Aula 8 e 9 Flashcards
Procariotas
Quais os tipos de coloração que existem?
Simples (detetar a presença e avaliar a forma geral das bactérias); diferenciais (distingue características das bactérias) e estruturais (evidência estruturas específicas das bactérias)
Qual o objetivo da coloração Gram? Em que se baseia? De que cor coram os diferentes tipos de bactérias?
Permite distinguir bactérias gram positivas (roxas/púrpura) de bactérias gram negativas (vermelho/rosa). Baseia-se nas propriedades da parede celular das bactérias.
Qual o objetivo da coloração de Ziehl-Neelson? Qual o outro nome para esta coloração? De que cor coram os diferentes tipos de bactérias?
Permite distinguir bactérias álcool-ácido-resistentes (vermelho) daquelas que não o são (azul). Um exemplo do primeiro tipo é o bacilo da tuberculose. Outro nome para esta coloração é coloração álcool-ácido-resistente.
Como é feita a coloração de Gram?
1) Usa-se o corante báscio violeta de cristal - é um corante primário que cora todas as células. 2) Solução de iodo (lugol) - mordente; estabiliza o corante primário. 3) Lavagem com etanol ou acetona - descorante que solubiliza lípidos. Apenas as bactérias gram-positivas retêm o violeta de cristal. 4) Contrastante, sendo mais comum o uso de safranina - cora as bactérias gram-negativo de rosa/vermelho e as gram-positivo de violeta escuro.
Quais são as bactérias que não coram pela coloração Gram?
Micobactérias.
Como é feita a coloração de Ziehl-Neelson?
1) Fucsina de Ziehl - corante primário, isto é, entra em todas as células. Aquece-se a amostra +ara aumentar a fluidez dos lípidos e facilitar a entrada de corante. 2) Álcool e ácido, sem presença de calor - descorante que retira a fucsina das células que não são álcool-ácido resistentes. 3) Contrastante, como o azul de metileno, que permite visualizar as bactérias descoradas no passo anterior e que, por isso, ficam azuis.
Porque é que as células álcool-ácido resistente retêm a fucsina?
Devido ao seu grande conteúdo lipídico, em particular, o ácido micólico.
Diga quais são as 5 funções da parede bacteriana:
Responsável pela forma da célula; determina o comportamento Gram; protege a célula da lise osmótica; pode contribuir para a patogenecidade; pode proteger de substâncias óxicas.
A parede celular protege a célula da lise? E da plasmólise?
Apenas protege da lise.
Protoplasto?
Célula completamente destituída de parede celular.
Esferoplasto?
Célula com alguns resíduos de parede celular?
Qual a importância da plasmólise? E da lise osmótica?
A plasmólise é útil na conservação de produtos alimentares. A lise osmótica vai ser o mecanismo de morte usado pela lisozima e pela penicilina, através de alteração da parede celular.
Como são constituídas as fibras do peptidoglicano?
As fibras paralelas são constituídas por 2 tipos de açúcares: NAM (ácido N-acetilmurâmico) e NAG (N-acetilglucosamina) que estão ligados alternadamente. As fibras entrecruzadas dão estabilidade ao peptidoglicano e são constituídas por 4 aminoácidos L e D alternados que se ligam ao NAM; ligam duas cadeias adjacentes. Em algumas bactérias, as duas cadeias adjacentes não estão ligadas diretamente, mas por uma ponte de 5 glicinas (ex, Staphylococcus aureus).
Qual a importância do NAM a nível farmacológico?
NAM é uma molécula exclusiva das bactérias, pelo que podemos usar antibiótico específico para inibir a sua síntese sem afetar os outros sistemas do hospedeiro.
Refira 4 objetivos do estudo da parede celular:
Distinguir bactérias gram positivas de gram negativas; é um componente único dos procariotas; importante alvo de mecanismos de defesa inata dos vertebrados; alvo de antibióticos.
No Homem existem D-aminoácidos no peptidoglicano?
Não, apenas L-aminoácidos. Isto vai ser usado em fármacos que atacam/reconhecem D-aminoácidos.
Qual a sequência base de aminoácidos no peptidoglicano da parede?
1º aminoácido é a L-alanina e o último é a D-alanina.
O que são moléculas quirais?
É o caso dos aminoácidos L e D. São moléculas que são a imagem no espelho uma da outra, pelo que rodando de todas as formas possíveis a molécula L, nunca vamos obter a configuração D, e vice-versa.
DAP (ácido diaminopimélico)? O que acontece se este estiver em menor concentração?
Aminoácido derivado do carboxilo épsilon da lisina, característico das ligações cruzadas no peptidoglicano da bactérias gram-negativas. Quando há défice de DAP, há na mesma crescimento bacteriano, porém associado a incapacidade de formar uma nova parede de peptidoglicano. É o ponto de união das lipoproteínas de Braun.
Onde ocorre a formação de peptidoglicano?
Começa no citosol e termina no espaço periplasmático, isto é, entre a membrana e a parede celular. A transferência entre os dois espaços faz-se através do bactoprenol.
Descreva a 1ª fase da síntese de peptidoglicano, que ocorre no citosol:
A glucosamina é convertida enzimaticamente a NAM e depois ativada energeticamente por uma reação com a uridina trifosfato (UTP), formando o UDP-NAM. Juntam-se os quatro aminoácidos formando o UDP-NAM pentapéptido.
Descreva a 2ª fase da síntese de peptidoglicano:
O UDP-NAM pentapéptido dirige-se para a membrana citoplasmática, onde se vai ligar a uma molécula de bactoprenol e à N-acetilglucosamida. Algumas bactérias adicionam uma cadeia de pentaglicina ao aminoácido na 3ª posição para alongar o cross-linking.
Descreva a 3ª fase da síntese de peptidoglicano:
A associação com o bactoprenol permite a transferência do UDP-NAM pentapéptido e da NAG para a membrana periplasmática.
Descreva a 4ª fase da síntese de peptidoglicano:
Transpeptidação: ligação cruzada entre subunidades adjacentes de peptidoglicano.