AVE Isquêmico Flashcards
Qual é a definição ?
É uma interrupção do fluxo sanguíneo em um dos vasos que irrigam o encéfalo, levando à disfunção dos neurônios alimentados por esse vaso.
Quais são os tipos de AVE?
Isquêmico, transitório e hemorrágico
Quais são os fatores de risco modificáveis ?
hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta. Ter hipertensão arterial aumenta em até 4 vezes as chances de desenvolver um AVC. É importante ressaltar que a hipertensão arterial está presente em cerca de 70% de todos os casos de AVC. Além do tabagismo, diabetes, sedentarismo, consumo de álcool,etc.
Quais são os fatores de risco não modificáveis ?
Idade avançada, histórico familiar de AVC, sexo masculino e raça.
O que é core insquêmico e pernumbra (isquêmico)?
O “core isquêmico” é a diminuição do fluxo sanguíneo, em que os neurônios dessa região morrem em poucos minutos. Já na “região de penumbra isquêmica”, os neurônios ainda estão vivos, porém a quantidade de sangue e nutrientes disponíveis é insuficiente para sustentar o metabolismo celular normal. Em outras palavras, é uma área do tecido que não está funcionando adequadamente, mas que ainda está temporariamente viva.
Qual é a importância de saber a diferença entre core e pernumbra ?
É importante porque, enquanto o “core isquêmico” representa uma lesão irreversível, a “região de penumbra isquêmica” oferece uma oportunidade terapêutica
O que é um edema citotóxico?
É o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos nos tecidos e cavidades do corpo.
Como ocorre um E.C ?
Quando ocorre um AVC, a redução do suprimento de oxigênio e nutrientes leva à diminuição da produção de uma substância chamada ATP, que é responsável por fornecer energia às células do cérebro. Sem ATP suficiente, a bomba de sódio/potássio, que regula a quantidade de íons dentro e fora das células, não funciona adequadamente.Isso resulta em um acúmulo excessivo de sódio dentro das células, causando um desequilíbrio eletrolítico. Esse desequilíbrio leva à entrada de água nas células, causando inchaço e aumento do volume do tecido cerebral, conhecido como edema citotóxico.
Quais são as consequêcias de uma E.C?
O aumento do volume do tecido cerebral devido ao edema citotóxico pode aumentar a pressão dentro do crânio, chamada de pressão intracraniana. Isso pode comprimir estruturas cerebrais saudáveis que ainda não foram afetadas pelo infarto, levando à perda de função dessas áreas também e a herniação.
Quais são as causas de um AVE Isquêmico ?
Aterosclerose de grandes e pequenos vasos, a cardioembolia e as causas mais raras, como a dissecção arterial.
Como a aterosclerose ocasiona uma AVC Isquêmico ?
A obstrução de grandes vasos sanguíneos próximo ao cérebro pode levar a uma diminuição do fluxo sanguíneo cerebral devido à hipotensão arterial (pressão arterial baixa), falha no bombeamento do coração ou problemas na regulação do fluxo sanguíneo no cérebro. Essa redução do fluxo sanguíneo pode resultar em uma condição chamada infarto hemodinâmico. O infarto hemodinâmico, ocorre uma isquemia (falta de oxigênio e nutrientes) nessa área de fronteira vascular devido à redução do fluxo sanguíneo.
*
Como uma aterosclerose de pequenos fasos pode levar a uma isquêmia ?
Nesses pequenos vasos sanguíneos, ocorre uma degeneração conhecida como lipo-hialinose, que é causada por condições como diabetes, hipertensão e dislipidemia. A lipo-hialinose é um processo de alteração da parede do vaso devido ao acúmulo de substâncias lipídicas e ao espessamento das camadas internas. Quando um desses pequenos vasos é obstruído devido à aterosclerose e à lipo-hialinose, ocorre um infarto lacunar ( pequenas áreas de infarto).