bacterióses Flashcards
botulismo
bactéria Clostridium botulinum, sendo
a contaminação ocorre através da ingestão de alimentos contaminados, enlatados estufados.
prisão de ventre, tontura, visão
distorcida e dificuldade de abrir os olhos na claridade. parasilia de musculos respiratórios
clamídia
bactéria Chlamydia trachomatis DST, mãe para bebe no parto.
Ardor ao urinar; vontade frequente de urinar; testículos dolorido, dor no baixo ventre
Através da administração de antibióticos para o casal, preservativo
cólera
bactéria Vibrio cholerae, e pode levar à morte caso não seja tratada, devido a intensa desidratação.
O contágio ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados, tendo como principais sintomas diarreia, desidratação, vômitos, fraqueza, perda de peso e cólicas abdominais.
hidratação e antibióticos, lavar frutas, as mãos e melhora no saneamento.
difteri
bactéria Corynebacterium diphtheriae, sendo sua principal característica é a inflamação da garganta, o que causa um inchaço na região do pescoço, febre, mal estar, tosse, morte por asfixia
O contágio
ocorre pelo contato com pessoas infectadas, através da saliva ou
lesões da pele. Como forma de tratamento deve-se isolar os pacientes e o controle da doença pode ser feito através de antibióticos e como prevenção a vacinação infantil.
febre tifóide
bactéria Salmonella enterica. Associada a baixos níveis socioeconômicos e más condições de saneamento básico.
O contágio ocorre através da
ingestão de água ou alimentos contaminados, sendo os sintomas febre alta prolongada, dor de cabeça, náuseas, falta de apetite, malestar geral e vômitos.
Como tratamento recomenda-se repouso e alimentação à base de líquidos, além da administração de antibióticos aos doentes
gonorreia
bactéria Neisseria gonorrheae, DST, no parto
dor e ardor ao urinar, sangramentos, corrimento amarelado e com forte odor. O tratamento deve ser feito através de antibióticos e como prevenção a utilização de preservativos.
síflis
bactéria Treponema pallidum DST, mãepara o feto. Fases
distintas com sintomas específicos que é intercalada por períodos latentes.
feridas indolores(cancros), vermelhidão da pele, aparecimento de gânglios inchados nas axilas e pescoço, dores musculares, febre, dor de garganta etc.
O tratamento é feito através do uso de antibióticos e como medida preventiva o uso de preservativos
coqueluche
bactéria Bordetella pertussis, respiratória.
o contágio através de espirro, saliva e tosse de pessoas infectadas, tendo como principais sintomas febre, espirro, mal-estar, tosse seca prolongada e falta de ar.
O tratamento, além de beber muitos líquidos, deve ser feito através analgésicos e anti-inflamatórios aos doentes.
hanseníase
actéria Mycobacterium leprae, doença crônica. O contágio ocorre através de espirro, saliva.
Os principais sintomas manchas na pele, no local das manchas a temperatura aumenta mais do que no restante do corpo, inchaço nas mãos e pés, perda de força muscular e dor nas articulações.
O tratamento deve ser feito através de antibiótico aos doentes
leptosprirose
bactéria do gênero Leptospira, sendo o contágio através do contato ou ingestão de água, alimentos ou objetos que tenham urina de animais infectados, principalmente ratos. Se não for tratada existe risco de morte em 40% dos casos, podendo causar danos aos rins, inflamação na membrana que envolve o cérebro, insuficiência hepática e insuficiência respiratória, além de febre alta, dor muscular, mal-estar, tosse, olhos vermelhos e manchas vermelhas pelo corpo.
O tratamento deve ser feito através de antibióticos, lavar alimentos
meningite
nflamação das meninges, contágio através de espirro, saliva e tosse, onde os principais sintomas são dor de cabeça e no pescoço, rigidez na nuca, febre alta e manchas vermelhas, porém pode levar à morte.
vacinação
pneumonia
bactéria Streptococcus pneumoniae, transmitida através de espirro, saliva e tosse de pessoas infectadas, sendo os principais sintomas dor no corpo, falta de ar persistente, febre alta, tosse, fraqueza e cansaço.
O tratamento deve ser feito através de antibióticos e como medida preventiva evitar o excesso de exposição ao arcondicionado, evitar aglomerações e locais fechados.
tétano
bactéria Clostridium tetani, que ataca o sistema nervoso central, sendo os principais sintomas rigidez dos músculos, febre, dor de cabeça, espasmos musculares e dificuldade para abrir a boca, see não for tratada, pode levar a pessoa à morte.
O contágio ocorre através de pequenos cortes ou feridas que entrem em contato com fezes, plantas, objetos enferrujados e que podem ter a bactéria.
antibióticos, vacinação e limpeza das feridas
tuberculose
bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de Bacilo de Koch, sendo os principais sintomas fadiga, febre, tosse, emagrecimento, falta de apetite, sudorese, rouquidão e expectoração com sangue, nos casos mais graves.
O contágio ocorre através da aproximação com pessoas doentes
Uso de antibióticos, vacinação infantil, alimentação adequada, higiene no contato com doentes.