Aula 11 - As Células Procariotas e os Vírus Flashcards
Qual a principal característica de uma célula procarionte?
Ausência de um núcleo diferenciado.
As células procariontes aparecem em quais organismos?
Bactérias e cianofíceas, pertencentes ao reino Monera.
Qual a estrutura de uma bactéria?
- parede celular;
- cápsula;
- membrana plasmática;
- citoplasma;
- nucleoide.
Quais características da parede celular das bactérias?
Externamente a célula bacteriana é envolvida por uma parede celular, constituída por um complexo muco-peptídico, formando um envoltório extracelular rígido responsável pela forma das bactérias.
Quais características da Cápsula das bactérias?
Existem bactérias que secretam a cápsula, uma camada de consistência mucosa, formada por polissacarídeos. É encontrada principalmente nas bactérias patogênicas, protegendo-as contra a fagocitose.
Quais características da membrana plasmática das bactérias?
Revestindo o citoplasma, aparece a membrana plasmática, com a mesma estrutura e função encontra das nas células eucarióticas.
Quais características do citoplasma das bactérias?
O citoplasma bacteriano é constituído por hialoplasma e ribossomos, estando ausente qualquer outro organoide celular. Os ribossomos aparecem isolados ou associados em cadeias chamadas polissomos. Aparecem inclusões formadas pelo acúmulo de alimento.
Quais características do Nucleoide das bactérias?
Chamamos de nucleoide ao equivalente nuclear das bactérias, constituí do por uma única molécula de DNA. Muitas bactérias apresentam os epissomos ou plasmídeos, moléculas de DNA, geralmente circulares, capazes de replicação independente do nucleoide.
O que são os Esporos das Bactérias?
Em condições ambientais desfavoráveis, as bactérias dos gêneros Clostridium, Bacilus e Sporosarcina originam os esporos, que são estruturas de resistência. Formados internamente (endosporos), contêm, no interior de uma espessa membrana, o DNA e enzimas. Altamente resistentes à dessecação, os esporos germinam em condições favoráveis.
Como é a divisão celular das bactérias?
O principal método reprodutivo das bactérias é a divisão celular. Tal divisão envolve replicação do DNA, apoiado no mesossomo, crescimento e separação das células, através de um septo transversal. Em condições ideais, ocorre uma divisão a cada vinte minutos.
Como ocorre a transmissão genética nas bactérias?
Nas bactérias, a transmissão genética ocorre no processo de conjugação. Esse processo consiste na passagem de plasmídeos de uma célula para outra através das fímbrias. O epissoma ou plasmídeo é chamado de fator sexual (F). A bactéria que envia F é chamada de macho ou F+. A fêmea F– é a bactéria receptora, que, assim, se transforma em F+ e pode transferir o plasmídeo.
O que são os vírus?
Os vírus são micro-organismos constituídos por um ácido nucleico circundado por uma cápsula proteica. O ácido nucleico pode ser o DNA ou o RNA, mas nunca os dois. A cápsula proteica é chamada de capsídeo. Em vírus mais complexos, a cápsula apresenta outros compostos, como lipídios e hidratos de carbono.
Qual o tamanho dos vírus?
Os vírus são micro-organismos menores do que as bactérias. Seu tamanho varia de 15 a 350 nm.
Como ocorre a replicação de um Vírus?
Os vírus podem replicar-se somente no interior das células de um organismo hospedeiro, por meio de um processo dividido em quatro etapas: adsorção, penetração, eclipse e liberação.
Na replicação dos vírus, o que acontece na “adsorção”?
Consiste na fixação do vírus na superfície da célula hospedeira.