Aula 14 - Logística Internacional - Global Sourcing Flashcards
É preciso preparar o produto de forma diferente do mercado interno para poder exportar? Se Sim Como?
Sim, deve-se definir o que e para onde será exportado, que tipo de embalagem precisa e o que cada país e produto precisam (leis e design de embalagem para produto, consumidor, logística…)
Após adaptar as embalagens, rótulos e vender para fora, basta chamar a transportadora?
Não, a empresa deve:
- Estar habilitada, primeiro, no SISCOMEX para ter registradas as operações de PF e PJ que queiram exportar ou importar.
- Proforma Invoice: usada para tomada de preços para pagamentos e licenças de importação.
- Cuidar dos documentos que acompanham a carga no embarque ao exterior, como:
- fatura comercial: tipo uma nota fiscal;
- romaneio de carga: relação dos produtos;
- conhecimento de embarque: emitido pela companhia transportadora
- certificados de origem, entre outros.
O que deve ser conferido na nota fiscal na parte brasileira?
Dados do importador, exportador, razão social, endereço, código do país de destino, taxa cambial, NCM (para tributar o produto). Descrição em português para a fiscalizar entender o que é o produto (cor, código, descrição, modelo, material…). Tente sempre mandar uma via digital para o cliente pois poderão ser necessários ajustes pela lei do outro país.
Depois de adaptar embalagens, rótulos, cuidar das documentações necessárias para a exportação já é possível chamar a transportadora?
Não, pois a pergunta que fica é… quem vai pagar pelo transporte? Aí que entram as INCOTERMS para definir responsabilidades de quem vende e compra.
O que são INCOTERMS, para quem são atribuídas e por que é preciso entendê-las?
Termos Internacionais de Comércio publicados pela Câmara Internacional de Comércio definindo as responsabilidades de vendedores e compradores.
São aplicadas SÓ PARA EXPORTADORAS E IMPORTADORAS e não para transportadoras, seguradoras e despachantes.
Entendendo elas, é possível embutir todos os gastos com a venda e evitar prejuízos para a empresa.
Cite todas as INCOTERMS que lembrar kkkkl (tem pra krl)
EX WORKS (EXW) = representa obrigação mínima do vendedor. Ou seja, ele só deixa a mercadoria no chão da fábrica e o comprador se fode com os custos e riscos para tirar de lá.
Free Carrier (FCA) = vendedor responsável até entregar a mercadoria desembaraçada para a exportação no transportador internacional indicado pelo comprador.
Free Alongside Ship (FAS) = vendedor responsável até a mercadoria chegar desembaraçada ao lado do navio transportador, cais ou embarcação. Depois o comprador se vira.
Free on Board (FOB) = vendedor responsável até a mercadoria chegar desembaraçada em bordo. Depois o comprador se vira.
Cost and Freight (CFR) = vendedor arca com desembaraço e com os custos para colocar a mercadoria a bordo (frete até o porto e botar no navio).
Cost, Insurance and Freight (CIF) = mesma coisa que a CFR, mas paga o vendedor paga o seguro também. Comprador assume a bronca depois de receber a mercadoria no porto.
Carriage Paid to (CPT) = vendedor contrata e paga o frete para levar até o local designado e com impostos pagos e desembaraça para exportar. Comprador paga o seguro.
Cost and Insurance Paid to (CIP) = vendedor entrega a mercadoria ao transportador designado por ele no próprio país, seguro e frete são pagos por ele e também desembaraça.
Delivered at terminal (DAT) = vendedor desembaraça no seu país, faz o transporte internacional e deixa no terminal estabelecido no contrato. Depois disso o comprador assume o risco.
Delivered at place (DAP) = vendedor desembaraça no seu país, faz o transporte internacional e deixa em um lugar combinado. O comprador só assume risco depois que a mercadoria sai do veículo transportador no local designado em seu país. O comprador faz o desembaraço em seu país e a descarga da mercadoria.
Delivered Duty Paid (DDP) = vendedor entrega no local do país do comprador e desembaraçada. O oposto do EXW. Responsabilidade máxima do vendedor.