Aula 02 - Conceitos Fundamentais Flashcards
Quais os conceitos fundamentais da geografia? O que todos tem em comum?
1 - Espaço
2 - Região
3 - Território
4 - Paisagem
5 - Lugar
Todos dizem respeito à modelagem humana da superfície terrestre.
O que significa “Espaço” para a geografia tradicional, quantitativa e crítica?
Geografia tradicional: preterido por outros conceitos como região ou paisagem por ser geral demais.
Geografia quantitativa: estudado justamente pela generalização e abstração. O espaço é uma “PLANÍCIE ISOTRÓPICA”: reduz o espaço a variáveis mínimas de forma a tornar os modelos geográficos universais: LOCALIZAÇÃO E DISTÂNCIA. Objetivo é projetar um comportamento, instalar infraestruturas. Desconsidera fatores sociais.
Geografia crítica: o erro da geografia quantitativa é justamente excluir o fator social. Milton Santos: “O Espaço é uma forma conteúdo”, ininteligível por si só, não pode transcender o contexto social. São duas dimensões indissociáveis: morfológica e social. Exemplo da sala de aula como espaço: para uma aula mais participativa, os aspectos morfológicos da sala (tablado, cadeiras) deveriam ser distintos.
O que significa “Região” para a geografia tradicional?
Recorte do espaço a partir de critérios que nos interessem.
Determinismo geográfico: região natural: herança da geologica; ambiente definidor do desenvolvimento humano
Possibilismo geográfico: região geográfica: dado o quadro natural, existem possibilidades para o desenvolvimento de uma sociedade. Os gêneros de vida são as maneiras como os grupos se apropriam do quadro natural e definem a região. Cada região é única.
A região existe materialmente, cabe ao geógrafo reconhecê-la, pela via possibilista ou determinista. (Hartshorne discorda: região como síntese; não é autoevidente, composta por fatores inicialmente abstratos que vão em direção ao particular)
O que significa “Região” para a geografia quantitativa? no que difere da geografia crítica?
O que diz a geografia humanista?
É uma “classe de área”: classifico o espaço a partir de qualquer critério escolhido e osbervo a distribuição espacial que interessa.
“Região homogênea”: exemplo, regionalização de um mapa do Brasil por densidade demográfica (0 a 10, 10 a 20…). Não são regiões que existem por si só, decorrem do exercício do geógrafo.
Não se diferencia da geografia crítica em método, mas em tema: vão dar ênfase ao desenvolvimento desigual e problemas inerentes do capitalismo.
A geografia humanista vai resgatar a particularidade da região. Valorização das identidades regionais e pertencimento regional. Regionalismo como manifestação antiglobalização.
O que significa “Território” para a geografia tradicional? E para a renovação da Geografia Política da 2ª metade do séc. XX?
O território é um espaço definido a partir de uma relação de poder e que também define uma base identitária.
Poder: território como limite territorial do poder do Estado. Não intransponível, mas “sensato”. O território é como um solo que nutre o estado, fonte do seu poder, através dos seus recursos.
Identidade: o território como limite “insider/outsider” e fonte da construção identitária.
A geo. política da 2ª metade do século 20 pensa território para além dos poder do estado: lado a e lado b, redes de narcotráfico… alta flexibilidade e capacidade de reogranização.
Pensa também o processo de Territorialização/Desterritorialização/Reterritorialização: semana farroupilha em Barreiras - BA.