Cap.3 Flashcards
Quem foi Talcott Parsons?
Foi um dos sociólogos americanos mais influentes do século XX e seu objetivo era criar uma metodologia que se opusesse ao empirismo e ao positivismo 
O que Talcott Parlons procurou formular?
Uma teoria geral para explicar o comportamento das pessoas em sociedade
Ele lançou um quadro com quatro categorias, quais seriam? 
Adaptação: procura entender as relações entre os meios e as finalidades das ações sociais
Realização dos fins coletivos: estudo dos objetivos que o conjunto social procura realizar
Integração: procura deixar explícitas as unidades que compõem o sistema social. Manutenção dos modelos de controle: estudo daquilo que assegura a estabilidade das normas e dos valores 
Defina coesão social para Talcott Parsons
Segundo ele, a coesão social ocorre pelo consenso geral sobre os valores. Esse consenso se dá por meio de instituições socializantes, sobretudo a família, a escola e a mídia 
Quais foram as técnicas que Parsons utilizou para compreender o fenômeno de socialização?
Estudou como se constrói as primeiras relações com o mundo. A primeira infância, a relação com a mãe ele chama de fusão e diz que é essencial, porque somente depois dessa primeira etapa é que a criança pode entender as primeiras restrições morais, de modo a controlar as próprias pulsões e se situar no meio familiar.
A mediação exercida pelo pai também é essencial, uma vez que é aquele que encarna os valores sociais, de modo que oferece a criança o acesso ao mundo extrafamiliar
Qual foi a crítica ao método de Parsons?
A sua tendência a desvalorizar o papel da ação individual
O que Robert King Merton procurava?
Procurava manter distância do positivismo(focava demais os detalhes e perdia a noção do conjunto social) e das grandes teorias( são muito abrangentes e perdem detalhes do meio social). Procura, então, um meio termo entre essas duas tendências, com a sua chamada sociologia do desvio da norma
O que é a chamada sociologia do desvio da norma?
estuda comportamentos que são considerados desviantes ou fora das normas sociais estabelecidas em uma determinada sociedade.
Defina anomia para Merton
Ocorre quando não há uma harmonia entre os objetivos culturais que os membros da sociedade perseguem e os meios de que esses membros dispõem ou não para realizar tais objetivos
Cite a tipologia estabelecida por Merton

Conformidade: Indivíduos que aceitam tanto os objetivos culturais quanto os meios institucionalizados para alcançá-los.
Inovação: Indivíduos que aceitam os objetivos culturais, mas recorrem a meios não convencionais ou ilegais para alcançá-los.
Ritualismo: Indivíduos que abandonam a busca pelos objetivos culturais, mas continuam a aderir rigidamente aos meios institucionalizados.
Evasão: Indivíduos que abandonam tanto os objetivos culturais quanto os meios institucionalizados, retirando-se da sociedade.
Rebelião: Indivíduos que rejeitam tanto os objetivos culturais quanto os meios institucionalizados e buscam substituí-los por novos objetivos e meios.
Qual é a contribuição da tipologia de Merton?
Essa tipologia ajuda a entender como diferentes indivíduos respondem às pressões sociais e econômicas para alcançar sucesso e status na sociedade.
O que é construtivismo?
Na sociologia, o construtivismo é a teoria que sugere que a realidade social é criada e sustentada pelas interações humanas e práticas culturais. Ele enfatiza que nossas percepções e interpretações do mundo são construídas coletivamente, destacando a importância da linguagem, comunicação e instituições sociais. O construtivismo também sugere que a realidade social pode variar entre diferentes culturas e contextos históricos, e que há uma influência recíproca entre indivíduos e sociedade.
O que Peter Berger e Thomas Luckmann falam sobre sobre a socialização?
Na visão de Peter Berger, a socialização primária ocorre na infância, principalmente na família, onde valores e normas fundamentais são internalizados, moldando a identidade e as percepções básicas sobre o mundo. Já a socialização secundária acontece em estágios posteriores da vida, em contextos como escolas e locais de trabalho, introduzindo o indivíduo em novos papéis sociais e fornecendo conhecimentos específicos para funcionar em diferentes setores da sociedade.