Bloqueio Peridural Flashcards
O espaço epidural é limitado anteriormente pelo ligamento longitudinal posterior, lateralmente pelos pedículos e forames intervertebrais e posteriormente pelo ligamento amarelo. O conteúdo do espaço epidural inclui as raízes nervosas e gordura, tecido areolar, linfáticos e vasos sanguíneos,incluindo o bem organizado plexo venoso de Batson.Sua rede de veias são desprovidas de válvulas e correm na porção anterior e lateral do espaço peridural.
O espaço peridural se estende do forame magno até o hiato sacral. Seus limites são: anteriormente pelo ligamento longitudinal posterior e posteriormente pela lâmina e pelo ligamento amarelo. Lateralmente ele se estende aos pedículos, e se comunica com o espaço paravertebral. O espaço peridural é mais largo na linha mediana e estreita-se lateralmente, além disso, ele se estreita de caudal para cranial. Assim, na região lombar tem 5 a 13 mm de largura na linha mediana, na região torácica média tem 2 a 4 mm de largura e na região cervical mede cerca de 0,4mm
Ao final de prostatectomia por via abdominal, realizada sob anestesia combinada geral-peridural com cateter, observou-se redução nos valores de capnografia (de 35mmHg para 28mmHg) 5 minutos após a administração de 10mL de bupivacaína 0,25% para analgesia pós-operatória. A causa mais provável é a diminuição do(a):
débito cardíaco;
diminuição da fração expirada de CO2,na circunstância em questão, é a diminuição do débito cardíaco consequente à diminuição do retorno venoso.
Característica do bloqueio peridural com lidocaína a 2%:
bloqueio motor mais intenso que a bupivacaína a 0,5%
A anestesia peridural com a lidocaína apresenta início de ação/latência média de 10 a 15 minutos
A bupivacaína e a ropivacaína apresentam latência média de 15 a 20 minutos.
A associação de alfa 2 agonistas, tais como a clonidina, à lidocaína em bloqueios peridurais aumentam a duração e a intensidade do bloqueio
os alfa 2 agonistas melhoram a analgesia, sem os efeitos deletérios de depressão ventilatória, retenção urinária e prurido dos opioides.
A lidocaína produz mais bloqueio motor do que sensitivo
Em relação à sensibilidade ao bloqueio dos anestésicos locais, sabemos que o bloqueio simpático está dois ou mais níveis acima do bloqueio sensitivo, que está dois níveis acima do bloqueio motor. Dessa forma, o bloqueio simpático é o último a regredir… E considerando o tempo de ação da lidocaína de 80 a 120 minutos, nas soluções sem adrenalina, e de 120 a 180 minutos, nas soluções com adrenalina, considera-se que a regressão do bloqueio simpático em 30 minutos não procede
A lidocaína, na concentração de 2%, apresenta latência entre 5-15 minutos. O bloqueio sensitivo seletivo é obtido a partir de concentração a 1%, e em concentração de 0,5%, consegue-se bloqueio simpático seletivo. O bloqueio simpático é o último a regredir. O tempo de ação aumenta na presença de opióides e de alfa2 agonistas. O bloqueio motor da lidocaína a 2% é mais intenso, quando comparado com a bupivacaína a 0,5%.
Em coronariopatas, a anestesia peridural em nível torácico (T1-T6) pode:
A anestesia peridural alta, T1-T6 pode contribuir para a redução do metabolismo miocárdico, por meio de vasodilatação coronariana + redução da demanda + redução da pós carga do ventrículo esquerdo, com manutenção da taxa de extração de oxigênio. Além disso, pode-se, ainda,reverter alterações isquêmicas prévias e as arritmias induzidas pela isquemia também melhoram, segundo estudosexperimentais
A clonidina epidural podeprolongar o bloqueio sensorialem maior extensão do que o bloqueio motor. O mecanismo parece ser mediado pela abertura dos canais de potássio e subsequente hiperpolarização da membrana. Também tem efeitos analgésicos através dos receptores α2 do corno dorsal da medula tanto em neurônios aferentes primários e quanto em interneurônios,bem como na via noradrenérgica descendente. Assim, a adição de clonidina reduz a necessidade de anestésico local peridural e deopioides. Outros benefícios da clonidina podem incluir redução do estresse imunológico e da resposta de citocinas.
A clonidina administrada no nível torácico baixo ou lombar produz efeitos sobre a pressão arterial semelhantes aos que ocorrem quando a clonidina é administrada por via venosa, porém,se a punção peridural é realizada em nível mais alto, a hipotensão arterial é bem mais intensapor causa do bloqueio das fibras nervosas cardioaceleradoras, e náuseas, vômitos e bradicardia intensa podem ocorrer.
B Inicia sua ação em 45 minutos e atinge seu pico farmacodinâmico de ação em 2 horas.
De acordo com o livro Bases do Ensino da Anestesiologia a clonidina é o fármaco não opioide, lipofílico, mais utilizado por via peridural. Os efeitos clínicos se iniciam20 minutosapós a administração e têmpico de ação em 1 hora.
A bradicardia induzida pela clonidina tem duas explicações. A primeira é que a clonidina tem efeitos parassimpaticomiméticos. A segunda é que a clonidina diminui a liberação de noradrenalina de núcleos supraespinhais (locus coeruleus).
Os alfa 2 agonistas suprimem a ação inibitória do locus ceruleus (mediada por noradrenalina) sobre núcleo pré-óptico ventrolateral que, uma vez liberado, aumenta a liberação de GABA no SNC