Benefícios Por Incapacidade Flashcards
Quais os benefícios para cobertura de incapacidade?
1) aposentadoria por invalidez (para hipóteses de incapacidade total permanente); 2) auxílio doença (para hipóteses de incapacidade temporária) e 3) auxílio acidente (para hipóteses de incapacidade por redução da capacidade de trabalho).
Qual a diferença entre auxílio acidente e aposentadoria por invalidez?
No auxílio acidente a incapacidade pode ser permanente e parcial ou total e temporária ou parcial e temporária. Só haverá aposentadoria por invalidez se a incapacidade for total e permanente.
Além do quadro clínico, o que se deve considerar para avaliar se a incapacidade total ou parcial e se é permanente ou temporária?
As condições pessoais e sociais, como por exemplo, escolaridade , idade , condições do mercado de trabalho no local onde vive e experiência pretérita.
Uma vez reconhecida a incapacidade parcial para o trabalho , o juiz deve analisar as condições pessoais e sociais do segurado para concessão de aposentadoria por invalidez?
Segundo a súmula 47 da turma nacional de uniformização, sim. A base é a avaliação clínica.
O julgador é obrigado a analisar as condições pessoais e sociais quando não reconhecer a incapacidade do requerente para sua atividade habitual?
Segundo a súmula 77 da turma nacional de uniformização, não.exceção : súmula 78 da turma nacional de uniformização - comprovado que o requerente de benefício portador do vírus HIV cabe ao julgador verificar as condições pessoais ,sociais ,econômicas e culturais ,de forma a analisar a incapacidade em sentido amplo, em face da elevada estigmatiza são social da doença.
Se comprovadamente a pessoa estava incapacitada mas , por ter sido negado seu benefício erroneamente pelo INSS ela continuou trabalhando, tem o direito a receber o benefício desse período?
Sim , desde que haja o reconhecimento judicial e da perícia judicial.
A doença ou lesão pré existentes permitem a concessão de auxílio doença ou aposentadoria por invalidez?
Em princípio , não, a não ser que a incapacidade decorra do agravamento ou da progressão da doença ou lesão.
Há direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez quando a incapacidade para o trabalho é preexistente ao reingresso do segurado ao Regime Geral de previdência social?
Segundo a súmula 53 da turma nacional de uniformização, não.
Qual a carência para o recebimento de auxílio doença e aposentadoria por invalidez?
12 contribuições.
Quando carência dispensada para o recebimento de auxílio doença e aposentadoria por invalidez?
Em caso de 1) acidente de qualquer natureza ou causa 2) doença profissional ou do trabalho 3) doenças e infecções especificadas pelos ministérios da saúde da previdência social (em razão do estigma do impacto na vida da pessoa). Art. 151 da lei 8213/91- Até que seja elaborada lista de doenças mencionadas , independe de carência concessão de auxílio doença e aposentadoria por invalidez ao segurado que ,após filiar-se o Regime Geral de previdência social , for cometido das seguintes doenças: tuberculose ativa , hanseníase , alienação mental , esclerose múltipla , hematopatia grave , neoplasia maligna , cegueira , paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave , doença de Paget (osteíte deformante, AIDS ou contaminação por radiação, com base em conclusão da Medicina especializada.
Como se calcula o salário de benefício.
Salário de benefício é formado pela média dos 80% maiores salários de contribuição corrigidos.
Qual o valor do auxílio doença?
91% do salário de benefício.
Qual o valor da aposentadoria por invalidez?
100% do salário de benefício.
O auxílio doença poderá exceder a média aritmética simples dos últimos doze salários de contribuição ou, se não alcançado o mínimo de doze, a média aritmética simples dos salários de contribuição existentes?
Não, conforme parágrafo 10 do art. 29 da lei 8213/91.
Quando há a simples conversão do auxílio doença em aposentadoria por invalidez, utiliza-se o salário de benefício já calculado anteriormente (sumula 557 do STJ). E se houve auxílio doença e períodos de retorno ao trabalho intercalados?
Deve-se recalcular o salário de benefício.