Aula 11 - O Sistema Excretor Flashcards
Qual o conceito de excreção?
Excreção é o processo de eliminação de substâncias que são produzidas em excesso no organismo. Essas substâncias resultam da atividade (metabolismo) celular.
Podemos considerar que a célula caso não esteja em movimento ou crescimento, que ela está “parada” sem executar atividades?
Não. As células estão sempre em atividade; mesmo que não estejam em crescimento ou em movimento, estão constantemente sintetizando e decompondo substâncias. Essas atividades dão origem a subprodutos que não podem ser utilizados e que, se acumula dos em grandes quantidades, seriam prejudiciais ao organismo.
Quais são as principais excretas?
- CO2
- H2O
- sais
- bile
- NH3 (amônia)
- CO (NH2)2 (ureia)
- C5H4N4O3 (ácido úrico)
- creatinina
A amônia, ureia e ácido úrico são provenientes de onde?
Do metabolismo dos aminoácidos.
O que é Homeostase?
É a capacidade que tem o organismo de manter seu meio interno em estado de equilíbrio dinâmico.
Como ocorre a excreção nos protozoários em geral e nos pluricelulares mais simples (poríferos e celenterados)?
A excreção ocorre por simples difusão.
Alguns protozoários de água doce apresentam excreção diferente da simples difusão. Explique.
Alguns protozoários de água doce apresentam outro mecanismo excretor. Neles há estruturas chamadas vacúolos contráteis ou pulsáteis, cuja principal função é remover o excesso de água que entra na célula por osmose.
Esse excesso é coletado nesses vacúolos que se contraem periodicamente e expulsam seu conteúdo para o meio. Neles foram encontradas pequenas quantidades de amônia, o que indica a função realmente excretora de tais vacúolos.
Como ocorre a excreção nos platielmintos?
Os vermes achatados (platielmintos) enfrentam o mesmo problema dos protozoários de água doce, ou seja, é o excesso de água que se difunde para o interior das células e que deve ser eliminado. Na planária, o CO2 e a maior parte da amônia (NH3) são excretados por difusão.
Para remover o excesso de água, a planária tem um sistema constituído por um conjunto de tubos ramificados, terminando as ramificações menores em uma célula especializada, a célula-flama.
Cada célula-flama abre-se em uma cavidade onde se projetam diversos flagelos, cujo movimento leva a água para os canais excretores. O nome “célula-flama” deve-se ao movimento dos flagelos internos que possui.
A célula-flama também é denominada solenócito e ocorre nos cefalocordados (ex.: anfioxo).
Os asquelmintos apresentam dois tipos de sistema excretor. Quais são?
- simples
- duplo
Explique o sistema excretor simples dos asquelmintos.
O simples aparece nos asquelmintos de vida livre e é constituído por uma grande célula ventral e anterior, com um ducto que se abre posteriormente na linha mediana.
Explique o sistema excretor duplo dos asquelmintos.
No sistema duplo, também conhecido por “tubos em H”, existem dois canais que correm ao longo das linhas laterais. Na parte anterior, os dois tubos unem-se e formam um único, que se abre na linha mediana ventral. Cada tubo é constituído por uma única célula canaliculada. As paredes dos tubos absorvem por osmose os catabólitos, que são enviados para o poro excretor.
Como ocorre a excreção nos crustáceos?
Os crustáceos apresentam um par de glândulas verdes situado ventralmente na cabeça, anterior em relação ao esôfago.
O que distinguimos em cada glândula verde dos crustáceos?
- saco terminal
- labirinto
- tubo branco
- bexiga
- poro excretor.
Como ocorre a excreção nos anelídeos?
Os anelídeos (vermes metamerizados), como a minhoca, utilizam o sistema circulatório como principal meio de remoção do CO2 e também apresentam tubos excretores que se dispõem em pares em quase todos os segmentos do corpo (não ocorrem nos dois primeiros e no último); são denominados nefrídios.
Fluidos contendo as excretas (água e amônia) entram na abertura em funil de cada tubo e são levados à porção terminal deste, que é circundada por numerosos vasos sanguíneos. A abertura configura-se na cavidade do corpo, de onde as excretas são coletadas. A parte final do tubo abre-se em um poro na parede do corpo, por onde as excretas são eliminadas.
Como ocorre a excreção nos moluscos?
Os moluscos também apresentam nefrídeos.