica
É uma pseudoconversa realizada a partir de um _________ conceitual previamente caracterizado, que guarda similaridade, mas também diferenças, com a entrevista jornalística.
quadro
São próximas no objetivo de buscar informações _________ e diretas por meio de uma conversação orientada, no cuidado, rigor e objetivo de compreensão (sobre entrevista jornalística, ver Medina, 1995 e Talese, 2004) e na noção de que há, explicitamente, um participante interessado em apreender o que o outro tem para oferecer sobre o assunto.
pessoais
A entrevista como técnica de pesquisa, entretanto, exige elaboração e explicitação de procedimentos metodológicos específicos: o marco conceitual no qual se origina, os critérios de seleção das fontes, os aspectos de realização e o uso adequado das informações são essenciais para dar validade e estabelecer as ____________ que os resultados possuirão.
limitações
- Tipos de entrevista
A partir da divisão proposta por Selltiz et al. (1987), a entrevista em profundidade é extremamente útil para estudos do tipo _______, que tratam de conceitos, percepções ou visões para ampliar conceitos sobre a situação analisada.
exploratório
Pode ser empregada para o tipo ___________, em que o pesquisador busca mapear uma situação ou campo de análise, descrever e focar determinado contexto.
descritivo
Não é adequada, entretanto, para os estudos do tipo causal, que buscam estabelecer correlações de _________ e efeito.
causa
As entrevistas em profundidade são geralmente __________, embora seja possível, por exemplo, entrevistar duas fontes em conjunto.
individuais
As entrevistas são classificadas com grande variedade de tipologias, geralmente caracterizadas como _________, semi-abertas e fechadas, originárias, respectivamente, de questões não estruturadas, semi-estruturadas e estruturadas (veja proposta de tipologia no quadro).
abertas
As abertas e semi-abertas são do tipo em profundidade, que se caracterizam pela __________ e por explorar ao máximo determinado tema, exigindo da fonte subordinação dinâmica ao entrevistado
flexibilidade
A diferença entre abertas e semi-abertas é que as primeiras são realizadas a partir de um tema ________, uma entrevista sem itinerário, enquanto as semi-abertas partem de um roteiro-base.
central
Autores como Ander-Egg (1978, p. 111) e Selltiz et al. (1987, p. 298) identificam um tipo especial de entrevista em profundidade, a ________, relacionada a motivações, atitudes, crenças específicas do respondente com base em sua experiência de vida.
clínica
Apesar dessa distinção, a entrevista clínica é do tipo _________, apenas com objetivo relacionado à personalidade e aos sentimentos de uma única pessoa, buscando beneficiá-la individualmente.
aberta
Já a entrevista fechada é utilizada principalmente em pesquisas ________, quando, por exemplo, se deseja obter in- formações representativas de um conjunto de uma população.
quantitativas
Guber (2001) avalia que as entrevistas fechadas implicam a participação do informante nos termos do ___________, enquanto as abertas pressupõem a participação do pesquisador nos termos do informante.
pesquisador
Em muitas ocasiões, é possível reunir, em uma mesma _________ ou até na mesma entrevista, questões de natureza qualitativa e quantitativa.
pesquisa
Qualitativa
Não-estruturadas \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ Questão central Em profundidade Indeterminadas
Aberta
Qualitativa
Semi-estruturadas Semi-aberta \_\_\_\_\_\_\_\_ Em profundidade Indeterminadas
Roteiro
Quantitativa
Estruturadas Fechada Questionário \_\_\_\_\_\_\_\_\_ Previstas
Linear
1.1 Entrevista aberta
É essencialmente exploratória e _________, não havendo seqüência predeterminada de questões ou parâmetros de respostas.
flexível
Tem como ponto de partida um tema ou questão ampla e flui livremente, sendo aprofundada em determinado rumo de acordo com aspectos significativos identificados pelo entrevistador enquanto o entrevistado define a resposta segundo seus próprios termos, utilizando como referência seu __________, percepção, linguagem, realidade, experiência.
conhecimento
Desta maneira, a resposta a uma questão origina a ________ seguinte e uma entrevista ajuda a direcionar a subsequente.
pergunta
A capacidade de aprofundar as ________ a partir das respostas torna este tipo de entrevista muito rico em descobertas.
questões
Uma das dificuldades é que o pesquisador deve ter afiada capacidade de manter o _______ e garantir a fluência e a naturalidade.
foco
Flexível e permissiva, exige habilidade para não perder-se no irrelevante ou torná-la uma conversa agradável, mas ________.
improdutiva
Muitas vezes, é realizada como sondagem para a elaboração de roteiros semi-estruturados ou _________ estruturados.
questionários
1.2 Entrevista semi-aberta
Modelo de entrevista que tem origem em uma _______, um roteiro de questões-guia que dão cobertura ao interesse de pesquisa.
matriz
Ela parte de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses que interessam à _______, e que, em seguida, oferecem amplo campo de interrogativas, fruto de novas hipóteses que vão surgindo à medida que se recebem as respostas do informante (TRIVIÑOS, 1990, p. 146).
pesquisa
A lista de questões desse modelo tem origem no problema de pesquisa e busca tratar da amplitude do tema, apresentando cada pergunta da forma mais ________ possível.
aberta
Ela conjuga a __________ da questão não estruturada com um roteiro de controle.
flexibilidade
As questões, sua ordem, profundidade, forma de apresentação, dependem do __________, mas a partir do conhecimento e disposição do entrevistado, da qualidade das respostas, das circunstâncias da entrevista.
entrevistador
Uma entrevista semi-aberta geralmente tem algo entre _______ e sete questões, tratadas individualmente como perguntas abertas.
quatro
O pesquisador faz a _________ pergunta e explora ao máximo cada resposta até esgotar a questão.
primeira