Aula 08 - A Meiose Flashcards
O que é meiose?
É o processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide forma células haploides. A meiose consiste em duas divisões celulares, acompanhadas por uma só duplicação cromossômica.
Qual a importância da Meiose?
1º) Por reduzir o número de cromossomos, permite que o número cromossômico seja mantido constante na espécie;
2º) Permite a troca de partes entre cromossomos homólogos, por permutação, produzindo novas combinações gênicas e aumentando a variabilidade das espécies.
A meiose é dividida em duas divisões, como são chamadas e porquê?
- a primeira divisão meiótica é chamada reducional, pois reduz o número de cromossomos de um estado diploide para haploide;
- a segunda divisão é chamada equacional, porque separa as cromátides e mantém o número haploide.
Quais as características da Divisão I da meiose?
Caracteriza-se por apresentar uma prófase longa, complexa e dividida em vários estágios. Como características marcantes, apresenta: pareamento cromossômico, crossing-over e ausência de divisão dos centrômeros.
A Prófase I da Meiose é divida em 5 estágios. Quais são?
- leptóteno;
- zigóteno;
- paquíteno;
- diplóteno;
- diacinese.
Explique o processo Leptóteno da meiose.
Os cromossomos aparecem pouco condensados e se distribuem ao acaso pelo núcleo. Ao longo dos cromossomos, aparecem os cromômeros, grânulos que representam regiões que representam condensadas. Cada cromossomo já está dividido em duas cromátides, mas normalmente isso não é visível.
Explique o processo Zigóteno da meiose.
Nesse estágio, ocorre o fenômeno da sinapse, que consiste no pareamento dos cromossomos homólogos.
A associação de cada par de homólogos é chamada de bivalente.
Explique o processo Paquíteno da meiose.
Os cromossomos já atingiram um alto grau de condensação e aparecem nitidamente duplicados, isto é, formados por suas cromátides; cada par cromossômico é chamado de tétrade. Durante o paquíteno, pode ocorrer a troca de pedaços entre cromossomos homólogos. A esse fenômeno de trocas dá-se o nome de crossing-over ou permutação.
Explique o processo Diplóteno da meiose.
A duplicação cromossômica é mais nítida e começa com a separação dos homólogos. Essa separação não é completa, notando-se que, em determinados pontos, denominados quiasmas, as cromátides homólogas aparecem cruzadas.
O quiasma é consequência do crossing-over e, assim, o número de quiasmas representa o número de permutações ocorridas no estágio anterior.
Explique o processo de Diacinese da meiose.
A principal característica da diacinese é o processo de terminalização dos quiasmas. Observa-se que os quiasmas, à medida que os homólogos se afastam, vão migrando para as extremidades dos cromossomos. Tal processo diminui o número de quiasmas e o estágio termina com o desaparecimento do nucléolo e a desintegração da carioteca.